A inserção do estagiário de pedagogia da Unesp no atendimento á comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Taísa Borges de [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Ortega, Morgana Múrcia [UNESP], Ruiz, Josefa Emília Lopes [UNESP], Teixeira, Mari Elaine Leonel [UNESP], Freitas, Sandra Fernandes de [UNESP], Oliveira, Maria Beatriz Loureiro de [UNESP], Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ97.htm
http://hdl.handle.net/11449/148380
Resumo: Introdução: O CEAO (Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa “Dante Moreira Leite” – Unidade Auxiliar) possui uma equipe interdisciplinar (psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e serviço social) que atende crianças com dificuldades escolares e em alguns casos, queixas associadas nas áreas de linguagem e/ou comportamento. A procura por estágio para aprimoramento da formação é freqüente neste Centro. Objetivo: elaborar um programa de estágio interdisciplinar aos alunos do curso de Pedagogia da FCL - UNESP – Araraquara, visando a inserção do aluno no atendimento direto às crianças. Método: Foram selecionados 15 alunos de 2o, 3o e 4o anos e 20 crianças encaminhadas da comunidade e que passam por triagem no CEAO. O programa de estágio teve início em 2001, sendo desenvolvido na seqüência: 1 – Grupo de estudos preparatório para discutir temas referentes ao desenvolvimento infantil, aprendizagem e atividades de avaliação e intervenção com a criança; 2 – Observação por duplas de estagiários da anamnese com os pais e da avaliação das crianças, realizada por duplas de profissionais, em 5 grupos de 4 crianças. Esta avaliação foi elaborada considerando-se a atuação e possível aplicação pedagógica; 3 – Acompanhamento às crianças através de duplas de estagiários com supervisão dos profissionais. Na supervisão as sessões foram preparadas e discutidas, possibilitando maior integração teoria/prática. As atividades foram elaboradas considerando-se o nível de aprendizagem de cada grupo de crianças, tendo como foco a aprendizagem escolar, desenvolvidas basicamente através de jogos, brincadeiras, atividades expressivas e atividades específicas de leitura e escrita. As crianças foram acompanhadas por um período mínimo de 01 ano e após, o estagiário realizou um relatório final de cada uma, onde o desempenho foi avaliado e definido o prognóstico. Resultados: os estagiários apontaram alguns aspectos relevantes: maior vinculação teoria/prática; contribuição para a sua formação profissional e pessoal; interação direta com as crianças com dificuldades de aprendizagem; contato com novos temas de estudo; troca de experiências com diversos profissionais e interesse em continuar o estágio no próximo ano. Os profissionais relataram os seguintes aspectos: implemento de uma nova modalidade de trabalho no CEAO; contribuição na formação acadêmica dos alunos da pedagogia com conhecimentos específicos das diversas áreas aplicáveis à atuação do pedagogo; sistematização e organização de materiais de estudo e técnicas de trabalho; integração da equipe interdisciplinar. Com relação às crianças observou-se aumento no desempenho acadêmico, além de proporcionar ganhos no desenvolvimento afetivo/emocional, facilitado pela integração grupal. Diante desses resultados, o trabalho teve continuidade em 2002.
id UNSP_700228b40a8cd996a0578391e8ba353c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148380
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A inserção do estagiário de pedagogia da Unesp no atendimento á comunidadeIntrodução: O CEAO (Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa “Dante Moreira Leite” – Unidade Auxiliar) possui uma equipe interdisciplinar (psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e serviço social) que atende crianças com dificuldades escolares e em alguns casos, queixas associadas nas áreas de linguagem e/ou comportamento. A procura por estágio para aprimoramento da formação é freqüente neste Centro. Objetivo: elaborar um programa de estágio interdisciplinar aos alunos do curso de Pedagogia da FCL - UNESP – Araraquara, visando a inserção do aluno no atendimento direto às crianças. Método: Foram selecionados 15 alunos de 2o, 3o e 4o anos e 20 crianças encaminhadas da comunidade e que passam por triagem no CEAO. O programa de estágio teve início em 2001, sendo desenvolvido na seqüência: 1 – Grupo de estudos preparatório para discutir temas referentes ao desenvolvimento infantil, aprendizagem e atividades de avaliação e intervenção com a criança; 2 – Observação por duplas de estagiários da anamnese com os pais e da avaliação das crianças, realizada por duplas de profissionais, em 5 grupos de 4 crianças. Esta avaliação foi elaborada considerando-se a atuação e possível aplicação pedagógica; 3 – Acompanhamento às crianças através de duplas de estagiários com supervisão dos profissionais. Na supervisão as sessões foram preparadas e discutidas, possibilitando maior integração teoria/prática. As atividades foram elaboradas considerando-se o nível de aprendizagem de cada grupo de crianças, tendo como foco a aprendizagem escolar, desenvolvidas basicamente através de jogos, brincadeiras, atividades expressivas e atividades específicas de leitura e escrita. As crianças foram acompanhadas por um período mínimo de 01 ano e após, o estagiário realizou um relatório final de cada uma, onde o desempenho foi avaliado e definido o prognóstico. Resultados: os estagiários apontaram alguns aspectos relevantes: maior vinculação teoria/prática; contribuição para a sua formação profissional e pessoal; interação direta com as crianças com dificuldades de aprendizagem; contato com novos temas de estudo; troca de experiências com diversos profissionais e interesse em continuar o estágio no próximo ano. Os profissionais relataram os seguintes aspectos: implemento de uma nova modalidade de trabalho no CEAO; contribuição na formação acadêmica dos alunos da pedagogia com conhecimentos específicos das diversas áreas aplicáveis à atuação do pedagogo; sistematização e organização de materiais de estudo e técnicas de trabalho; integração da equipe interdisciplinar. Com relação às crianças observou-se aumento no desempenho acadêmico, além de proporcionar ganhos no desenvolvimento afetivo/emocional, facilitado pela integração grupal. Diante desses resultados, o trabalho teve continuidade em 2002.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Psicologia da Educação, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Psicologia da Educação, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Taísa Borges de [UNESP]Ortega, Morgana Múrcia [UNESP]Ruiz, Josefa Emília Lopes [UNESP]Teixeira, Mari Elaine Leonel [UNESP]Freitas, Sandra Fernandes de [UNESP]Oliveira, Maria Beatriz Loureiro de [UNESP]Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]2017-01-18T18:09:51Z2017-01-18T18:09:51Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ97.htmhttp://hdl.handle.net/11449/14838071637916035880840000-0002-1552-5702PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148380Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:03:00.920835Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção do estagiário de pedagogia da Unesp no atendimento á comunidade
title A inserção do estagiário de pedagogia da Unesp no atendimento á comunidade
spellingShingle A inserção do estagiário de pedagogia da Unesp no atendimento á comunidade
Souza, Taísa Borges de [UNESP]
title_short A inserção do estagiário de pedagogia da Unesp no atendimento á comunidade
title_full A inserção do estagiário de pedagogia da Unesp no atendimento á comunidade
title_fullStr A inserção do estagiário de pedagogia da Unesp no atendimento á comunidade
title_full_unstemmed A inserção do estagiário de pedagogia da Unesp no atendimento á comunidade
title_sort A inserção do estagiário de pedagogia da Unesp no atendimento á comunidade
author Souza, Taísa Borges de [UNESP]
author_facet Souza, Taísa Borges de [UNESP]
Ortega, Morgana Múrcia [UNESP]
Ruiz, Josefa Emília Lopes [UNESP]
Teixeira, Mari Elaine Leonel [UNESP]
Freitas, Sandra Fernandes de [UNESP]
Oliveira, Maria Beatriz Loureiro de [UNESP]
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]
author_role author
author2 Ortega, Morgana Múrcia [UNESP]
Ruiz, Josefa Emília Lopes [UNESP]
Teixeira, Mari Elaine Leonel [UNESP]
Freitas, Sandra Fernandes de [UNESP]
Oliveira, Maria Beatriz Loureiro de [UNESP]
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Taísa Borges de [UNESP]
Ortega, Morgana Múrcia [UNESP]
Ruiz, Josefa Emília Lopes [UNESP]
Teixeira, Mari Elaine Leonel [UNESP]
Freitas, Sandra Fernandes de [UNESP]
Oliveira, Maria Beatriz Loureiro de [UNESP]
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]
description Introdução: O CEAO (Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa “Dante Moreira Leite” – Unidade Auxiliar) possui uma equipe interdisciplinar (psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e serviço social) que atende crianças com dificuldades escolares e em alguns casos, queixas associadas nas áreas de linguagem e/ou comportamento. A procura por estágio para aprimoramento da formação é freqüente neste Centro. Objetivo: elaborar um programa de estágio interdisciplinar aos alunos do curso de Pedagogia da FCL - UNESP – Araraquara, visando a inserção do aluno no atendimento direto às crianças. Método: Foram selecionados 15 alunos de 2o, 3o e 4o anos e 20 crianças encaminhadas da comunidade e que passam por triagem no CEAO. O programa de estágio teve início em 2001, sendo desenvolvido na seqüência: 1 – Grupo de estudos preparatório para discutir temas referentes ao desenvolvimento infantil, aprendizagem e atividades de avaliação e intervenção com a criança; 2 – Observação por duplas de estagiários da anamnese com os pais e da avaliação das crianças, realizada por duplas de profissionais, em 5 grupos de 4 crianças. Esta avaliação foi elaborada considerando-se a atuação e possível aplicação pedagógica; 3 – Acompanhamento às crianças através de duplas de estagiários com supervisão dos profissionais. Na supervisão as sessões foram preparadas e discutidas, possibilitando maior integração teoria/prática. As atividades foram elaboradas considerando-se o nível de aprendizagem de cada grupo de crianças, tendo como foco a aprendizagem escolar, desenvolvidas basicamente através de jogos, brincadeiras, atividades expressivas e atividades específicas de leitura e escrita. As crianças foram acompanhadas por um período mínimo de 01 ano e após, o estagiário realizou um relatório final de cada uma, onde o desempenho foi avaliado e definido o prognóstico. Resultados: os estagiários apontaram alguns aspectos relevantes: maior vinculação teoria/prática; contribuição para a sua formação profissional e pessoal; interação direta com as crianças com dificuldades de aprendizagem; contato com novos temas de estudo; troca de experiências com diversos profissionais e interesse em continuar o estágio no próximo ano. Os profissionais relataram os seguintes aspectos: implemento de uma nova modalidade de trabalho no CEAO; contribuição na formação acadêmica dos alunos da pedagogia com conhecimentos específicos das diversas áreas aplicáveis à atuação do pedagogo; sistematização e organização de materiais de estudo e técnicas de trabalho; integração da equipe interdisciplinar. Com relação às crianças observou-se aumento no desempenho acadêmico, além de proporcionar ganhos no desenvolvimento afetivo/emocional, facilitado pela integração grupal. Diante desses resultados, o trabalho teve continuidade em 2002.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:09:51Z
2017-01-18T18:09:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ97.htm
http://hdl.handle.net/11449/148380
7163791603588084
0000-0002-1552-5702
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ97.htm
http://hdl.handle.net/11449/148380
identifier_str_mv 7163791603588084
0000-0002-1552-5702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128309168439296