Estudo semiótico de editoriais da Proclamação da República
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/191503 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo avaliar o padrão dos editoriais do século XIX em um contexto semiótico. Seu surgimento, suas semelhanças e diferenças com o editorial atual, e seu papel dentro daquele contexto político e social como formador de opinião e representante de um público, descrevendo e definindo esse público representado. A análise orientou-se especificamente para o estudo da enunciação, da veridicção e das características do gênero apresentadas no texto editorial do período republicano. Como resultado, observamos que o gênero surgiu em um contexto de diversidade de gêneros jornalístico de difícil identificação, manteve-se formalmente em linhas gerais até os dias de hoje como texto não assinado que expressa uma posição institucional e utiliza suas estratégias de persuasão e convencimento de acordo com sua própria posição diante dos fatos, em sintonia com a posição de seu enunciatário, sem colocar em evidência procedimentos de explicitação da informação. |
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Estudo semiótico de editoriais da Proclamação da RepúblicaSemiotic study of editorials of the proclamation of the republicSemiótica discursivaEditorialGêneroEnunciaçãoGenreEnunciationA presente pesquisa tem por objetivo avaliar o padrão dos editoriais do século XIX em um contexto semiótico. Seu surgimento, suas semelhanças e diferenças com o editorial atual, e seu papel dentro daquele contexto político e social como formador de opinião e representante de um público, descrevendo e definindo esse público representado. A análise orientou-se especificamente para o estudo da enunciação, da veridicção e das características do gênero apresentadas no texto editorial do período republicano. Como resultado, observamos que o gênero surgiu em um contexto de diversidade de gêneros jornalístico de difícil identificação, manteve-se formalmente em linhas gerais até os dias de hoje como texto não assinado que expressa uma posição institucional e utiliza suas estratégias de persuasão e convencimento de acordo com sua própria posição diante dos fatos, em sintonia com a posição de seu enunciatário, sem colocar em evidência procedimentos de explicitação da informação.The present research aims to evaluate the pattern of nineteenth century editorials in a semiotical context. Its emergence, its similarities and differences with the current editorial, and its role within that political and social context as opinion maker and representative of an audience, describing and defining this audience represented. The analysis focused specifically on the study of enunciation, veridiction and gender characteristics presented in the editorial text of the brazilian republican period. As a result, we have found that the genre emerged in a context of journalistic genre diversity that was difficult to identify, has been formally maintained until the present days as an unsigned text that expresses an institutional position and uses its strategies of persuasion according to its own position in front of the facts lined up with the position of its enunciate without putting in evidence procedures of information explicitation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Financiamento 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Portela, Jean Cristtus [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Tatiane da [UNESP]2020-01-31T12:40:20Z2020-01-31T12:40:20Z2019-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19150300092870133004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:07:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191503Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:24:47.311612Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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