A inserção do estagiário de pedagogia da Unesp no atendimento á comunidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ97.htm http://hdl.handle.net/11449/148380 |
Resumo: | Introdução: O CEAO (Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa “Dante Moreira Leite” – Unidade Auxiliar) possui uma equipe interdisciplinar (psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e serviço social) que atende crianças com dificuldades escolares e em alguns casos, queixas associadas nas áreas de linguagem e/ou comportamento. A procura por estágio para aprimoramento da formação é freqüente neste Centro. Objetivo: elaborar um programa de estágio interdisciplinar aos alunos do curso de Pedagogia da FCL - UNESP – Araraquara, visando a inserção do aluno no atendimento direto às crianças. Método: Foram selecionados 15 alunos de 2o, 3o e 4o anos e 20 crianças encaminhadas da comunidade e que passam por triagem no CEAO. O programa de estágio teve início em 2001, sendo desenvolvido na seqüência: 1 – Grupo de estudos preparatório para discutir temas referentes ao desenvolvimento infantil, aprendizagem e atividades de avaliação e intervenção com a criança; 2 – Observação por duplas de estagiários da anamnese com os pais e da avaliação das crianças, realizada por duplas de profissionais, em 5 grupos de 4 crianças. Esta avaliação foi elaborada considerando-se a atuação e possível aplicação pedagógica; 3 – Acompanhamento às crianças através de duplas de estagiários com supervisão dos profissionais. Na supervisão as sessões foram preparadas e discutidas, possibilitando maior integração teoria/prática. As atividades foram elaboradas considerando-se o nível de aprendizagem de cada grupo de crianças, tendo como foco a aprendizagem escolar, desenvolvidas basicamente através de jogos, brincadeiras, atividades expressivas e atividades específicas de leitura e escrita. As crianças foram acompanhadas por um período mínimo de 01 ano e após, o estagiário realizou um relatório final de cada uma, onde o desempenho foi avaliado e definido o prognóstico. Resultados: os estagiários apontaram alguns aspectos relevantes: maior vinculação teoria/prática; contribuição para a sua formação profissional e pessoal; interação direta com as crianças com dificuldades de aprendizagem; contato com novos temas de estudo; troca de experiências com diversos profissionais e interesse em continuar o estágio no próximo ano. Os profissionais relataram os seguintes aspectos: implemento de uma nova modalidade de trabalho no CEAO; contribuição na formação acadêmica dos alunos da pedagogia com conhecimentos específicos das diversas áreas aplicáveis à atuação do pedagogo; sistematização e organização de materiais de estudo e técnicas de trabalho; integração da equipe interdisciplinar. Com relação às crianças observou-se aumento no desempenho acadêmico, além de proporcionar ganhos no desenvolvimento afetivo/emocional, facilitado pela integração grupal. Diante desses resultados, o trabalho teve continuidade em 2002. |
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