Cursinho Alternativo da Unesp de Marília – CAUM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zelante, Arlêta Nóbrega [UNESP]
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Difus_o_de_Conhecimentos/Trabalho19.htm
http://hdl.handle.net/11449/148036
Resumo: 1. Justificativa O presente texto refere-se ao processo de instalação e implantação de um cursinho alternativo preparatório aos vestibulares para alunos carentes, provenientes da escola pública do ensino médio da cidade e região. Essa proposta se justifica em razão do elevado número de jovens excluídos de cursar Universidades Públicas, quer pela preparação insatisfatória nos cursos regulares freqüentados, quer pela falta de condições financeiras para pagarem um cursinho pré-vestibular. 2. Encaminhamento da Proposta Essa proposta nasceu do interesse de um grupo de alunos da Unidade que, em situação semelhante e tendo o apoio de cursinhos alternativos, puderam ter acesso ao ensino superior. Diante disso, a Presidente da CEUAC - Comissão de Extensão Universitária e Assuntos Comunitários - elaborou um pré-projeto e assumiu a coordenação do processo de instalação e implantação do mesmo. Para tanto, foi organizada uma equipe de docentes e alunos dos diferentes cursos de graduação da Unidade, que responderam, respectivamente, pelas atividades de assessoria e acompanhamento e de docência. Em julho de 98, a título experimental, foram oferecidas 25 vagas no cursinho, preenchidas após um processo de seleção, que levou em conta os resultados obtidos na prova de conhecimentos gerais e no levantamento e análise dos dados sócio-econômicos. Essa iniciativa da UNESP de Marília teve muita repercussão na comunidade interna e externa, principalmente pela sua razão social, provocando, inclusive, grande número de inscrições ao processo seletivo e cobertura da imprensa na divulgação. Os alunos de graduação assumiram as aulas voluntariamente e com bastante entusiasmo. Em setembro, com o processo de implantação em andamento e com alguma avaliação realizada, foi elaborado o projeto definitivo, enviado à PROEX - Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Assuntos Comunitários - que, após a análise, aprovou a sua continuidade para o ano de 1999. No projeto, ao selecionar os objetivos, procurou-se mostrar, claramente, de um lado, a preocupação em atender às necessidades da formação do nosso aluno de graduação e, de outro, responder à demanda social existente. São objetivos do projeto: dar condições ao aluno carente de ingressar na universidade preferencialmente pública; complementar o conhecimento geral em nível de ensino médio, pois, como se sabe, há profundas defasagens e extensas lacunas no ensino da rede pública; proporcionar ao aluno o contato mais direto com o mundo universitário; possibilitar ao aluno um conhecimento profissional que auxilie nas suas opções de carreira; proporcionar aos alunos da UNESP, principalmente aos futuros licenciandos, a oportunidade de promover e desenvolver a Extensão Universitária através da prática de ensino; possibilitar a articulação teórico-prática servindo, inclusive, como campo de estágio. 3. Situação Atual No início de 1999, foram oferecidas 60 vagas, preenchidas também após o processo seletivo. Há uma equipe de 13 docentes que realizam as atividades de assessoria e acompanhamento e outra de 18 alunos que ministram as aulas, recebendo bolsas através da PROEX. 4. Dificuldades Encontradas O processo de implantação tem apresentado problemas, tais como: falta de espaço adequado, de infra-estrutura e de material de apoio. Neste ano, com as pequenas taxas de inscrição e mensalidades, está sendo possível a compra de material apropriado para todos os alunos. No entanto, percebe-se significativa diferença de formação dos alunos, alguns com profundas defasagens de conteúdo, o que dificulta sobremaneira o trabalho docente. 5. Considerações Finais Apesar das dificuldades que o processo de implantação vem apresentando, a avaliação com relação à instalação de um cursinho dessa natureza, para alunos carentes, é bastante positiva. No segundo semestre de 1998, com apenas quatro meses de aula, cerca de 50% dos alunos que freqüentaram o CAUM passaram nos vestibulares de Universidades Públicas, o que vem reforçar a avaliação realizada. Neste ano, estão sendo selecionados monitores voluntários, com o objetivo de preparar uma equipe de apoio que evitará a descontinuidade do projeto. Diante disso, é possível perceber a importância da iniciativa, já realizada em outras Unidades da UNESP, que vem ao encontro da preocupação em oportunizar aos alunos carentes o acesso ao ensino superior público e de qualidade. Para os alunos da Graduação é um meio de articulação entre o ensino e a pesquisa.
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Para tanto, foi organizada uma equipe de docentes e alunos dos diferentes cursos de graduação da Unidade, que responderam, respectivamente, pelas atividades de assessoria e acompanhamento e de docência. Em julho de 98, a título experimental, foram oferecidas 25 vagas no cursinho, preenchidas após um processo de seleção, que levou em conta os resultados obtidos na prova de conhecimentos gerais e no levantamento e análise dos dados sócio-econômicos. Essa iniciativa da UNESP de Marília teve muita repercussão na comunidade interna e externa, principalmente pela sua razão social, provocando, inclusive, grande número de inscrições ao processo seletivo e cobertura da imprensa na divulgação. Os alunos de graduação assumiram as aulas voluntariamente e com bastante entusiasmo. Em setembro, com o processo de implantação em andamento e com alguma avaliação realizada, foi elaborado o projeto definitivo, enviado à PROEX - Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Assuntos Comunitários - que, após a análise, aprovou a sua continuidade para o ano de 1999. No projeto, ao selecionar os objetivos, procurou-se mostrar, claramente, de um lado, a preocupação em atender às necessidades da formação do nosso aluno de graduação e, de outro, responder à demanda social existente. São objetivos do projeto: dar condições ao aluno carente de ingressar na universidade preferencialmente pública; complementar o conhecimento geral em nível de ensino médio, pois, como se sabe, há profundas defasagens e extensas lacunas no ensino da rede pública; proporcionar ao aluno o contato mais direto com o mundo universitário; possibilitar ao aluno um conhecimento profissional que auxilie nas suas opções de carreira; proporcionar aos alunos da UNESP, principalmente aos futuros licenciandos, a oportunidade de promover e desenvolver a Extensão Universitária através da prática de ensino; possibilitar a articulação teórico-prática servindo, inclusive, como campo de estágio. 3. Situação Atual No início de 1999, foram oferecidas 60 vagas, preenchidas também após o processo seletivo. Há uma equipe de 13 docentes que realizam as atividades de assessoria e acompanhamento e outra de 18 alunos que ministram as aulas, recebendo bolsas através da PROEX. 4. Dificuldades Encontradas O processo de implantação tem apresentado problemas, tais como: falta de espaço adequado, de infra-estrutura e de material de apoio. Neste ano, com as pequenas taxas de inscrição e mensalidades, está sendo possível a compra de material apropriado para todos os alunos. No entanto, percebe-se significativa diferença de formação dos alunos, alguns com profundas defasagens de conteúdo, o que dificulta sobremaneira o trabalho docente. 5. Considerações Finais Apesar das dificuldades que o processo de implantação vem apresentando, a avaliação com relação à instalação de um cursinho dessa natureza, para alunos carentes, é bastante positiva. No segundo semestre de 1998, com apenas quatro meses de aula, cerca de 50% dos alunos que freqüentaram o CAUM passaram nos vestibulares de Universidades Públicas, o que vem reforçar a avaliação realizada. Neste ano, estão sendo selecionados monitores voluntários, com o objetivo de preparar uma equipe de apoio que evitará a descontinuidade do projeto. Diante disso, é possível perceber a importância da iniciativa, já realizada em outras Unidades da UNESP, que vem ao encontro da preocupação em oportunizar aos alunos carentes o acesso ao ensino superior público e de qualidade. Para os alunos da Graduação é um meio de articulação entre o ensino e a pesquisa.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zelante, Arlêta Nóbrega [UNESP]2017-01-18T15:22:10Z2017-01-18T15:22:10Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Difus_o_de_Conhecimentos/Trabalho19.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148036PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:47:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148036Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:47:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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