Técnicas de ensino na disciplina de Bioquímica preferidas pelos estudantes dos Cursos de Biomedicina e Medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139717 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho foi identificar a técnica de ensino de Bioquímica preferida pelos alunos dos cursos de graduação em Biomedicina e Medicina, da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Botucatu, desde que, a utilização desta técnica de ensino pode facilitar o aprendizado e a fixação dos conhecimentos. Foram comparadas técnicas de ensino tradicional, com uso de quadro-negro, projeção de slides e power-point. A preferência por técnicas de ensino foi determinada através de questionários utilizando-se escala de Liquert, distribuídos para 180 alunos do curso de Biomedicina (30 alunos/ano) e 540 alunos de Medicina (90 alunos/ano), durante o período de 2000 a 2005. 92,4% dos estudantes concordaram, ou concordaram fortemente com os tópicos abordados e reconheceram a importância da disciplina de bioquímica para os respectivos cursos. A maioria dos estudantes demonstrou preferência pelo estudo do metabolismo, em relação aos aspectos estruturais. 139 graduandos de Biomedicina e 419 de Medicina preferiram o método tradicional com explanação oral e uso do quadro-negro. Conclui-se que estudantes dos cursos de Biomedicina e Medicina contestam técnicas sofisticadas no ensino de bioquímica, preferindo o método tradicional, com apresentação gradual do conteúdo programático, permitindo discussões sobre os tópicos e a adequada fixação dos conhecimentos. |
id |
UNSP_702c2ab4f7ac612e162898c730643c0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139717 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Técnicas de ensino na disciplina de Bioquímica preferidas pelos estudantes dos Cursos de Biomedicina e MedicinaO objetivo do presente trabalho foi identificar a técnica de ensino de Bioquímica preferida pelos alunos dos cursos de graduação em Biomedicina e Medicina, da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Botucatu, desde que, a utilização desta técnica de ensino pode facilitar o aprendizado e a fixação dos conhecimentos. Foram comparadas técnicas de ensino tradicional, com uso de quadro-negro, projeção de slides e power-point. A preferência por técnicas de ensino foi determinada através de questionários utilizando-se escala de Liquert, distribuídos para 180 alunos do curso de Biomedicina (30 alunos/ano) e 540 alunos de Medicina (90 alunos/ano), durante o período de 2000 a 2005. 92,4% dos estudantes concordaram, ou concordaram fortemente com os tópicos abordados e reconheceram a importância da disciplina de bioquímica para os respectivos cursos. A maioria dos estudantes demonstrou preferência pelo estudo do metabolismo, em relação aos aspectos estruturais. 139 graduandos de Biomedicina e 419 de Medicina preferiram o método tradicional com explanação oral e uso do quadro-negro. Conclui-se que estudantes dos cursos de Biomedicina e Medicina contestam técnicas sofisticadas no ensino de bioquímica, preferindo o método tradicional, com apresentação gradual do conteúdo programático, permitindo discussões sobre os tópicos e a adequada fixação dos conhecimentos.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Química e Bioquímica, Instituto de Biociências (IBB)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Ana Angélica H. [UNESP]Cataneo, Ana Catarina [UNESP]Mani, Fernanda [UNESP]Lopes, Ana Maria [UNESP]Scavroni, Joseani [UNESP]Novelli, Ethel L. B. [UNESP]2016-06-28T17:31:25Z2016-06-28T17:31:25Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject9374-9383application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 9374-93832175-7054http://hdl.handle.net/11449/139717ISSN2175-7054-2009-9374-9383.pdf8459042567486109567878373231138458127458654531110000-0001-9137-7783porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-01T06:16:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139717Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:14:08.813101Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Técnicas de ensino na disciplina de Bioquímica preferidas pelos estudantes dos Cursos de Biomedicina e Medicina |
title |
Técnicas de ensino na disciplina de Bioquímica preferidas pelos estudantes dos Cursos de Biomedicina e Medicina |
spellingShingle |
Técnicas de ensino na disciplina de Bioquímica preferidas pelos estudantes dos Cursos de Biomedicina e Medicina Fernandes, Ana Angélica H. [UNESP] |
title_short |
Técnicas de ensino na disciplina de Bioquímica preferidas pelos estudantes dos Cursos de Biomedicina e Medicina |
title_full |
Técnicas de ensino na disciplina de Bioquímica preferidas pelos estudantes dos Cursos de Biomedicina e Medicina |
title_fullStr |
Técnicas de ensino na disciplina de Bioquímica preferidas pelos estudantes dos Cursos de Biomedicina e Medicina |
title_full_unstemmed |
Técnicas de ensino na disciplina de Bioquímica preferidas pelos estudantes dos Cursos de Biomedicina e Medicina |
title_sort |
Técnicas de ensino na disciplina de Bioquímica preferidas pelos estudantes dos Cursos de Biomedicina e Medicina |
author |
Fernandes, Ana Angélica H. [UNESP] |
author_facet |
Fernandes, Ana Angélica H. [UNESP] Cataneo, Ana Catarina [UNESP] Mani, Fernanda [UNESP] Lopes, Ana Maria [UNESP] Scavroni, Joseani [UNESP] Novelli, Ethel L. B. [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Cataneo, Ana Catarina [UNESP] Mani, Fernanda [UNESP] Lopes, Ana Maria [UNESP] Scavroni, Joseani [UNESP] Novelli, Ethel L. B. [UNESP] |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Ana Angélica H. [UNESP] Cataneo, Ana Catarina [UNESP] Mani, Fernanda [UNESP] Lopes, Ana Maria [UNESP] Scavroni, Joseani [UNESP] Novelli, Ethel L. B. [UNESP] |
description |
O objetivo do presente trabalho foi identificar a técnica de ensino de Bioquímica preferida pelos alunos dos cursos de graduação em Biomedicina e Medicina, da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Botucatu, desde que, a utilização desta técnica de ensino pode facilitar o aprendizado e a fixação dos conhecimentos. Foram comparadas técnicas de ensino tradicional, com uso de quadro-negro, projeção de slides e power-point. A preferência por técnicas de ensino foi determinada através de questionários utilizando-se escala de Liquert, distribuídos para 180 alunos do curso de Biomedicina (30 alunos/ano) e 540 alunos de Medicina (90 alunos/ano), durante o período de 2000 a 2005. 92,4% dos estudantes concordaram, ou concordaram fortemente com os tópicos abordados e reconheceram a importância da disciplina de bioquímica para os respectivos cursos. A maioria dos estudantes demonstrou preferência pelo estudo do metabolismo, em relação aos aspectos estruturais. 139 graduandos de Biomedicina e 419 de Medicina preferiram o método tradicional com explanação oral e uso do quadro-negro. Conclui-se que estudantes dos cursos de Biomedicina e Medicina contestam técnicas sofisticadas no ensino de bioquímica, preferindo o método tradicional, com apresentação gradual do conteúdo programático, permitindo discussões sobre os tópicos e a adequada fixação dos conhecimentos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2016-06-28T17:31:25Z 2016-06-28T17:31:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 9374-9383 2175-7054 http://hdl.handle.net/11449/139717 ISSN2175-7054-2009-9374-9383.pdf 8459042567486109 5678783732311384 5812745865453111 0000-0001-9137-7783 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139717 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 9374-9383 2175-7054 ISSN2175-7054-2009-9374-9383.pdf 8459042567486109 5678783732311384 5812745865453111 0000-0001-9137-7783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
9374-9383 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129038406909952 |