A questão étnico-racial no Brasil: entre violências e resistências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Leticia Neiva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238266
Resumo: O presente estudo objetivou compreender a questão étnico-racial no Brasil. Para isso, recuperou-se o processo histórico da formação da sociedade brasileira e da ideologia racista, bem como a resistência negra através da rememoração da história das comunidades quilombolas e de suas simbologias. O trabalho abordou tanto as violências advindas da questão étnico-racial, forjada pelo colonialismo e pela escravização, quanto as lutas por ela suscitada. Além disso, buscou-se refletir sobre a relação do Serviço Social com o debate étnico-racial e com as comunidades quilombolas, visto que a profissão possui um projeto ético-político centrado na liberdade e na emancipação. O estudo foi fundamentado na metodologia histórico- dialética, tendo em vista o contexto histórico-social e suas contradições, a partir da pesquisa bibliográfica. Este trabalho não teve a pretensão de esgotar a temática, e sim suscitá-la.
id UNSP_700f96ed622531351d90dac70e79cfed
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238266
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A questão étnico-racial no Brasil: entre violências e resistênciasThe ethnic-racial issue: between violence and resistanceQuestão étnico-racialComunidades quilombolasServiço SocialEthnic-racial issueQuilombola communitiesSocial ServiceO presente estudo objetivou compreender a questão étnico-racial no Brasil. Para isso, recuperou-se o processo histórico da formação da sociedade brasileira e da ideologia racista, bem como a resistência negra através da rememoração da história das comunidades quilombolas e de suas simbologias. O trabalho abordou tanto as violências advindas da questão étnico-racial, forjada pelo colonialismo e pela escravização, quanto as lutas por ela suscitada. Além disso, buscou-se refletir sobre a relação do Serviço Social com o debate étnico-racial e com as comunidades quilombolas, visto que a profissão possui um projeto ético-político centrado na liberdade e na emancipação. O estudo foi fundamentado na metodologia histórico- dialética, tendo em vista o contexto histórico-social e suas contradições, a partir da pesquisa bibliográfica. Este trabalho não teve a pretensão de esgotar a temática, e sim suscitá-la.This study aimed to understand the ethnic-racial issue in Brazil. For this, the historical process of the formation of Brazilian society and racist ideology was recovered, as well as black resistance through the remembrance of the history of quilombola communities and their symbologies. The work addressed both the violence arising from the ethnic- racial issue, forged by colonialism and enslavement, and the struggles raised by it. In addition, we sought to reflect on the relationship of Social Service with the ethnic-racial debate, and with the quilombola communities, since the profession has an ethical- political project centered on freedom and emancipation. The study was based on the historical-dialectical methodology, considering the historical-social context and its contradictions, based on bibliographical research. This work did not intend to exhaust the theme, but to raise it.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Jacinto, Adriana Giaqueto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barreto, Leticia Neiva2022-12-16T17:24:44Z2022-12-16T17:24:44Z2022-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238266porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-04T06:11:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238266Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:54:39.620409Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A questão étnico-racial no Brasil: entre violências e resistências
The ethnic-racial issue: between violence and resistance
title A questão étnico-racial no Brasil: entre violências e resistências
spellingShingle A questão étnico-racial no Brasil: entre violências e resistências
Barreto, Leticia Neiva
Questão étnico-racial
Comunidades quilombolas
Serviço Social
Ethnic-racial issue
Quilombola communities
Social Service
title_short A questão étnico-racial no Brasil: entre violências e resistências
title_full A questão étnico-racial no Brasil: entre violências e resistências
title_fullStr A questão étnico-racial no Brasil: entre violências e resistências
title_full_unstemmed A questão étnico-racial no Brasil: entre violências e resistências
title_sort A questão étnico-racial no Brasil: entre violências e resistências
author Barreto, Leticia Neiva
author_facet Barreto, Leticia Neiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jacinto, Adriana Giaqueto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Leticia Neiva
dc.subject.por.fl_str_mv Questão étnico-racial
Comunidades quilombolas
Serviço Social
Ethnic-racial issue
Quilombola communities
Social Service
topic Questão étnico-racial
Comunidades quilombolas
Serviço Social
Ethnic-racial issue
Quilombola communities
Social Service
description O presente estudo objetivou compreender a questão étnico-racial no Brasil. Para isso, recuperou-se o processo histórico da formação da sociedade brasileira e da ideologia racista, bem como a resistência negra através da rememoração da história das comunidades quilombolas e de suas simbologias. O trabalho abordou tanto as violências advindas da questão étnico-racial, forjada pelo colonialismo e pela escravização, quanto as lutas por ela suscitada. Além disso, buscou-se refletir sobre a relação do Serviço Social com o debate étnico-racial e com as comunidades quilombolas, visto que a profissão possui um projeto ético-político centrado na liberdade e na emancipação. O estudo foi fundamentado na metodologia histórico- dialética, tendo em vista o contexto histórico-social e suas contradições, a partir da pesquisa bibliográfica. Este trabalho não teve a pretensão de esgotar a temática, e sim suscitá-la.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16T17:24:44Z
2022-12-16T17:24:44Z
2022-12-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238266
url http://hdl.handle.net/11449/238266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128719537045504