A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manfroni, Ana Carolina [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/156497
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898492.pdf
Resumo: Atualmente no Brasil, o ensino público brasileiro enfrenta o problema do fracasso escolar que, apesar de ser algo que está presente nas escolas públicas desde a década de 1980, ainda é muito frequente nas escolas. Pensando nisso, essa pesquisa possuiu como foco o estudo das expectativas dos programas e documentos educacionais do governo quanto às escritas de alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I e as definições acerca das habilidades esperadas para cada ano escolar (1ª a 3º ano). Para a realização do trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa nas bases do Scielo e da Capes afim de encontrar o que vem sendo publicado sobre o assunto na última década. Posteriormente, foi feita uma análise em relação aos documentos oficiais, como o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na busca de entender quais são as habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo de cada ano do ciclo da alfabetização em relação ao conteúdo da Língua Portuguesa, mais especificamente sobre a aprendizagem da escrita
id UNSP_6fb9f0e818dca7308145ce7099bdc4e1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/156497
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentaisAlfabetizaçãoEducação e EstadoEscritaEnsino fundamentalFracasso escolarLingua portuguesa - Estudo e ensinoPolíticas públicasBrasilAtualmente no Brasil, o ensino público brasileiro enfrenta o problema do fracasso escolar que, apesar de ser algo que está presente nas escolas públicas desde a década de 1980, ainda é muito frequente nas escolas. Pensando nisso, essa pesquisa possuiu como foco o estudo das expectativas dos programas e documentos educacionais do governo quanto às escritas de alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I e as definições acerca das habilidades esperadas para cada ano escolar (1ª a 3º ano). Para a realização do trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa nas bases do Scielo e da Capes afim de encontrar o que vem sendo publicado sobre o assunto na última década. Posteriormente, foi feita uma análise em relação aos documentos oficiais, como o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na busca de entender quais são as habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo de cada ano do ciclo da alfabetização em relação ao conteúdo da Língua Portuguesa, mais especificamente sobre a aprendizagem da escritaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andreia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manfroni, Ana Carolina [UNESP]2018-09-19T17:27:35Z2018-09-19T17:27:35Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis66 f.application/pdfMANFRONI, Ana Carolina. A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentais. 2017. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.http://hdl.handle.net/11449/156497000898492http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898492.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-02T06:19:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156497Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:56:01.463494Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentais
title A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentais
spellingShingle A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentais
Manfroni, Ana Carolina [UNESP]
Alfabetização
Educação e Estado
Escrita
Ensino fundamental
Fracasso escolar
Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Políticas públicas
Brasil
title_short A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentais
title_full A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentais
title_fullStr A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentais
title_full_unstemmed A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentais
title_sort A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentais
author Manfroni, Ana Carolina [UNESP]
author_facet Manfroni, Ana Carolina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osti, Andreia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Manfroni, Ana Carolina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Educação e Estado
Escrita
Ensino fundamental
Fracasso escolar
Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Políticas públicas
Brasil
topic Alfabetização
Educação e Estado
Escrita
Ensino fundamental
Fracasso escolar
Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Políticas públicas
Brasil
description Atualmente no Brasil, o ensino público brasileiro enfrenta o problema do fracasso escolar que, apesar de ser algo que está presente nas escolas públicas desde a década de 1980, ainda é muito frequente nas escolas. Pensando nisso, essa pesquisa possuiu como foco o estudo das expectativas dos programas e documentos educacionais do governo quanto às escritas de alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I e as definições acerca das habilidades esperadas para cada ano escolar (1ª a 3º ano). Para a realização do trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa nas bases do Scielo e da Capes afim de encontrar o que vem sendo publicado sobre o assunto na última década. Posteriormente, foi feita uma análise em relação aos documentos oficiais, como o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na busca de entender quais são as habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo de cada ano do ciclo da alfabetização em relação ao conteúdo da Língua Portuguesa, mais especificamente sobre a aprendizagem da escrita
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-09-19T17:27:35Z
2018-09-19T17:27:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MANFRONI, Ana Carolina. A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentais. 2017. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.
http://hdl.handle.net/11449/156497
000898492
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898492.pdf
identifier_str_mv MANFRONI, Ana Carolina. A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentais. 2017. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.
000898492
url http://hdl.handle.net/11449/156497
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898492.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 66 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129374931648512