O uso didático da fábula

Bibliographic Details
Main Author: Lima, Jadd Santana
Publication Date: 2023
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNESP
Download full: http://hdl.handle.net/11449/244618
Summary: A fábula é um gênero discursivo, cujas personagens desempenham ações alegóricas. Ela é formada por três discursos: o narrativo, o moralizante e o metalinguístico. O discurso narrativo conta por meio de imagens uma história figurativizada. Já o moralizante apresenta uma lição de moral e o discurso metalinguístico tem as funções de unir os discursos anteriores e expressar a força ilocutória do gênero. Este tipo de narrativa é oriundo da tradição oral, estando presente ao longo do tempo em diferentes culturas. Um aspecto comum entre fábulas de diferentes épocas e sociedades é o seu uso com propósito didático. Sendo assim, esta pesquisa tem o objetivo de verificar como as fábulas eram utilizadas na educação desde as sociedades antigas até o cenário brasileiro atual. Desta forma, apresentamos uma visão geral sobre o gênero, suas características e seu uso didático na Antiguidade Clássica, na Idade Média, no Renascimento e no Brasil Colônia até os nossos dias. A fim de investigar o que alguns fabulistas afirmam sobre as fábulas, analisamos alguns prólogos de coleções fabulísticas. O aporte teórico é baseado nos estudos de Adrados (1979, 1985), Dezotti (1999, 2017, 2018, 2020), Esteban (1994), Fisher (1987), Lima (1984), Marrou (1969), Nunes (1979), Provenzo Jr. (1976) entre outros. Também se incorpora à pesquisa o levantamento e comentário das dissertações do Mestrado Profissionalizante, disponibilizadas na plataforma Sucupira, sobre o trabalho com fábulas em sala de aula no Brasil. Dentre os resultados obtidos destacam-se a contribuição da finalidade didática para a propagação e formação do gênero, a importância do trabalho com fábulas no ensino e a utilização de textos de diferentes fabulistas em cenário nacional.
id UNSP_6eb6a83fa8f5b012780594119c849dbe
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244618
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso didático da fábulaThe didactic use of the fablefábuladidáticoesópicaprólogofabulistasfabledidacticaesopicprologuefabulistsA fábula é um gênero discursivo, cujas personagens desempenham ações alegóricas. Ela é formada por três discursos: o narrativo, o moralizante e o metalinguístico. O discurso narrativo conta por meio de imagens uma história figurativizada. Já o moralizante apresenta uma lição de moral e o discurso metalinguístico tem as funções de unir os discursos anteriores e expressar a força ilocutória do gênero. Este tipo de narrativa é oriundo da tradição oral, estando presente ao longo do tempo em diferentes culturas. Um aspecto comum entre fábulas de diferentes épocas e sociedades é o seu uso com propósito didático. Sendo assim, esta pesquisa tem o objetivo de verificar como as fábulas eram utilizadas na educação desde as sociedades antigas até o cenário brasileiro atual. Desta forma, apresentamos uma visão geral sobre o gênero, suas características e seu uso didático na Antiguidade Clássica, na Idade Média, no Renascimento e no Brasil Colônia até os nossos dias. A fim de investigar o que alguns fabulistas afirmam sobre as fábulas, analisamos alguns prólogos de coleções fabulísticas. O aporte teórico é baseado nos estudos de Adrados (1979, 1985), Dezotti (1999, 2017, 2018, 2020), Esteban (1994), Fisher (1987), Lima (1984), Marrou (1969), Nunes (1979), Provenzo Jr. (1976) entre outros. Também se incorpora à pesquisa o levantamento e comentário das dissertações do Mestrado Profissionalizante, disponibilizadas na plataforma Sucupira, sobre o trabalho com fábulas em sala de aula no Brasil. Dentre os resultados obtidos destacam-se a contribuição da finalidade didática para a propagação e formação do gênero, a importância do trabalho com fábulas no ensino e a utilização de textos de diferentes fabulistas em cenário nacional.The fable is a discursive genre, whose characters perform allegorical actions. It is formed by three discourses: the narrative, the moralizing and the metalinguistic. The narrative discourse tells a figurative story through images. The moralizer, on the other hand, presents a moral lesson and the metalinguistic discourse has the functions of uniting the previous discourses and expressing the illocutionary force of the genre. This type of narrative comes from the oral tradition, being present over time in different cultures. A common aspect among fables from different times and societies is their use for didactic purposes. Therefore, this research aims to verify how fables were used in education from ancient societies to the current Brazilian scenario. In this way, we present an overview of the genre, its characteristics and its didactic use in Classical Antiquity, in the Middle Ages, in the Renaissance and in Colonial Brazil until the present day. In order to investigate what some fabulists say about fables, we analyzed some prologues of fabulistic collections. The theoretical contribution is based on studies by Adrados (1979, 1985), Dezotti (1999, 2017, 2018, 2020), Esteban (1994), Fisher (1987), Lima (1984), Marrou (1969), Nunes (1979), Provenzo Jr. (1976) among others. The survey and commentary on the Professional Master's dissertations, available on the Sucupira platform, on working with fables in the Brazilian classroom, are also incorporated into the research. Among the results obtained, the contribution of the didactic purpose to the propagation and formation of the genre, the importance of working with fables in teaching and the use of texts from different fabulists in the national scenario stand out.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPq: 130822/2021-3Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dezotti, Maria Celeste Consolin [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Jadd Santana2023-07-17T18:38:04Z2023-07-17T18:38:04Z2023-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24461833004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-09T06:18:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244618Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-09T06:18:49Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso didático da fábula
The didactic use of the fable
title O uso didático da fábula
spellingShingle O uso didático da fábula
Lima, Jadd Santana
fábula
didático
esópica
prólogo
fabulistas
fable
didactic
aesopic
prologue
fabulists
title_short O uso didático da fábula
title_full O uso didático da fábula
title_fullStr O uso didático da fábula
title_full_unstemmed O uso didático da fábula
title_sort O uso didático da fábula
author Lima, Jadd Santana
author_facet Lima, Jadd Santana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dezotti, Maria Celeste Consolin [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Jadd Santana
dc.subject.por.fl_str_mv fábula
didático
esópica
prólogo
fabulistas
fable
didactic
aesopic
prologue
fabulists
topic fábula
didático
esópica
prólogo
fabulistas
fable
didactic
aesopic
prologue
fabulists
description A fábula é um gênero discursivo, cujas personagens desempenham ações alegóricas. Ela é formada por três discursos: o narrativo, o moralizante e o metalinguístico. O discurso narrativo conta por meio de imagens uma história figurativizada. Já o moralizante apresenta uma lição de moral e o discurso metalinguístico tem as funções de unir os discursos anteriores e expressar a força ilocutória do gênero. Este tipo de narrativa é oriundo da tradição oral, estando presente ao longo do tempo em diferentes culturas. Um aspecto comum entre fábulas de diferentes épocas e sociedades é o seu uso com propósito didático. Sendo assim, esta pesquisa tem o objetivo de verificar como as fábulas eram utilizadas na educação desde as sociedades antigas até o cenário brasileiro atual. Desta forma, apresentamos uma visão geral sobre o gênero, suas características e seu uso didático na Antiguidade Clássica, na Idade Média, no Renascimento e no Brasil Colônia até os nossos dias. A fim de investigar o que alguns fabulistas afirmam sobre as fábulas, analisamos alguns prólogos de coleções fabulísticas. O aporte teórico é baseado nos estudos de Adrados (1979, 1985), Dezotti (1999, 2017, 2018, 2020), Esteban (1994), Fisher (1987), Lima (1984), Marrou (1969), Nunes (1979), Provenzo Jr. (1976) entre outros. Também se incorpora à pesquisa o levantamento e comentário das dissertações do Mestrado Profissionalizante, disponibilizadas na plataforma Sucupira, sobre o trabalho com fábulas em sala de aula no Brasil. Dentre os resultados obtidos destacam-se a contribuição da finalidade didática para a propagação e formação do gênero, a importância do trabalho com fábulas no ensino e a utilização de textos de diferentes fabulistas em cenário nacional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-17T18:38:04Z
2023-07-17T18:38:04Z
2023-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244618
33004030016P0
url http://hdl.handle.net/11449/244618
identifier_str_mv 33004030016P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789947579596800