Aquisição da ortografia de consoantes soantes em crianças do ciclo I do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Suellen Vaz de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191256
Resumo: A fim de responder de que maneira a aquisição da ortografia de consoantes nasais e líquidas sofreria influências de aspectos fonológicos da língua – especificamente da estrutura silábica – e da seriação escolar, propusemos dois objetivos: (1) verificar em que medida a acurácia ortográfica de consoantes soantes é dependente das posições que essas consoantes podem preencher na estrutura da sílaba e/ou do ano escolar; e (2) verificar em que medida os tipos de erros são dependentes dessas variáveis – posição silábica e ano escolar. Duas hipóteses nortearam o desenvolvimento desta investigação: (a) a de que a acurácia ortográfica seria influenciada pela posição silábica em que a consoante soante pode ser registrada e também pela seriação escolar; e (b) a de que os tipos de erros cometidos seriam também influenciados pela posição silábica e seriação escolar. Nossas hipóteses foram embasadas na organização hierárquica da sílaba (SELKIRK, 1982), bem como em parâmetros educacionais que regem a dinâmica do ciclo I do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento desta pesquisa, analisamos produções textuais de crianças, com idades entre seis e oito anos, matriculadas em turmas do Ciclo I do Ensino Fundamental de uma escola pública. Essas produções consistem em recontagens de quatro narrativas. Na análise dos dados, consideramos a relação entre: (a) acurácia ortográfica com posições estruturais da sílaba, ano escolar e posição de coda na palavra; e (b) omissões e substituições com posições estruturais da sílaba, ano escolar e posição de coda na palavra. Realizamos a análise para a classe das nasais e para a classe das líquidas de maneira independente. Como resultados encontramos: (a) para as nasais – percentual de acertos maior que percentual de erros em todas as posições silábicas; efeito da posição silábica na acurácia ortográfica, mas não no tipo de erro; efeito do ano escolar apenas em interação com a posição silábica; e não efeito da posição de coda na palavra; e (b) para as líquidas – percentual de acertos maior que percentual de erros em todas as posições silábicas; efeito da posição silábica na acurácia ortográfica e no tipo de erro; efeito do ano escolar na acurácia ortográfica mas não no tipo de erro e efeito da posição de coda na palavra apenas no 2º ano do Ensino Fundamental. Os resultados apontaram para o fato de que a aquisição ortográfica de consoantes soantes sofre influências não apenas de aspectos fonéticos-fonológicos da sílaba mas, também, dos aspectos ortográficos dessas consoantes, bem como de aspectos de práticas de letramento. Os resultados apontaram, ainda, para diferentes tendências entre o registro de consoantes nasais e consoantes líquidas.
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Duas hipóteses nortearam o desenvolvimento desta investigação: (a) a de que a acurácia ortográfica seria influenciada pela posição silábica em que a consoante soante pode ser registrada e também pela seriação escolar; e (b) a de que os tipos de erros cometidos seriam também influenciados pela posição silábica e seriação escolar. Nossas hipóteses foram embasadas na organização hierárquica da sílaba (SELKIRK, 1982), bem como em parâmetros educacionais que regem a dinâmica do ciclo I do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento desta pesquisa, analisamos produções textuais de crianças, com idades entre seis e oito anos, matriculadas em turmas do Ciclo I do Ensino Fundamental de uma escola pública. Essas produções consistem em recontagens de quatro narrativas. Na análise dos dados, consideramos a relação entre: (a) acurácia ortográfica com posições estruturais da sílaba, ano escolar e posição de coda na palavra; e (b) omissões e substituições com posições estruturais da sílaba, ano escolar e posição de coda na palavra. Realizamos a análise para a classe das nasais e para a classe das líquidas de maneira independente. Como resultados encontramos: (a) para as nasais – percentual de acertos maior que percentual de erros em todas as posições silábicas; efeito da posição silábica na acurácia ortográfica, mas não no tipo de erro; efeito do ano escolar apenas em interação com a posição silábica; e não efeito da posição de coda na palavra; e (b) para as líquidas – percentual de acertos maior que percentual de erros em todas as posições silábicas; efeito da posição silábica na acurácia ortográfica e no tipo de erro; efeito do ano escolar na acurácia ortográfica mas não no tipo de erro e efeito da posição de coda na palavra apenas no 2º ano do Ensino Fundamental. Os resultados apontaram para o fato de que a aquisição ortográfica de consoantes soantes sofre influências não apenas de aspectos fonéticos-fonológicos da sílaba mas, também, dos aspectos ortográficos dessas consoantes, bem como de aspectos de práticas de letramento. Os resultados apontaram, ainda, para diferentes tendências entre o registro de consoantes nasais e consoantes líquidas.In order to answer how the orthography acquisition of nasal and liquid consonants would be influenced by phonological aspects of language – specifically syllable structure – and school grade, we proposed two objectives: (1) to verify how the orthography accuracy of sonorant depends on the positions these consonants may fill in the syllable structure and/or the school year; (2) to verify how these kinds of errors depend on these variables – syllable position and school year. Our hypotheses were based on the syllable hierarchical organization (SELKIRK, 1982), as well as on educational parameters that govern the dynamics of cycle I of elementary school. For the development of this research, we have analyzed text compositions by six- to eight-year children enrolled in elementary school classes of a public school. These compositions consist of rewriting of four narratives. In the data analysis phase, we have considered the relationship between: (a) orthographic accuracy with structural positions of the syllable, school year and coda position in the word; and (b) omissions and replacement with structural positions of syllable, school year and coda position in the word. We have performed analyses for nasal consonant class and liquid consonant class independently. As a result we found: (a) for nasal consonants: success percentage higher than error percentage in all the syllable positions; effect of syllable position in orthographic accuracy, except for type of error; effect of school year only in interaction with syllable position, and non-effect of coda position in the word; and (b) for liquid consonants: success percentage higher than error percentage in all the syllable positions; effect of syllable position in orthographic accuracy and type of error; effect of school year in the orthographic accuracy, except for type of error; and effect of coda position in the word only in the 2nd year of elementary school. Results indicate the fact that the ortographic acquisition of sonorants being influenced by phonetic and phonologic aspects of the syllable, as well as a significant influence of orthographic aspects of these consonants and aspects of literacy practices. Results also show different trends between entries for nasal consonants and liquid consonants.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2016/03268-2Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chacon, Lourenço [UNESP}Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Suellen Vaz de2019-12-18T14:42:18Z2019-12-18T14:42:18Z2019-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19125600092811433004153069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-10T06:16:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191256Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:53:44.621530Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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