Professore(a)s formadore(a)s de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: significações atribuídas ao trabalho docente na universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/191711 |
Resumo: | Fundamentando-se na pedagogia histórico-crítica e buscando aproximar a investigação à lógica dialética, a presente pesquisa objetivou identificar, analisar e compreender as significações de docentes universitário(a)s da licenciatura em Ciências Biológicas sobre seu trabalho como formadore(a)s de professore(a)s de Biologia e Ciências. Para tanto, algumas questões conduziram a pesquisa, dentre as quais: como docentes de diferentes cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas compreendem diferentes aspectos de suas atuações como docentes formadore(a)s de futuro(a)s professore(a)s? Como desenvolvem as disciplinas que lecionam para este curso? Como avaliam as condições do trabalho docente nas universidades públicas na atualidade? Tendo por base a proposta dos Núcleos de Significação foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professore(a)s universitário(a)s, com a produção de, aproximadamente, nove horas de áudios que foram transcritos e analisados. Esta metodologia busca sintetizar as mediações constitutivas do sujeito e alcançar as significações do(a) participante com foco no objetivo pretendido. Os resultados apontam que os participantes entendem que a educação tem papel na transformação social e a entendem como uma prática social política. Também indicam a precarização de seu trabalho docente na universidade. |
id |
UNSP_712db51b8af9d9bb533caa99128c035e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/191711 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Professore(a)s formadore(a)s de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: significações atribuídas ao trabalho docente na universidadeThe meanings attributed to the work of professors responsible for teaching at the Biological Science bachelor courseFormação de formadoresFormação de professoresPedagogia histórico-críticaEnsino de BiologiaEnsino de CiênciasTeaching future teachersHistorical-critical pedagogyBiology teachingScience teachingTeacher trainingFundamentando-se na pedagogia histórico-crítica e buscando aproximar a investigação à lógica dialética, a presente pesquisa objetivou identificar, analisar e compreender as significações de docentes universitário(a)s da licenciatura em Ciências Biológicas sobre seu trabalho como formadore(a)s de professore(a)s de Biologia e Ciências. Para tanto, algumas questões conduziram a pesquisa, dentre as quais: como docentes de diferentes cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas compreendem diferentes aspectos de suas atuações como docentes formadore(a)s de futuro(a)s professore(a)s? Como desenvolvem as disciplinas que lecionam para este curso? Como avaliam as condições do trabalho docente nas universidades públicas na atualidade? Tendo por base a proposta dos Núcleos de Significação foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professore(a)s universitário(a)s, com a produção de, aproximadamente, nove horas de áudios que foram transcritos e analisados. Esta metodologia busca sintetizar as mediações constitutivas do sujeito e alcançar as significações do(a) participante com foco no objetivo pretendido. Os resultados apontam que os participantes entendem que a educação tem papel na transformação social e a entendem como uma prática social política. Também indicam a precarização de seu trabalho docente na universidade.Having the historical-critical pedagogy as a base and attempting to get the research closer to the dialectical logic, this study aimed to identify, understand and analyze the meanings related to the work of Biological Science professors while preparing Biology and Sciences teachers. Therefore, some questions guided this analysis, such as - What is the understanding professors, of different Biological Sciences bachelor courses, have about the different aspects of their role while teaching future teachers? How do they develop the subjects they teach in this course? How do they evaluate the professors work conditions in public universities nowadays? Based on the proposal of the Nuclei of Meanings, semi-structured interviews were conducted with three university professors, having as a result approximately nine hours of audios that were transcribed and analyzed. This methodology seeks to summarize the constitutive mediations of the individual and achieve the participant’s meanings having as a focus the intended goal. The outcomes indicate that the participants understand the education role in social transformation and as a political social practice. The same results also highlighted the precariousness of their teaching work at the university.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES/PROEXUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zaneti, Josiane de Cássia2020-03-02T17:44:29Z2020-03-02T17:44:29Z2019-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19171100092932833004056079P023749743139537720000-0002-0192-3988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-17T06:15:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191711Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:32:11.695057Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professore(a)s formadore(a)s de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: significações atribuídas ao trabalho docente na universidade The meanings attributed to the work of professors responsible for teaching at the Biological Science bachelor course |
title |
Professore(a)s formadore(a)s de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: significações atribuídas ao trabalho docente na universidade |
spellingShingle |
Professore(a)s formadore(a)s de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: significações atribuídas ao trabalho docente na universidade Zaneti, Josiane de Cássia Formação de formadores Formação de professores Pedagogia histórico-crítica Ensino de Biologia Ensino de Ciências Teaching future teachers Historical-critical pedagogy Biology teaching Science teaching Teacher training |
title_short |
Professore(a)s formadore(a)s de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: significações atribuídas ao trabalho docente na universidade |
title_full |
Professore(a)s formadore(a)s de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: significações atribuídas ao trabalho docente na universidade |
title_fullStr |
Professore(a)s formadore(a)s de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: significações atribuídas ao trabalho docente na universidade |
title_full_unstemmed |
Professore(a)s formadore(a)s de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: significações atribuídas ao trabalho docente na universidade |
title_sort |
Professore(a)s formadore(a)s de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: significações atribuídas ao trabalho docente na universidade |
author |
Zaneti, Josiane de Cássia |
author_facet |
Zaneti, Josiane de Cássia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zaneti, Josiane de Cássia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de formadores Formação de professores Pedagogia histórico-crítica Ensino de Biologia Ensino de Ciências Teaching future teachers Historical-critical pedagogy Biology teaching Science teaching Teacher training |
topic |
Formação de formadores Formação de professores Pedagogia histórico-crítica Ensino de Biologia Ensino de Ciências Teaching future teachers Historical-critical pedagogy Biology teaching Science teaching Teacher training |
description |
Fundamentando-se na pedagogia histórico-crítica e buscando aproximar a investigação à lógica dialética, a presente pesquisa objetivou identificar, analisar e compreender as significações de docentes universitário(a)s da licenciatura em Ciências Biológicas sobre seu trabalho como formadore(a)s de professore(a)s de Biologia e Ciências. Para tanto, algumas questões conduziram a pesquisa, dentre as quais: como docentes de diferentes cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas compreendem diferentes aspectos de suas atuações como docentes formadore(a)s de futuro(a)s professore(a)s? Como desenvolvem as disciplinas que lecionam para este curso? Como avaliam as condições do trabalho docente nas universidades públicas na atualidade? Tendo por base a proposta dos Núcleos de Significação foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professore(a)s universitário(a)s, com a produção de, aproximadamente, nove horas de áudios que foram transcritos e analisados. Esta metodologia busca sintetizar as mediações constitutivas do sujeito e alcançar as significações do(a) participante com foco no objetivo pretendido. Os resultados apontam que os participantes entendem que a educação tem papel na transformação social e a entendem como uma prática social política. Também indicam a precarização de seu trabalho docente na universidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 2020-03-02T17:44:29Z 2020-03-02T17:44:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/191711 000929328 33004056079P0 2374974313953772 0000-0002-0192-3988 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/191711 |
identifier_str_mv |
000929328 33004056079P0 2374974313953772 0000-0002-0192-3988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129215681265664 |