Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de Teletandem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/93887 |
Resumo: | O contexto teletandem de ensino e aprendizagem de línguas, por meio de ferramentas de comunicação audiovisuais a distância, como o Skype, permite que aprendizes de línguas estabeleçam uma parceria virtual e colaborativa de aprendizagem de línguas, por meio da qual um ajuda o outro a aprender sua língua de proficiência. O presente trabalho teve como objetivo analisar como professores de espanhol vinculados a duas unidades dos Centros de Estudos de Línguas (CEL) em duas cidades do interior do estado de São Paulo, vivenciaram o primeiro contato com o contexto teletandem de aprendizagem de línguas, por meio de um curso de extensão semipresencial. A partir da análise do que os participantes dizem sobre o contexto teletandem, tendo em vista suas experiências como praticantes de teletandem e como possíveis implementadores dessa prática entre seus alunos, foi possível tecer reflexões sobre quais as possíveis implicações das experiências dos participantes para a inserção do contexto teletandem nos CELs e quais as possíveis contribuições desse contexto para a formação continuada de professores. Dentre as atividades requeridas aos participantes no decorrer do curso, foram considerados como procedimentos de coleta de material documentário para esta pesquisa a) os fóruns de discussão, b) os encontros presenciais, c) o perfil de cada participante disponibilizado na ferramenta Perfil, no TelEduc e d) reflexões da pesquisadora, a partir de duas oficinas pedagógicas, uma em cada cidade do curso, por meio das quais a análise dos dados foi apresentada e discutida com os participantes. Os trabalhos que fundamentam teoricamente esta pesquisa foram selecionados e organizados a partir dos quatro eixos temáticos, a seguir: a) teletandem, b) formação continuada de professor para o uso de tecnologia, c)... |
id |
UNSP_6f4fd86a441c500acc5a81cadbe082d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/93887 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de TeletandemTechnology - Teachers’ continuing educationLingüística aplicadaLínguas - Estudo e ensinoEnsino à distânciaLínguas – Formação de professoresO contexto teletandem de ensino e aprendizagem de línguas, por meio de ferramentas de comunicação audiovisuais a distância, como o Skype, permite que aprendizes de línguas estabeleçam uma parceria virtual e colaborativa de aprendizagem de línguas, por meio da qual um ajuda o outro a aprender sua língua de proficiência. O presente trabalho teve como objetivo analisar como professores de espanhol vinculados a duas unidades dos Centros de Estudos de Línguas (CEL) em duas cidades do interior do estado de São Paulo, vivenciaram o primeiro contato com o contexto teletandem de aprendizagem de línguas, por meio de um curso de extensão semipresencial. A partir da análise do que os participantes dizem sobre o contexto teletandem, tendo em vista suas experiências como praticantes de teletandem e como possíveis implementadores dessa prática entre seus alunos, foi possível tecer reflexões sobre quais as possíveis implicações das experiências dos participantes para a inserção do contexto teletandem nos CELs e quais as possíveis contribuições desse contexto para a formação continuada de professores. Dentre as atividades requeridas aos participantes no decorrer do curso, foram considerados como procedimentos de coleta de material documentário para esta pesquisa a) os fóruns de discussão, b) os encontros presenciais, c) o perfil de cada participante disponibilizado na ferramenta Perfil, no TelEduc e d) reflexões da pesquisadora, a partir de duas oficinas pedagógicas, uma em cada cidade do curso, por meio das quais a análise dos dados foi apresentada e discutida com os participantes. Os trabalhos que fundamentam teoricamente esta pesquisa foram selecionados e organizados a partir dos quatro eixos temáticos, a seguir: a) teletandem, b) formação continuada de professor para o uso de tecnologia, c)...As a teaching and learning context, and with the help of technological tools, such as Skype, teletandem allows pairs of foreign language learners to establish virtual collaborative partnerships by helping each other to learn their language of proficiency. The focus of this dissertation in on the analysis of teachers’ first contact and experiences with teletandem. Its theoretical framework focuses on (a) teletandem, (b) teachers’ continuing education for the use of technology, (c) use of technology in the public school system, (d) computer mediated communciation (CMC), and new technologies of information and communication (TICs). Such framework allowed the selection of texts that considered issues of technology in our times, its impact on teachers’ pedagogy and, more specifically, on teachers’ participation within the context of teletandem. The participants were teachers of Spanish working in two public high school language centers in two cities in the interior of São Paulo State, in Brazil. The teachers began by experiencing their first contact with teletandem in a blended continuing education course in which they studied the tandem theory. Contemporaneously, they themselves practiced teletandem (Spanish x Portuguese) with their colleagues - teachers of Portuguese from Uruguay. The research documentary materials were generated from these teachers’ practical experiences with teletandem and from what they said about them during the continuing education course. Data collection proceedings were (a) on-line discussion forums, (b) face to face reflective sessions, (c) teachers’ profiles on the learning platform TELEDUC and (d) the researcher’s reflections on two pedagogical workshops given to the participants in each of the two cities where the course was given, and when the researcher had the opportunity to share... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Telles, João Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Micheli Gomes de [UNESP]2014-06-11T19:26:48Z2014-06-11T19:26:48Z2012-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis156 f. : il.application/pdfSOUZA, Micheli Gomes de. Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de Teletandem. 2012. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.http://hdl.handle.net/11449/93887000692858souza_mg_me_sjrp.pdf33004153069P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-28T06:20:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93887Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:59:36.501246Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de Teletandem |
title |
Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de Teletandem |
spellingShingle |
Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de Teletandem Souza, Micheli Gomes de [UNESP] Technology - Teachers’ continuing education Lingüística aplicada Línguas - Estudo e ensino Ensino à distância Línguas – Formação de professores |
title_short |
Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de Teletandem |
title_full |
Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de Teletandem |
title_fullStr |
Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de Teletandem |
title_full_unstemmed |
Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de Teletandem |
title_sort |
Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de Teletandem |
author |
Souza, Micheli Gomes de [UNESP] |
author_facet |
Souza, Micheli Gomes de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Telles, João Antonio [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Micheli Gomes de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Technology - Teachers’ continuing education Lingüística aplicada Línguas - Estudo e ensino Ensino à distância Línguas – Formação de professores |
topic |
Technology - Teachers’ continuing education Lingüística aplicada Línguas - Estudo e ensino Ensino à distância Línguas – Formação de professores |
description |
O contexto teletandem de ensino e aprendizagem de línguas, por meio de ferramentas de comunicação audiovisuais a distância, como o Skype, permite que aprendizes de línguas estabeleçam uma parceria virtual e colaborativa de aprendizagem de línguas, por meio da qual um ajuda o outro a aprender sua língua de proficiência. O presente trabalho teve como objetivo analisar como professores de espanhol vinculados a duas unidades dos Centros de Estudos de Línguas (CEL) em duas cidades do interior do estado de São Paulo, vivenciaram o primeiro contato com o contexto teletandem de aprendizagem de línguas, por meio de um curso de extensão semipresencial. A partir da análise do que os participantes dizem sobre o contexto teletandem, tendo em vista suas experiências como praticantes de teletandem e como possíveis implementadores dessa prática entre seus alunos, foi possível tecer reflexões sobre quais as possíveis implicações das experiências dos participantes para a inserção do contexto teletandem nos CELs e quais as possíveis contribuições desse contexto para a formação continuada de professores. Dentre as atividades requeridas aos participantes no decorrer do curso, foram considerados como procedimentos de coleta de material documentário para esta pesquisa a) os fóruns de discussão, b) os encontros presenciais, c) o perfil de cada participante disponibilizado na ferramenta Perfil, no TelEduc e d) reflexões da pesquisadora, a partir de duas oficinas pedagógicas, uma em cada cidade do curso, por meio das quais a análise dos dados foi apresentada e discutida com os participantes. Os trabalhos que fundamentam teoricamente esta pesquisa foram selecionados e organizados a partir dos quatro eixos temáticos, a seguir: a) teletandem, b) formação continuada de professor para o uso de tecnologia, c)... |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-25 2014-06-11T19:26:48Z 2014-06-11T19:26:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Micheli Gomes de. Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de Teletandem. 2012. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012. http://hdl.handle.net/11449/93887 000692858 souza_mg_me_sjrp.pdf 33004153069P5 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Micheli Gomes de. Os primeiros contatos de professores de línguas estrangeiras com a prática de Teletandem. 2012. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012. 000692858 souza_mg_me_sjrp.pdf 33004153069P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/93887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
156 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129009060413440 |