Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de Teletandem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Micheli Gomes de [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93887
Resumo: O contexto teletandem de ensino e aprendizagem de línguas, por meio de ferramentas de comunicação audiovisuais a distância, como o Skype, permite que aprendizes de línguas estabeleçam uma parceria virtual e colaborativa de aprendizagem de línguas, por meio da qual um ajuda o outro a aprender sua língua de proficiência. O presente trabalho teve como objetivo analisar como professores de espanhol vinculados a duas unidades dos Centros de Estudos de Línguas (CEL) em duas cidades do interior do estado de São Paulo, vivenciaram o primeiro contato com o contexto teletandem de aprendizagem de línguas, por meio de um curso de extensão semipresencial. A partir da análise do que os participantes dizem sobre o contexto teletandem, tendo em vista suas experiências como praticantes de teletandem e como possíveis implementadores dessa prática entre seus alunos, foi possível tecer reflexões sobre quais as possíveis implicações das experiências dos participantes para a inserção do contexto teletandem nos CELs e quais as possíveis contribuições desse contexto para a formação continuada de professores. Dentre as atividades requeridas aos participantes no decorrer do curso, foram considerados como procedimentos de coleta de material documentário para esta pesquisa a) os fóruns de discussão, b) os encontros presenciais, c) o perfil de cada participante disponibilizado na ferramenta Perfil, no TelEduc e d) reflexões da pesquisadora, a partir de duas oficinas pedagógicas, uma em cada cidade do curso, por meio das quais a análise dos dados foi apresentada e discutida com os participantes. Os trabalhos que fundamentam teoricamente esta pesquisa foram selecionados e organizados a partir dos quatro eixos temáticos, a seguir: a) teletandem, b) formação continuada de professor para o uso de tecnologia, c)...
id UNSP_6f4fd86a441c500acc5a81cadbe082d0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/93887
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de TeletandemTechnology - Teachers’ continuing educationLingüística aplicadaLínguas - Estudo e ensinoEnsino à distânciaLínguas – Formação de professoresO contexto teletandem de ensino e aprendizagem de línguas, por meio de ferramentas de comunicação audiovisuais a distância, como o Skype, permite que aprendizes de línguas estabeleçam uma parceria virtual e colaborativa de aprendizagem de línguas, por meio da qual um ajuda o outro a aprender sua língua de proficiência. O presente trabalho teve como objetivo analisar como professores de espanhol vinculados a duas unidades dos Centros de Estudos de Línguas (CEL) em duas cidades do interior do estado de São Paulo, vivenciaram o primeiro contato com o contexto teletandem de aprendizagem de línguas, por meio de um curso de extensão semipresencial. A partir da análise do que os participantes dizem sobre o contexto teletandem, tendo em vista suas experiências como praticantes de teletandem e como possíveis implementadores dessa prática entre seus alunos, foi possível tecer reflexões sobre quais as possíveis implicações das experiências dos participantes para a inserção do contexto teletandem nos CELs e quais as possíveis contribuições desse contexto para a formação continuada de professores. Dentre as atividades requeridas aos participantes no decorrer do curso, foram considerados como procedimentos de coleta de material documentário para esta pesquisa a) os fóruns de discussão, b) os encontros presenciais, c) o perfil de cada participante disponibilizado na ferramenta Perfil, no TelEduc e d) reflexões da pesquisadora, a partir de duas oficinas pedagógicas, uma em cada cidade do curso, por meio das quais a análise dos dados foi apresentada e discutida com os participantes. Os trabalhos que fundamentam teoricamente esta pesquisa foram selecionados e organizados a partir dos quatro eixos temáticos, a seguir: a) teletandem, b) formação continuada de professor para o uso de tecnologia, c)...As a teaching and learning context, and with the help of technological tools, such as Skype, teletandem allows pairs of foreign language learners to establish virtual collaborative partnerships by helping each other to learn their language of proficiency. The focus of this dissertation in on the analysis of teachers’ first contact and experiences with teletandem. Its theoretical framework focuses on (a) teletandem, (b) teachers’ continuing education for the use of technology, (c) use of technology in the public school system, (d) computer mediated communciation (CMC), and new technologies of information and communication (TICs). Such framework allowed the selection of texts that considered issues of technology in our times, its impact on teachers’ pedagogy and, more specifically, on teachers’ participation within the context of teletandem. The participants were teachers of Spanish working in two public high school language centers in two cities in the interior of São Paulo State, in Brazil. The teachers began by experiencing their first contact with teletandem in a blended continuing education course in which they studied the tandem theory. Contemporaneously, they themselves practiced teletandem (Spanish x Portuguese) with their colleagues - teachers of Portuguese from Uruguay. The research documentary materials were generated from these teachers’ practical experiences with teletandem and from what they said about them during the continuing education course. Data collection proceedings were (a) on-line discussion forums, (b) face to face reflective sessions, (c) teachers’ profiles on the learning platform TELEDUC and (d) the researcher’s reflections on two pedagogical workshops given to the participants in each of the two cities where the course was given, and when the researcher had the opportunity to share... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Telles, João Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Micheli Gomes de [UNESP]2014-06-11T19:26:48Z2014-06-11T19:26:48Z2012-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis156 f. : il.application/pdfSOUZA, Micheli Gomes de. Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de Teletandem. 2012. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.http://hdl.handle.net/11449/93887000692858souza_mg_me_sjrp.pdf33004153069P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-28T06:20:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93887Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:59:36.501246Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de Teletandem
title Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de Teletandem
spellingShingle Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de Teletandem
Souza, Micheli Gomes de [UNESP]
Technology - Teachers’ continuing education
Lingüística aplicada
Línguas - Estudo e ensino
Ensino à distância
Línguas – Formação de professores
title_short Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de Teletandem
title_full Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de Teletandem
title_fullStr Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de Teletandem
title_full_unstemmed Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de Teletandem
title_sort Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de Teletandem
author Souza, Micheli Gomes de [UNESP]
author_facet Souza, Micheli Gomes de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Telles, João Antonio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Micheli Gomes de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Technology - Teachers’ continuing education
Lingüística aplicada
Línguas - Estudo e ensino
Ensino à distância
Línguas – Formação de professores
topic Technology - Teachers’ continuing education
Lingüística aplicada
Línguas - Estudo e ensino
Ensino à distância
Línguas – Formação de professores
description O contexto teletandem de ensino e aprendizagem de línguas, por meio de ferramentas de comunicação audiovisuais a distância, como o Skype, permite que aprendizes de línguas estabeleçam uma parceria virtual e colaborativa de aprendizagem de línguas, por meio da qual um ajuda o outro a aprender sua língua de proficiência. O presente trabalho teve como objetivo analisar como professores de espanhol vinculados a duas unidades dos Centros de Estudos de Línguas (CEL) em duas cidades do interior do estado de São Paulo, vivenciaram o primeiro contato com o contexto teletandem de aprendizagem de línguas, por meio de um curso de extensão semipresencial. A partir da análise do que os participantes dizem sobre o contexto teletandem, tendo em vista suas experiências como praticantes de teletandem e como possíveis implementadores dessa prática entre seus alunos, foi possível tecer reflexões sobre quais as possíveis implicações das experiências dos participantes para a inserção do contexto teletandem nos CELs e quais as possíveis contribuições desse contexto para a formação continuada de professores. Dentre as atividades requeridas aos participantes no decorrer do curso, foram considerados como procedimentos de coleta de material documentário para esta pesquisa a) os fóruns de discussão, b) os encontros presenciais, c) o perfil de cada participante disponibilizado na ferramenta Perfil, no TelEduc e d) reflexões da pesquisadora, a partir de duas oficinas pedagógicas, uma em cada cidade do curso, por meio das quais a análise dos dados foi apresentada e discutida com os participantes. Os trabalhos que fundamentam teoricamente esta pesquisa foram selecionados e organizados a partir dos quatro eixos temáticos, a seguir: a) teletandem, b) formação continuada de professor para o uso de tecnologia, c)...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-25
2014-06-11T19:26:48Z
2014-06-11T19:26:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Micheli Gomes de. Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de Teletandem. 2012. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/93887
000692858
souza_mg_me_sjrp.pdf
33004153069P5
identifier_str_mv SOUZA, Micheli Gomes de. Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de Teletandem. 2012. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.
000692858
souza_mg_me_sjrp.pdf
33004153069P5
url http://hdl.handle.net/11449/93887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 156 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129009060413440