Professore(a)s formadore(a)s de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: significações atribuídas ao trabalho docente na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zaneti, Josiane de Cássia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191711
Resumo: Fundamentando-se na pedagogia histórico-crítica e buscando aproximar a investigação à lógica dialética, a presente pesquisa objetivou identificar, analisar e compreender as significações de docentes universitário(a)s da licenciatura em Ciências Biológicas sobre seu trabalho como formadore(a)s de professore(a)s de Biologia e Ciências. Para tanto, algumas questões conduziram a pesquisa, dentre as quais: como docentes de diferentes cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas compreendem diferentes aspectos de suas atuações como docentes formadore(a)s de futuro(a)s professore(a)s? Como desenvolvem as disciplinas que lecionam para este curso? Como avaliam as condições do trabalho docente nas universidades públicas na atualidade? Tendo por base a proposta dos Núcleos de Significação foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professore(a)s universitário(a)s, com a produção de, aproximadamente, nove horas de áudios que foram transcritos e analisados. Esta metodologia busca sintetizar as mediações constitutivas do sujeito e alcançar as significações do(a) participante com foco no objetivo pretendido. Os resultados apontam que os participantes entendem que a educação tem papel na transformação social e a entendem como uma prática social política. Também indicam a precarização de seu trabalho docente na universidade.
id UNSP_712db51b8af9d9bb533caa99128c035e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/191711
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Professore(a)s formadore(a)s de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: significações atribuídas ao trabalho docente na universidadeThe meanings attributed to the work of professors responsible for teaching at the Biological Science bachelor courseFormação de formadoresFormação de professoresPedagogia histórico-críticaEnsino de BiologiaEnsino de CiênciasTeaching future teachersHistorical-critical pedagogyBiology teachingScience teachingTeacher trainingFundamentando-se na pedagogia histórico-crítica e buscando aproximar a investigação à lógica dialética, a presente pesquisa objetivou identificar, analisar e compreender as significações de docentes universitário(a)s da licenciatura em Ciências Biológicas sobre seu trabalho como formadore(a)s de professore(a)s de Biologia e Ciências. Para tanto, algumas questões conduziram a pesquisa, dentre as quais: como docentes de diferentes cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas compreendem diferentes aspectos de suas atuações como docentes formadore(a)s de futuro(a)s professore(a)s? Como desenvolvem as disciplinas que lecionam para este curso? Como avaliam as condições do trabalho docente nas universidades públicas na atualidade? Tendo por base a proposta dos Núcleos de Significação foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professore(a)s universitário(a)s, com a produção de, aproximadamente, nove horas de áudios que foram transcritos e analisados. Esta metodologia busca sintetizar as mediações constitutivas do sujeito e alcançar as significações do(a) participante com foco no objetivo pretendido. Os resultados apontam que os participantes entendem que a educação tem papel na transformação social e a entendem como uma prática social política. Também indicam a precarização de seu trabalho docente na universidade.Having the historical-critical pedagogy as a base and attempting to get the research closer to the dialectical logic, this study aimed to identify, understand and analyze the meanings related to the work of Biological Science professors while preparing Biology and Sciences teachers. Therefore, some questions guided this analysis, such as - What is the understanding professors, of different Biological Sciences bachelor courses, have about the different aspects of their role while teaching future teachers? How do they develop the subjects they teach in this course? How do they evaluate the professors work conditions in public universities nowadays? Based on the proposal of the Nuclei of Meanings, semi-structured interviews were conducted with three university professors, having as a result approximately nine hours of audios that were transcribed and analyzed. This methodology seeks to summarize the constitutive mediations of the individual and achieve the participant’s meanings having as a focus the intended goal. The outcomes indicate that the participants understand the education role in social transformation and as a political social practice. The same results also highlighted the precariousness of their teaching work at the university.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES/PROEXUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zaneti, Josiane de Cássia2020-03-02T17:44:29Z2020-03-02T17:44:29Z2019-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19171100092932833004056079P023749743139537720000-0002-0192-3988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-17T06:15:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191711Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:32:11.695057Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professore(a)s formadore(a)s de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: significações atribuídas ao trabalho docente na universidade
The meanings attributed to the work of professors responsible for teaching at the Biological Science bachelor course
title Professore(a)s formadore(a)s de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: significações atribuídas ao trabalho docente na universidade
spellingShingle Professore(a)s formadore(a)s de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: significações atribuídas ao trabalho docente na universidade
Zaneti, Josiane de Cássia
Formação de formadores
Formação de professores
Pedagogia histórico-crítica
Ensino de Biologia
Ensino de Ciências
Teaching future teachers
Historical-critical pedagogy
Biology teaching
Science teaching
Teacher training
title_short Professore(a)s formadore(a)s de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: significações atribuídas ao trabalho docente na universidade
title_full Professore(a)s formadore(a)s de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: significações atribuídas ao trabalho docente na universidade
title_fullStr Professore(a)s formadore(a)s de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: significações atribuídas ao trabalho docente na universidade
title_full_unstemmed Professore(a)s formadore(a)s de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: significações atribuídas ao trabalho docente na universidade
title_sort Professore(a)s formadore(a)s de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: significações atribuídas ao trabalho docente na universidade
author Zaneti, Josiane de Cássia
author_facet Zaneti, Josiane de Cássia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zaneti, Josiane de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de formadores
Formação de professores
Pedagogia histórico-crítica
Ensino de Biologia
Ensino de Ciências
Teaching future teachers
Historical-critical pedagogy
Biology teaching
Science teaching
Teacher training
topic Formação de formadores
Formação de professores
Pedagogia histórico-crítica
Ensino de Biologia
Ensino de Ciências
Teaching future teachers
Historical-critical pedagogy
Biology teaching
Science teaching
Teacher training
description Fundamentando-se na pedagogia histórico-crítica e buscando aproximar a investigação à lógica dialética, a presente pesquisa objetivou identificar, analisar e compreender as significações de docentes universitário(a)s da licenciatura em Ciências Biológicas sobre seu trabalho como formadore(a)s de professore(a)s de Biologia e Ciências. Para tanto, algumas questões conduziram a pesquisa, dentre as quais: como docentes de diferentes cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas compreendem diferentes aspectos de suas atuações como docentes formadore(a)s de futuro(a)s professore(a)s? Como desenvolvem as disciplinas que lecionam para este curso? Como avaliam as condições do trabalho docente nas universidades públicas na atualidade? Tendo por base a proposta dos Núcleos de Significação foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professore(a)s universitário(a)s, com a produção de, aproximadamente, nove horas de áudios que foram transcritos e analisados. Esta metodologia busca sintetizar as mediações constitutivas do sujeito e alcançar as significações do(a) participante com foco no objetivo pretendido. Os resultados apontam que os participantes entendem que a educação tem papel na transformação social e a entendem como uma prática social política. Também indicam a precarização de seu trabalho docente na universidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
2020-03-02T17:44:29Z
2020-03-02T17:44:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/191711
000929328
33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
url http://hdl.handle.net/11449/191711
identifier_str_mv 000929328
33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129215681265664