A questão socioambiental na formação profissional em Serviço Social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/214475 |
Resumo: | A exacerbação da questão socioambiental, e suas múltiplas expressões na contemporaneidade, vem configurando um novo espaço de investigação e intervenção para o Serviço Social, em que novas demandas advindas dessa questão estão sendo postas à profissão. Por isso, consubstancia a importância da incorporação de reflexões teóricas e práticas durante a formação de Assistentes Sociais, para que estes tenham possibilidade de responder de maneira qualificada o desempenho do trabalho profissional exigido na atualidade. A partir desse cenário, muitas contextualizações circunscrevem essa temática, na qual procuramos responder questionamentos sobre como a questão socioambiental pode estar inserida nos processos de formação do curso de graduação em Serviço Social, que possibilita formar Assistentes Sociais aptos a trabalhar no âmbito socioambiental. Destarte, nesta Tese se propôs analisar o processo de formação profissional no universo do Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, FCHS/UNESP, no que consiste a inserção da questão socioambiental contemporânea. Para isto, buscamos conhecer as demandas postas ao trabalho profissional de Assistentes Sociais, refletir o processo da formação profissional em Serviço Social na perspectiva socioambiental e investigar a inserção da questão socioambiental nas diretrizes curriculares, na implementação do projeto pedagógico e na visão empírica do exercício didático-pedagógico de Coordenador do curso de Serviço Social da FCHS/UNESP. A trajetória metodológica abarcou o método dialético, no procedimento técnico das pesquisas bibliográfica, documental e de campo, tendo como estratégia de pesquisa: o estudo de caso por intermédio das pesquisas descritiva e exploratória; a referência das Diretrizes Gerais de 1996 vigente no curso de Serviço Social; o emprego da abordagem qualitativa; a aplicação de um questionário semiestruturado por um roteiro de perguntas aos sujeitos da pesquisa enquanto instrumental técnico disponibilizado via correio eletrônico para o recolho do material empírico no ano de 2020; e, ao final, foi sobreposta uma análise de conteúdo. Em linhas gerais, consideramos que este estudo possibilitou a apreensão concernente à questão socioambiental no trabalho e formação profissional em Serviço Social, com subsídios para analisar o seu embasamento no curso de Serviço Social da FCHS/UNESP quanto ao processo que conduz ensino e aprendizagem frente às exigências transversais que ancoram o aporte intelectual adjacente ao tema analisado, posto que nos deparamos com avanços e delimitações no âmbito do processo educativo e dos seus desafios na dimensão acadêmica de graduar-se numa trajetória que disponha o socioambiental para instigar e qualificar o desempenho do exercício profissional de Assistentes Sociais. |
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A questão socioambiental na formação profissional em Serviço SocialOn the socio-environmental issue in vocational training in Social WorkLa cuestión socioambiental en la formación profesional del Trabajo SocialServiço SocialQuestão socioambientalFormação profissionalSocial WorkEnvironmental issueProfessional trainingTrabajo SocialTema socioambientalFormación profesionalA exacerbação da questão socioambiental, e suas múltiplas expressões na contemporaneidade, vem configurando um novo espaço de investigação e intervenção para o Serviço Social, em que novas demandas advindas dessa questão estão sendo postas à profissão. Por isso, consubstancia a importância da incorporação de reflexões teóricas e práticas durante a formação de Assistentes Sociais, para que estes tenham possibilidade de responder de maneira qualificada o desempenho do trabalho profissional exigido na atualidade. A partir desse cenário, muitas contextualizações circunscrevem essa temática, na qual procuramos responder questionamentos sobre como a questão socioambiental pode estar inserida nos processos de formação do curso de graduação em Serviço Social, que possibilita formar Assistentes Sociais aptos a trabalhar no âmbito socioambiental. Destarte, nesta Tese se propôs analisar o processo de formação profissional no universo do Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, FCHS/UNESP, no que consiste a inserção da questão socioambiental contemporânea. Para isto, buscamos conhecer as demandas postas ao trabalho profissional de Assistentes Sociais, refletir o processo da formação profissional em Serviço Social na perspectiva socioambiental e investigar a inserção da questão socioambiental nas diretrizes curriculares, na implementação do projeto pedagógico e na visão empírica do exercício didático-pedagógico de Coordenador do curso de Serviço Social da FCHS/UNESP. A trajetória metodológica abarcou o método dialético, no procedimento técnico das pesquisas bibliográfica, documental e de campo, tendo como estratégia de pesquisa: o estudo de caso por intermédio das pesquisas descritiva e exploratória; a referência das Diretrizes Gerais de 1996 vigente no curso de Serviço Social; o emprego da abordagem qualitativa; a aplicação de um questionário semiestruturado por um roteiro de perguntas aos sujeitos da pesquisa enquanto instrumental técnico disponibilizado via correio eletrônico para o recolho do material empírico no ano de 2020; e, ao final, foi sobreposta uma análise de conteúdo. Em linhas gerais, consideramos que este estudo possibilitou a apreensão concernente à questão socioambiental no trabalho e formação profissional em Serviço Social, com subsídios para analisar o seu embasamento no curso de Serviço Social da FCHS/UNESP quanto ao processo que conduz ensino e aprendizagem frente às exigências transversais que ancoram o aporte intelectual adjacente ao tema analisado, posto que nos deparamos com avanços e delimitações no âmbito do processo educativo e dos seus desafios na dimensão acadêmica de graduar-se numa trajetória que disponha o socioambiental para instigar e qualificar o desempenho do exercício profissional de Assistentes Sociais.The exacerbation of the socio-environmental issue, and its multiple expressions in contemporaneity, has configured a new space for investigation and intervention for Social Work, in which new burdens arising from this issue are being placed on the profession. Therefore, it is important to incorporate theoretical and practical reflections during the training of Social Workers, so that they are able to respond in a qualified manner to the performance of the professional work required today. From this scenario, many contextualizations circumscribe this theme, in which we seek to answer questions about how the socio-environmental issue can be inserted in the formation processes of the undergraduate course in Social Work, which makes it possible to train Social Workers able to deal with the socio-environmental issue. Thus, in this dissertation we aimed to analyze the process of professional training in Social Work at the College of Human and Social Sciences, FCHS/UNESP, in what is with the contemporary socioenvironmental issue. In order to do that, we seek to understand the demands placed on the professional work of Social Workers, reflect the process of professional training in Social Work in the socio-environmental perspective and investigate the inclusion of the socio-environmental issue in the curriculum guidelines, in the implementation of the pedagogical project and in the empirical view of the didactic exercise of the pedagogical Coordinator of the Social Service course at FCHS/UNESP. The methodological trajectory envisioned the use of the dialectical method, in the technical procedure of bibliographical, documental and field research, having as research strategy: the case study through descriptive and exploratory research; the reference of the 1996 General Guidelines in force in the Social Work course; the use of the qualitative approach; the application of a semi-structured questionnaire with a script of questions to the research subjects as a technical tool made available via e-mail for the collection of empirical material in the year 2020; and, at the end, a content analysis was superimposed. In general terms, we believe that this study enabled apprehend concerning the socio-environmental issue at work and professional training in Social Work, with subsidies to analyzes its basis in the Social Work course at FCHS/UNESP regarding the process that conducts teaching and learning in the face of the requirements transversals that anchor the intellectual contribution adjacent to the analyzed theme, since we are faced with advances and delimitations in the scope of educational process and its challenges in the academic dimension of graduating in a trajectory that disposes of the socio-environmental bias to instigate and qualify the performance of Social WorkersLa emergencia de los problemas socioambientales y sus múltiples consecuencias en la actualidad han generado nuevos espacios para la investigación e intervención en el Trabajo Social, los que han traído también nuevas exigencias a la profesión para abordarlos. Por tanto, se eleva la importancia de incorporar reflexiones teóricas y prácticas en la formación de los/as Trabajadores Sociales, para que en el ejercicio profesional estos/as sean capaces de responder con las competencias, conocimientos y habilidades que hoy en día se requieren. A partir de lo anterior, son muchas las aristas, por cierto, que se cruzan entorno a estos problemas, de la que esta tesis busca dar respuesta sobre cómo se puede incorporar la temática socioambiental en los procesos de formación de la carrera de Pregrado en Trabajo Social, lo que se espera, permitiría formar Trabajadores Sociales capaces de enfrentar los problemas socioambientales. De esta manera, en este estudio se analiza el proceso de formación profesional de la carrera de Trabajo Social en la Facultad de Ciencias Humanas y Sociales, FCHS / UNESP desde una perspectiva del problema socioambiental contemporáneo. Para esto, se busca conocer las competencias, conocimientos y habilidades que se les exigen actualmente a los/as Trabajadores Sociales en el ejercicio profesional, y con ello poder reflejar y evaluar la inclusión de dichas competencias en el proceso de formación profesional de la malla curricular de Trabajo Social, con la implementación de un proyecto didáctico-pedagógico del Coordinador del curso de Trabajo Social en FCHS/UNESP. La metodológica utilizada contempló el método dialéctico en la revisión bibliográfica, documental y de campo, considerando como estrategia metodológica: el estudio de casos mediante la descripción exploratoria; la referencia de las Directrices Generales de 1996 vigentes de la carrera de Trabajo Social; el uso del enfoque cualitativo; la aplicación de una entrevista semiestructurada mediante una pauta de preguntas dirigida a los actores como herramienta disponible vía correo electrónico para la recolección de información el año 2020; y, al final, se realiza un análisis de contenido. En términos generales, creemos que este estudio permitió reflexionar sobre la problemática socioambiental en el ejercicio y formación profesional del Trabajo Social, con aportes concretos para la carrera de la FCHS/UNESP en cuanto a su proceso de enseñanza y aprendizaje frente a las exigencias que demanda la temática analizada, debido a que nos enfrentamos a ciertos avances y delimitaciones en el proceso educativo y a sus desafíos en el ámbito académico, en especial para formar generaciones que instalen el problema socioambiental en el ejercicio profesional de los/as Trabajadores SocialesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Giometti, Analúcia Bueno dos Reis [UNESP]Lima, Maria José de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Tatiane Pereira da2021-09-20T19:40:06Z2021-09-20T19:40:06Z2021-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21447533004072067P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:36:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214475Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:39:58.346213Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A exacerbação da questão socioambiental, e suas múltiplas expressões na contemporaneidade, vem configurando um novo espaço de investigação e intervenção para o Serviço Social, em que novas demandas advindas dessa questão estão sendo postas à profissão. Por isso, consubstancia a importância da incorporação de reflexões teóricas e práticas durante a formação de Assistentes Sociais, para que estes tenham possibilidade de responder de maneira qualificada o desempenho do trabalho profissional exigido na atualidade. A partir desse cenário, muitas contextualizações circunscrevem essa temática, na qual procuramos responder questionamentos sobre como a questão socioambiental pode estar inserida nos processos de formação do curso de graduação em Serviço Social, que possibilita formar Assistentes Sociais aptos a trabalhar no âmbito socioambiental. Destarte, nesta Tese se propôs analisar o processo de formação profissional no universo do Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, FCHS/UNESP, no que consiste a inserção da questão socioambiental contemporânea. Para isto, buscamos conhecer as demandas postas ao trabalho profissional de Assistentes Sociais, refletir o processo da formação profissional em Serviço Social na perspectiva socioambiental e investigar a inserção da questão socioambiental nas diretrizes curriculares, na implementação do projeto pedagógico e na visão empírica do exercício didático-pedagógico de Coordenador do curso de Serviço Social da FCHS/UNESP. A trajetória metodológica abarcou o método dialético, no procedimento técnico das pesquisas bibliográfica, documental e de campo, tendo como estratégia de pesquisa: o estudo de caso por intermédio das pesquisas descritiva e exploratória; a referência das Diretrizes Gerais de 1996 vigente no curso de Serviço Social; o emprego da abordagem qualitativa; a aplicação de um questionário semiestruturado por um roteiro de perguntas aos sujeitos da pesquisa enquanto instrumental técnico disponibilizado via correio eletrônico para o recolho do material empírico no ano de 2020; e, ao final, foi sobreposta uma análise de conteúdo. Em linhas gerais, consideramos que este estudo possibilitou a apreensão concernente à questão socioambiental no trabalho e formação profissional em Serviço Social, com subsídios para analisar o seu embasamento no curso de Serviço Social da FCHS/UNESP quanto ao processo que conduz ensino e aprendizagem frente às exigências transversais que ancoram o aporte intelectual adjacente ao tema analisado, posto que nos deparamos com avanços e delimitações no âmbito do processo educativo e dos seus desafios na dimensão acadêmica de graduar-se numa trajetória que disponha o socioambiental para instigar e qualificar o desempenho do exercício profissional de Assistentes Sociais. |
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