Experiências de estágio curricular supervisionado e portfólios de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Valiengo, Amanda, Silva, Ana Laura Ribeiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/28017
http://hdl.handle.net/11449/114983
Resumo: This article portrays Supervised Curricular Training experiences in Paulistas Universities by means of learning portfolios. The reflections presented indicate the pathways of experiences with this feature didactic-pedagogical motivator of qualitative advances in cultural formation of students and teachers of the Pedagogy Course. The methodological approach was chosen for consistent in the defense of necessary joints of dialogical, reflexive and emancipatory dimensions in training teachers for Early Childhood Education, and to contribute in the mediation of the activities carried out by undergraduates, with individualized follow in the formation of each one of them. The experience, stand out learnings regarding limits of this practice and the significant advances realized in each student, by means of their written work, sharing of knowledge, the interlocution between them and the teachers and the link with theory and practice through the Internship Supervised and the use of learning portfolios.
id UNSP_715eb607c9bb2a2271afcf9e0faf6b24
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114983
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Experiências de estágio curricular supervisionado e portfólios de aprendizagemExperiences of supervised internship and learning portfoliosportifólio de aprendizagemCurso de Pedagogia da FFC - Unesp - Marília, SP.This article portrays Supervised Curricular Training experiences in Paulistas Universities by means of learning portfolios. The reflections presented indicate the pathways of experiences with this feature didactic-pedagogical motivator of qualitative advances in cultural formation of students and teachers of the Pedagogy Course. The methodological approach was chosen for consistent in the defense of necessary joints of dialogical, reflexive and emancipatory dimensions in training teachers for Early Childhood Education, and to contribute in the mediation of the activities carried out by undergraduates, with individualized follow in the formation of each one of them. The experience, stand out learnings regarding limits of this practice and the significant advances realized in each student, by means of their written work, sharing of knowledge, the interlocution between them and the teachers and the link with theory and practice through the Internship Supervised and the use of learning portfolios.Este artigo retrata experiências de Estágio Curricular Supervisionado em universidades paulistas com uso de portfólios de aprendizagem. As reflexões apresentadas assinalam os percursos das vivências com esse recurso didático-pedagógico motivador de avanços qualitativos no processo de formação cultural de discentes e professoras do Curso de Pedagogia. A abordagem metodológica foi escolhida por coadunar com a defesa de necessárias articulações das dimensões dialógica, reflexiva e emancipadora no processo de formação de professores para a Educação Infantil, e por contribuir para a mediação das atividades realizadas pelos graduandos, com acompanhamento individualizado na formação de cada um deles. Do vivido, destacam-se aprendizados relativos aos limites dessa prática e aos avanços significativos percebidos em cada discente, por meio de seus trabalhos escritos, da partilha de conhecimentos, da interlocução entre os estudantes e entre eles e as professoras e da articulação teoria e prática mediante o Estágio Supervisionado e o uso de portfólios de aprendizagem.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]Valiengo, AmandaSilva, Ana Laura Ribeiro da2015-02-24T13:57:38Z2015-02-24T13:57:38Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article221-232application/pdfhttp://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/28017Ensino em Re-vista, v. 21, n. 2, p. 221-232, 2014.0104-3757http://hdl.handle.net/11449/114983ISSN01043757-2014-21-02-221-232.pdf5702962982414366Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsino em Re-vistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-11T06:27:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114983Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-11T06:27:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de estágio curricular supervisionado e portfólios de aprendizagem
Experiences of supervised internship and learning portfolios
title Experiências de estágio curricular supervisionado e portfólios de aprendizagem
spellingShingle Experiências de estágio curricular supervisionado e portfólios de aprendizagem
Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
portifólio de aprendizagem
Curso de Pedagogia da FFC - Unesp - Marília, SP.
title_short Experiências de estágio curricular supervisionado e portfólios de aprendizagem
title_full Experiências de estágio curricular supervisionado e portfólios de aprendizagem
title_fullStr Experiências de estágio curricular supervisionado e portfólios de aprendizagem
title_full_unstemmed Experiências de estágio curricular supervisionado e portfólios de aprendizagem
title_sort Experiências de estágio curricular supervisionado e portfólios de aprendizagem
author Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
author_facet Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
Valiengo, Amanda
Silva, Ana Laura Ribeiro da
author_role author
author2 Valiengo, Amanda
Silva, Ana Laura Ribeiro da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
Valiengo, Amanda
Silva, Ana Laura Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv portifólio de aprendizagem
Curso de Pedagogia da FFC - Unesp - Marília, SP.
topic portifólio de aprendizagem
Curso de Pedagogia da FFC - Unesp - Marília, SP.
description This article portrays Supervised Curricular Training experiences in Paulistas Universities by means of learning portfolios. The reflections presented indicate the pathways of experiences with this feature didactic-pedagogical motivator of qualitative advances in cultural formation of students and teachers of the Pedagogy Course. The methodological approach was chosen for consistent in the defense of necessary joints of dialogical, reflexive and emancipatory dimensions in training teachers for Early Childhood Education, and to contribute in the mediation of the activities carried out by undergraduates, with individualized follow in the formation of each one of them. The experience, stand out learnings regarding limits of this practice and the significant advances realized in each student, by means of their written work, sharing of knowledge, the interlocution between them and the teachers and the link with theory and practice through the Internship Supervised and the use of learning portfolios.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-24T13:57:38Z
2015-02-24T13:57:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/28017
Ensino em Re-vista, v. 21, n. 2, p. 221-232, 2014.
0104-3757
http://hdl.handle.net/11449/114983
ISSN01043757-2014-21-02-221-232.pdf
5702962982414366
url http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/28017
http://hdl.handle.net/11449/114983
identifier_str_mv Ensino em Re-vista, v. 21, n. 2, p. 221-232, 2014.
0104-3757
ISSN01043757-2014-21-02-221-232.pdf
5702962982414366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensino em Re-vista
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 221-232
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792962311981367296