Desenvolvimento moral e preconceito: um estudo sobre os juízos de crianças do ensino fundamental de uma escola inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marquezini, Cristiane Pereira [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102211
Resumo: O presente estudo teve origem em nossas inquietações sobre a educação inclusiva. Após identificarmos, por intermédio de observações assistemáticas, ações preconceituosas na escola, resolvemos realizar uma pesquisa sobre o preconceito. Dessa forma, como estudiosos do desenvolvimento humano, buscamos compreender o citado fenômeno pela ótica da psicologia moral. Assim, o objetivo principal do nosso trabalho foi verificar se há correlações entre o juízo moral e o juízo do preconceito, nas crianças. Para tanto, foram entrevistadas 40 crianças do ensino fundamental I e II, de uma escola localizada na Capital (SP), que era inclusiva e que orientava o seu projeto pedagógico, bem como as suas práticas educacionais, para o desenvolvimento da autonomia moral dos escolares. Para a coleta de dados, foram utilizadas histórias sobre o juízo moral, desenvolvidas por Piaget (1932/1994), e histórias sobre o juízo do preconceito, construídas e testadas por nós, num estudo-piloto. Após a avaliação das respostas das crianças, pudemos verificar que o juízo moral dos entrevistados tinha tendências à autonomia e à heteronomia moral, dependendo do seu desenvolvimento e demonstrando que há uma evolução na moralidade humana. Os juízos sobre o preconceito, em sua predominância, apontaram que as crianças fizeram juízos com tendências inclusivas. As correlações entre o juízo moral e o juízo do preconceito não foram majoritariamente significativas. Contudo, encontramos correlações entre os juízos da mentira e da justiça com os do preconceito. Acreditamos que apesar da necessidade de outros estudos que corroborem a temática, o juízo moral pode ter relações com o juízo do peconceito. As implicações educacionais da pesquisa atentam para a importância do trabalho com o desenvolvimento moral na educação
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