Arranjos de Guerra-Peixe para a orquestra da Rádio Nacional do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Bruno Renato [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/95125
Resumo: Esta pesquisa analisa seis arranjos de Guerra-Peixe escritos para a orquestra da Rádio Nacional do Rio de Janeiro durante o período de contratação desse músico por parte dessa emissora. Por meio da análise estão demonstrados os procedimentos utilizados por Guerra-Peixe na elaboração de seus arranjos. A análise identifica os métodos empregados por Guerra-Peixe em seus arranjos usados para caracterizar alguns dos principais gêneros da música popular brasileira. Verificou-se, por meio da análise comparativa dos arranjos com o ciclo de peças da obra Drummondiana, do mesmo compositor, que Guerra-Peixe aplica procedimentos dos arranjos na escrita composicional. Para contextualizar o objeto de análise há um levantamento histórico sobre os seguintes temas: a trajetória de Guerra-Peixe como arranjador de orquestras de rádio, as transformações estéticas dos arranjos orquestrais de música popular brasileira, o surgimento, o ápice e o declínio das orquestras de rádio e o estado de conservação do acervo de partituras com arranjos escritos por Guerra-Peixe. A fundamentação teórica da análise está baseada nos conceitos de “motivo de acompanhamento” e “tipos de acompanhamento”, de Arnold Schoenberg e dos “tipos de texturas”, de Walter Piston. Os procedimentos metodológicos da análise obedecem à seguinte ordem: aspectos estruturais da música (forma, frase, textura e plano harmônico), aspectos funcionais do acompanhamento (“motivo de acompanhamento”, “melodia secundária” e tratamento da “linha do baixo”), descrição das funções desempenhadas pelos naipes da orquestra e a junção de todos esses aspectos direcionados especificamente para as partes instrumentais: introdução, interlúdio ou transição e coda.
id UNSP_70547b96d268e85172121af9f73ed342
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/95125
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Arranjos de Guerra-Peixe para a orquestra da Rádio Nacional do Rio de JaneiroGuerra-Peixe, César, 1914-1993Arranjo (Música para orquestra)Música popular brasileiraAcompanhamento sinfônicoOrquestra de rádioSymphonic accompanimentRadio orchestraEsta pesquisa analisa seis arranjos de Guerra-Peixe escritos para a orquestra da Rádio Nacional do Rio de Janeiro durante o período de contratação desse músico por parte dessa emissora. Por meio da análise estão demonstrados os procedimentos utilizados por Guerra-Peixe na elaboração de seus arranjos. A análise identifica os métodos empregados por Guerra-Peixe em seus arranjos usados para caracterizar alguns dos principais gêneros da música popular brasileira. Verificou-se, por meio da análise comparativa dos arranjos com o ciclo de peças da obra Drummondiana, do mesmo compositor, que Guerra-Peixe aplica procedimentos dos arranjos na escrita composicional. Para contextualizar o objeto de análise há um levantamento histórico sobre os seguintes temas: a trajetória de Guerra-Peixe como arranjador de orquestras de rádio, as transformações estéticas dos arranjos orquestrais de música popular brasileira, o surgimento, o ápice e o declínio das orquestras de rádio e o estado de conservação do acervo de partituras com arranjos escritos por Guerra-Peixe. A fundamentação teórica da análise está baseada nos conceitos de “motivo de acompanhamento” e “tipos de acompanhamento”, de Arnold Schoenberg e dos “tipos de texturas”, de Walter Piston. Os procedimentos metodológicos da análise obedecem à seguinte ordem: aspectos estruturais da música (forma, frase, textura e plano harmônico), aspectos funcionais do acompanhamento (“motivo de acompanhamento”, “melodia secundária” e tratamento da “linha do baixo”), descrição das funções desempenhadas pelos naipes da orquestra e a junção de todos esses aspectos direcionados especificamente para as partes instrumentais: introdução, interlúdio ou transição e coda.This research analyzes six Guerra-Peixe’s arrangements written for the Radio Nacional do Rio de Janeiro orchestra during the period when the musician was hired by that radio station. Through this analysis, it is implied all kinds of procedures used by Guerra-Peixe in his arrangements elaboration. The analyses identify the methods applied by Guerra-Peixe in his arrangements to characterize some of the main kinds of the Brazilian popular music. It is found, through the comparative review of the arrangements with the cycles of the Drummondiana´s plays, of the same composer, that Guerra-Peixe uses procedures of the arrangements in the compositional writing. To contextualize the object of the analysis there is a historical survey about the following subjects: the path of Guerra-Peixe as an arranger of the radio orchestras, the esthetics transformations of the Brazilian popular music arrangements, the beginning and the ending of the radio orchestras and the state of preservation of the scores collection with arrangements written by Guerra-Peixe. The theoretical foundation of analysis is based in Arnold Schoenberg’s concepts of “motive of accompaniment” and “types of accompaniment” and Walter Piston’s “kinds of textures”. The methodological procedures of the analysis obey the following order: structural aspects of music (form, phrase, texture and harmonic plan), functional aspects of accompaniment “motive of accompaniment”, “secondary melody” and “bottom line treatment”, description of the functions done by the sections of orchestra and the joint of all those aspects specifically oriented to the instrumental parts: introduction, interlude or transition and coda.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nogueira, Marcos Pupo Fernandes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lacerda, Bruno Renato [UNESP]2014-06-11T19:27:27Z2014-06-11T19:27:27Z2009-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis315 f. : il + 1 CDapplication/pdfLACERDA, Bruno Renato. Arranjos de Guerra-Peixe para a orquestra da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. 2009. 315 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2009.http://hdl.handle.net/11449/95125000591110lacerda_br_me_ia.pdf33004013066P3Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-12T06:30:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/95125Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-12T06:30:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Arranjos de Guerra-Peixe para a orquestra da Rádio Nacional do Rio de Janeiro
title Arranjos de Guerra-Peixe para a orquestra da Rádio Nacional do Rio de Janeiro
spellingShingle Arranjos de Guerra-Peixe para a orquestra da Rádio Nacional do Rio de Janeiro
Lacerda, Bruno Renato [UNESP]
Guerra-Peixe, César, 1914-1993
Arranjo (Música para orquestra)
Música popular brasileira
Acompanhamento sinfônico
Orquestra de rádio
Symphonic accompaniment
Radio orchestra
title_short Arranjos de Guerra-Peixe para a orquestra da Rádio Nacional do Rio de Janeiro
title_full Arranjos de Guerra-Peixe para a orquestra da Rádio Nacional do Rio de Janeiro
title_fullStr Arranjos de Guerra-Peixe para a orquestra da Rádio Nacional do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Arranjos de Guerra-Peixe para a orquestra da Rádio Nacional do Rio de Janeiro
title_sort Arranjos de Guerra-Peixe para a orquestra da Rádio Nacional do Rio de Janeiro
author Lacerda, Bruno Renato [UNESP]
author_facet Lacerda, Bruno Renato [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Marcos Pupo Fernandes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda, Bruno Renato [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Guerra-Peixe, César, 1914-1993
Arranjo (Música para orquestra)
Música popular brasileira
Acompanhamento sinfônico
Orquestra de rádio
Symphonic accompaniment
Radio orchestra
topic Guerra-Peixe, César, 1914-1993
Arranjo (Música para orquestra)
Música popular brasileira
Acompanhamento sinfônico
Orquestra de rádio
Symphonic accompaniment
Radio orchestra
description Esta pesquisa analisa seis arranjos de Guerra-Peixe escritos para a orquestra da Rádio Nacional do Rio de Janeiro durante o período de contratação desse músico por parte dessa emissora. Por meio da análise estão demonstrados os procedimentos utilizados por Guerra-Peixe na elaboração de seus arranjos. A análise identifica os métodos empregados por Guerra-Peixe em seus arranjos usados para caracterizar alguns dos principais gêneros da música popular brasileira. Verificou-se, por meio da análise comparativa dos arranjos com o ciclo de peças da obra Drummondiana, do mesmo compositor, que Guerra-Peixe aplica procedimentos dos arranjos na escrita composicional. Para contextualizar o objeto de análise há um levantamento histórico sobre os seguintes temas: a trajetória de Guerra-Peixe como arranjador de orquestras de rádio, as transformações estéticas dos arranjos orquestrais de música popular brasileira, o surgimento, o ápice e o declínio das orquestras de rádio e o estado de conservação do acervo de partituras com arranjos escritos por Guerra-Peixe. A fundamentação teórica da análise está baseada nos conceitos de “motivo de acompanhamento” e “tipos de acompanhamento”, de Arnold Schoenberg e dos “tipos de texturas”, de Walter Piston. Os procedimentos metodológicos da análise obedecem à seguinte ordem: aspectos estruturais da música (forma, frase, textura e plano harmônico), aspectos funcionais do acompanhamento (“motivo de acompanhamento”, “melodia secundária” e tratamento da “linha do baixo”), descrição das funções desempenhadas pelos naipes da orquestra e a junção de todos esses aspectos direcionados especificamente para as partes instrumentais: introdução, interlúdio ou transição e coda.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-07
2014-06-11T19:27:27Z
2014-06-11T19:27:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LACERDA, Bruno Renato. Arranjos de Guerra-Peixe para a orquestra da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. 2009. 315 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/95125
000591110
lacerda_br_me_ia.pdf
33004013066P3
identifier_str_mv LACERDA, Bruno Renato. Arranjos de Guerra-Peixe para a orquestra da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. 2009. 315 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2009.
000591110
lacerda_br_me_ia.pdf
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/95125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 315 f. : il + 1 CD
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047332050108416