A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/156497 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898492.pdf |
Resumo: | Atualmente no Brasil, o ensino público brasileiro enfrenta o problema do fracasso escolar que, apesar de ser algo que está presente nas escolas públicas desde a década de 1980, ainda é muito frequente nas escolas. Pensando nisso, essa pesquisa possuiu como foco o estudo das expectativas dos programas e documentos educacionais do governo quanto às escritas de alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I e as definições acerca das habilidades esperadas para cada ano escolar (1ª a 3º ano). Para a realização do trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa nas bases do Scielo e da Capes afim de encontrar o que vem sendo publicado sobre o assunto na última década. Posteriormente, foi feita uma análise em relação aos documentos oficiais, como o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na busca de entender quais são as habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo de cada ano do ciclo da alfabetização em relação ao conteúdo da Língua Portuguesa, mais especificamente sobre a aprendizagem da escrita |
id |
UNSP_6fb9f0e818dca7308145ce7099bdc4e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/156497 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentaisAlfabetizaçãoEducação e EstadoEscritaEnsino fundamentalFracasso escolarLingua portuguesa - Estudo e ensinoPolíticas públicasBrasilAtualmente no Brasil, o ensino público brasileiro enfrenta o problema do fracasso escolar que, apesar de ser algo que está presente nas escolas públicas desde a década de 1980, ainda é muito frequente nas escolas. Pensando nisso, essa pesquisa possuiu como foco o estudo das expectativas dos programas e documentos educacionais do governo quanto às escritas de alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I e as definições acerca das habilidades esperadas para cada ano escolar (1ª a 3º ano). Para a realização do trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa nas bases do Scielo e da Capes afim de encontrar o que vem sendo publicado sobre o assunto na última década. Posteriormente, foi feita uma análise em relação aos documentos oficiais, como o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na busca de entender quais são as habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo de cada ano do ciclo da alfabetização em relação ao conteúdo da Língua Portuguesa, mais especificamente sobre a aprendizagem da escritaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andreia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manfroni, Ana Carolina [UNESP]2018-09-19T17:27:35Z2018-09-19T17:27:35Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis66 f.application/pdfMANFRONI, Ana Carolina. A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentais. 2017. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.http://hdl.handle.net/11449/156497000898492http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898492.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-02T06:19:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156497Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:56:01.463494Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentais |
title |
A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentais |
spellingShingle |
A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentais Manfroni, Ana Carolina [UNESP] Alfabetização Educação e Estado Escrita Ensino fundamental Fracasso escolar Lingua portuguesa - Estudo e ensino Políticas públicas Brasil |
title_short |
A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentais |
title_full |
A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentais |
title_fullStr |
A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentais |
title_full_unstemmed |
A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentais |
title_sort |
A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentais |
author |
Manfroni, Ana Carolina [UNESP] |
author_facet |
Manfroni, Ana Carolina [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Osti, Andreia [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manfroni, Ana Carolina [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Educação e Estado Escrita Ensino fundamental Fracasso escolar Lingua portuguesa - Estudo e ensino Políticas públicas Brasil |
topic |
Alfabetização Educação e Estado Escrita Ensino fundamental Fracasso escolar Lingua portuguesa - Estudo e ensino Políticas públicas Brasil |
description |
Atualmente no Brasil, o ensino público brasileiro enfrenta o problema do fracasso escolar que, apesar de ser algo que está presente nas escolas públicas desde a década de 1980, ainda é muito frequente nas escolas. Pensando nisso, essa pesquisa possuiu como foco o estudo das expectativas dos programas e documentos educacionais do governo quanto às escritas de alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I e as definições acerca das habilidades esperadas para cada ano escolar (1ª a 3º ano). Para a realização do trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa nas bases do Scielo e da Capes afim de encontrar o que vem sendo publicado sobre o assunto na última década. Posteriormente, foi feita uma análise em relação aos documentos oficiais, como o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na busca de entender quais são as habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo de cada ano do ciclo da alfabetização em relação ao conteúdo da Língua Portuguesa, mais especificamente sobre a aprendizagem da escrita |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-09-19T17:27:35Z 2018-09-19T17:27:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MANFRONI, Ana Carolina. A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentais. 2017. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017. http://hdl.handle.net/11449/156497 000898492 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898492.pdf |
identifier_str_mv |
MANFRONI, Ana Carolina. A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentais. 2017. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017. 000898492 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/156497 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898492.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
66 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129374931648512 |