Random forest na previsão da produção de cana-de-açúcar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Hugo Guiné Pinto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243451
Resumo: A cana-de-açúcar é a principal fonte de energia renovável no Brasil com um futuro promissor em todo o mundo, tanto na questão econômica quanto na ambiental. Assim, buscar métodos que melhorem a capacidade de previsão do rendimento da cultura é estratégico para a sustentabilidade da produção. O objetivo do trabalho foi testar o algoritmo de aprendizado de máquina Random Forest (RF) para previsão da produtividade da cana-de-açúcar a partir dos atributos do solo e práticas de manejos da cultura em áreas comerciais no noroeste paulista. Foram utilizados dados dos anos de 2016 a 2018, com um total de 70 mil hectares de área plantada. Os resultados indicam que a acurácia dos modelos encontrados estão entre 77 e 94%. As variáveis de manejo, tais como, número de cortes e época de colheita, foram as principais condicionantes da produtividade da cultura, em relação às variáveis químicas do solo. Os resultados indicam que o algoritmo RF apresentou precisão satisfatória, evidenciando sua aplicação na tomada de decisão dentro das unidades produtoras.
id UNSP_718bbc3b7d4334d4d8aed2325d0df265
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243451
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Random forest na previsão da produção de cana-de-açúcarRandom forest algorithm in the forecast of sugarcane productionMetodo da árvore de decisãoAgricultura de precisãoBig dataPrecision agriculture DLCDecision treeA cana-de-açúcar é a principal fonte de energia renovável no Brasil com um futuro promissor em todo o mundo, tanto na questão econômica quanto na ambiental. Assim, buscar métodos que melhorem a capacidade de previsão do rendimento da cultura é estratégico para a sustentabilidade da produção. O objetivo do trabalho foi testar o algoritmo de aprendizado de máquina Random Forest (RF) para previsão da produtividade da cana-de-açúcar a partir dos atributos do solo e práticas de manejos da cultura em áreas comerciais no noroeste paulista. Foram utilizados dados dos anos de 2016 a 2018, com um total de 70 mil hectares de área plantada. Os resultados indicam que a acurácia dos modelos encontrados estão entre 77 e 94%. As variáveis de manejo, tais como, número de cortes e época de colheita, foram as principais condicionantes da produtividade da cultura, em relação às variáveis químicas do solo. Os resultados indicam que o algoritmo RF apresentou precisão satisfatória, evidenciando sua aplicação na tomada de decisão dentro das unidades produtoras.Sugarcane is the main source of renewable energy in Brazil with a promising future throughout the world, both economically and environmentally. Thus, the forecast of crop yield is strategic for the sustainability of production. The objective of this work was to test the Random Forest (RF) machine learning algorithm to predict sugarcane productivity based on soil attributes and crop management practices in commercial areas in northwest São Paulo, Brazil. Data from the years 2016 to 2018 were used, with a total of 70 thousand hectares of planted area. The results indicate that the accuracy of the models found were between 77 and 94%. Management variables such as number of harvests and harvest season were the main determinants of crop yield to soil chemical variables. Our results show that the RF algorithm was enough to be applied for decision making of sugar mill operation planning.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Gener TadeuPanosso, Alan RodrigoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Hugo Guiné Pinto2023-05-17T12:01:33Z2023-05-17T12:01:33Z2023-01-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24345133004102071P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-04T18:58:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243451Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:48:55.437957Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Random forest na previsão da produção de cana-de-açúcar
Random forest algorithm in the forecast of sugarcane production
title Random forest na previsão da produção de cana-de-açúcar
spellingShingle Random forest na previsão da produção de cana-de-açúcar
Ferreira, Hugo Guiné Pinto
Metodo da árvore de decisão
Agricultura de precisão
Big data
Precision agriculture DLC
Decision tree
title_short Random forest na previsão da produção de cana-de-açúcar
title_full Random forest na previsão da produção de cana-de-açúcar
title_fullStr Random forest na previsão da produção de cana-de-açúcar
title_full_unstemmed Random forest na previsão da produção de cana-de-açúcar
title_sort Random forest na previsão da produção de cana-de-açúcar
author Ferreira, Hugo Guiné Pinto
author_facet Ferreira, Hugo Guiné Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Gener Tadeu
Panosso, Alan Rodrigo
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Hugo Guiné Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Metodo da árvore de decisão
Agricultura de precisão
Big data
Precision agriculture DLC
Decision tree
topic Metodo da árvore de decisão
Agricultura de precisão
Big data
Precision agriculture DLC
Decision tree
description A cana-de-açúcar é a principal fonte de energia renovável no Brasil com um futuro promissor em todo o mundo, tanto na questão econômica quanto na ambiental. Assim, buscar métodos que melhorem a capacidade de previsão do rendimento da cultura é estratégico para a sustentabilidade da produção. O objetivo do trabalho foi testar o algoritmo de aprendizado de máquina Random Forest (RF) para previsão da produtividade da cana-de-açúcar a partir dos atributos do solo e práticas de manejos da cultura em áreas comerciais no noroeste paulista. Foram utilizados dados dos anos de 2016 a 2018, com um total de 70 mil hectares de área plantada. Os resultados indicam que a acurácia dos modelos encontrados estão entre 77 e 94%. As variáveis de manejo, tais como, número de cortes e época de colheita, foram as principais condicionantes da produtividade da cultura, em relação às variáveis químicas do solo. Os resultados indicam que o algoritmo RF apresentou precisão satisfatória, evidenciando sua aplicação na tomada de decisão dentro das unidades produtoras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-17T12:01:33Z
2023-05-17T12:01:33Z
2023-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/243451
33004102071P2
url http://hdl.handle.net/11449/243451
identifier_str_mv 33004102071P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129122590785536