Técnicas de ensino na disciplina de Bioquímica preferidas pelos estudantes dos Cursos de Biomedicina e Medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Angélica H. [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Cataneo, Ana Catarina [UNESP], Mani, Fernanda [UNESP], Lopes, Ana Maria [UNESP], Scavroni, Joseani [UNESP], Novelli, Ethel L. B. [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139717
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi identificar a técnica de ensino de Bioquímica preferida pelos alunos dos cursos de graduação em Biomedicina e Medicina, da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Botucatu, desde que, a utilização desta técnica de ensino pode facilitar o aprendizado e a fixação dos conhecimentos. Foram comparadas técnicas de ensino tradicional, com uso de quadro-negro, projeção de slides e power-point. A preferência por técnicas de ensino foi determinada através de questionários utilizando-se escala de Liquert, distribuídos para 180 alunos do curso de Biomedicina (30 alunos/ano) e 540 alunos de Medicina (90 alunos/ano), durante o período de 2000 a 2005. 92,4% dos estudantes concordaram, ou concordaram fortemente com os tópicos abordados e reconheceram a importância da disciplina de bioquímica para os respectivos cursos. A maioria dos estudantes demonstrou preferência pelo estudo do metabolismo, em relação aos aspectos estruturais. 139 graduandos de Biomedicina e 419 de Medicina preferiram o método tradicional com explanação oral e uso do quadro-negro. Conclui-se que estudantes dos cursos de Biomedicina e Medicina contestam técnicas sofisticadas no ensino de bioquímica, preferindo o método tradicional, com apresentação gradual do conteúdo programático, permitindo discussões sobre os tópicos e a adequada fixação dos conhecimentos.
id UNSP_702c2ab4f7ac612e162898c730643c0f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139717
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Técnicas de ensino na disciplina de Bioquímica preferidas pelos estudantes dos Cursos de Biomedicina e MedicinaO objetivo do presente trabalho foi identificar a técnica de ensino de Bioquímica preferida pelos alunos dos cursos de graduação em Biomedicina e Medicina, da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Botucatu, desde que, a utilização desta técnica de ensino pode facilitar o aprendizado e a fixação dos conhecimentos. Foram comparadas técnicas de ensino tradicional, com uso de quadro-negro, projeção de slides e power-point. A preferência por técnicas de ensino foi determinada através de questionários utilizando-se escala de Liquert, distribuídos para 180 alunos do curso de Biomedicina (30 alunos/ano) e 540 alunos de Medicina (90 alunos/ano), durante o período de 2000 a 2005. 92,4% dos estudantes concordaram, ou concordaram fortemente com os tópicos abordados e reconheceram a importância da disciplina de bioquímica para os respectivos cursos. A maioria dos estudantes demonstrou preferência pelo estudo do metabolismo, em relação aos aspectos estruturais. 139 graduandos de Biomedicina e 419 de Medicina preferiram o método tradicional com explanação oral e uso do quadro-negro. Conclui-se que estudantes dos cursos de Biomedicina e Medicina contestam técnicas sofisticadas no ensino de bioquímica, preferindo o método tradicional, com apresentação gradual do conteúdo programático, permitindo discussões sobre os tópicos e a adequada fixação dos conhecimentos.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Química e Bioquímica, Instituto de Biociências (IBB)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Ana Angélica H. [UNESP]Cataneo, Ana Catarina [UNESP]Mani, Fernanda [UNESP]Lopes, Ana Maria [UNESP]Scavroni, Joseani [UNESP]Novelli, Ethel L. B. [UNESP]2016-06-28T17:31:25Z2016-06-28T17:31:25Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject9374-9383application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 9374-93832175-7054http://hdl.handle.net/11449/139717ISSN2175-7054-2009-9374-9383.pdf8459042567486109567878373231138458127458654531110000-0001-9137-7783porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-01T06:16:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139717Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:14:08.813101Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Técnicas de ensino na disciplina de Bioquímica preferidas pelos estudantes dos Cursos de Biomedicina e Medicina
title Técnicas de ensino na disciplina de Bioquímica preferidas pelos estudantes dos Cursos de Biomedicina e Medicina
spellingShingle Técnicas de ensino na disciplina de Bioquímica preferidas pelos estudantes dos Cursos de Biomedicina e Medicina
Fernandes, Ana Angélica H. [UNESP]
title_short Técnicas de ensino na disciplina de Bioquímica preferidas pelos estudantes dos Cursos de Biomedicina e Medicina
title_full Técnicas de ensino na disciplina de Bioquímica preferidas pelos estudantes dos Cursos de Biomedicina e Medicina
title_fullStr Técnicas de ensino na disciplina de Bioquímica preferidas pelos estudantes dos Cursos de Biomedicina e Medicina
title_full_unstemmed Técnicas de ensino na disciplina de Bioquímica preferidas pelos estudantes dos Cursos de Biomedicina e Medicina
title_sort Técnicas de ensino na disciplina de Bioquímica preferidas pelos estudantes dos Cursos de Biomedicina e Medicina
author Fernandes, Ana Angélica H. [UNESP]
author_facet Fernandes, Ana Angélica H. [UNESP]
Cataneo, Ana Catarina [UNESP]
Mani, Fernanda [UNESP]
Lopes, Ana Maria [UNESP]
Scavroni, Joseani [UNESP]
Novelli, Ethel L. B. [UNESP]
author_role author
author2 Cataneo, Ana Catarina [UNESP]
Mani, Fernanda [UNESP]
Lopes, Ana Maria [UNESP]
Scavroni, Joseani [UNESP]
Novelli, Ethel L. B. [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ana Angélica H. [UNESP]
Cataneo, Ana Catarina [UNESP]
Mani, Fernanda [UNESP]
Lopes, Ana Maria [UNESP]
Scavroni, Joseani [UNESP]
Novelli, Ethel L. B. [UNESP]
description O objetivo do presente trabalho foi identificar a técnica de ensino de Bioquímica preferida pelos alunos dos cursos de graduação em Biomedicina e Medicina, da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Botucatu, desde que, a utilização desta técnica de ensino pode facilitar o aprendizado e a fixação dos conhecimentos. Foram comparadas técnicas de ensino tradicional, com uso de quadro-negro, projeção de slides e power-point. A preferência por técnicas de ensino foi determinada através de questionários utilizando-se escala de Liquert, distribuídos para 180 alunos do curso de Biomedicina (30 alunos/ano) e 540 alunos de Medicina (90 alunos/ano), durante o período de 2000 a 2005. 92,4% dos estudantes concordaram, ou concordaram fortemente com os tópicos abordados e reconheceram a importância da disciplina de bioquímica para os respectivos cursos. A maioria dos estudantes demonstrou preferência pelo estudo do metabolismo, em relação aos aspectos estruturais. 139 graduandos de Biomedicina e 419 de Medicina preferiram o método tradicional com explanação oral e uso do quadro-negro. Conclui-se que estudantes dos cursos de Biomedicina e Medicina contestam técnicas sofisticadas no ensino de bioquímica, preferindo o método tradicional, com apresentação gradual do conteúdo programático, permitindo discussões sobre os tópicos e a adequada fixação dos conhecimentos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2016-06-28T17:31:25Z
2016-06-28T17:31:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 9374-9383
2175-7054
http://hdl.handle.net/11449/139717
ISSN2175-7054-2009-9374-9383.pdf
8459042567486109
5678783732311384
5812745865453111
0000-0001-9137-7783
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139717
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 9374-9383
2175-7054
ISSN2175-7054-2009-9374-9383.pdf
8459042567486109
5678783732311384
5812745865453111
0000-0001-9137-7783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 9374-9383
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129038406909952