Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/96058 |
Resumo: | Esta pesquisa se insere nos estudos que abordam o tema formação de professores, saberes docentes, prática pedagógica e identidade do professor. Entre os objetivos relacionados buscou-se averiguar os saberes docentes e a prática pedagógica na proposta do curso de Licenciatura em Educação Física da Unesp/ Rio Claro; apontar os elementos constitutivos da identidade do professor; e identificar no exercício da profissionalidade docente habitus dos professores universitários. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, estudo de caso, que utilizou como técnica para a coleta de dados: fonte documental, entrevista e observação. Os dados foram apresentados contemplando à análise do conteúdo nas seguintes categorias; (a) Os saberes docentes e as práticas pedagógicas presentes na proposta curricular e na perspectiva docente; (b) A identidade docente; e (c) O habitus do professor universitário. Da discussão dos resultados observou-se que, dentro da proposta curricular, há um conjunto de saberes presentes, mas que, no entanto, são priorizados os de caráter conceitual/procedimental, apresentando uma fundamentação pautada no modelo da racionalidade técnica. Com relação aos saberes, de forma geral, foram visto como plurais. Porém, em alguns momentos são alguns são mais priorizados que iv outros. Com relação a prática pedagógica vislumbra-se a percepção desta em diversos momentos: ora relacionados ao conhecimento da disciplina e a forma de se ensinar, e ora ao universo do aluno e a sua intencionalidade. Este encaminhamento direciona para a compreensão de uma identidade que abarca a compreensão da docência como um dom, vocação, até a dimensão atitudinal, fazendo jus a composição de uma identidade historicamente construída e modificada pelos saberes, pela ação do exercício profissional, pelo contexto, pela formação, entre outros... |
id |
UNSP_71dbfadc70820644faa8a1e5e14e7c23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/96058 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógicaProfessores - FormaçãoEducação fisicaIdentidade docenteProfessors formationPedagogical practicalKnowledge professorsTeaching identityPhysical educationEsta pesquisa se insere nos estudos que abordam o tema formação de professores, saberes docentes, prática pedagógica e identidade do professor. Entre os objetivos relacionados buscou-se averiguar os saberes docentes e a prática pedagógica na proposta do curso de Licenciatura em Educação Física da Unesp/ Rio Claro; apontar os elementos constitutivos da identidade do professor; e identificar no exercício da profissionalidade docente habitus dos professores universitários. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, estudo de caso, que utilizou como técnica para a coleta de dados: fonte documental, entrevista e observação. Os dados foram apresentados contemplando à análise do conteúdo nas seguintes categorias; (a) Os saberes docentes e as práticas pedagógicas presentes na proposta curricular e na perspectiva docente; (b) A identidade docente; e (c) O habitus do professor universitário. Da discussão dos resultados observou-se que, dentro da proposta curricular, há um conjunto de saberes presentes, mas que, no entanto, são priorizados os de caráter conceitual/procedimental, apresentando uma fundamentação pautada no modelo da racionalidade técnica. Com relação aos saberes, de forma geral, foram visto como plurais. Porém, em alguns momentos são alguns são mais priorizados que iv outros. Com relação a prática pedagógica vislumbra-se a percepção desta em diversos momentos: ora relacionados ao conhecimento da disciplina e a forma de se ensinar, e ora ao universo do aluno e a sua intencionalidade. Este encaminhamento direciona para a compreensão de uma identidade que abarca a compreensão da docência como um dom, vocação, até a dimensão atitudinal, fazendo jus a composição de uma identidade historicamente construída e modificada pelos saberes, pela ação do exercício profissional, pelo contexto, pela formação, entre outros...This research deals with teachers formation, professors knowledge, pedagogical pratical and teaching identity. Between the related objectives will search to inquire the constitution of the professor knowledge and of the pedagogical practical in the proposal of professor formation of the Degree in Physical Education Course of the Unesp/Rio Claro; to point the constituent elements of the professor identity; and to recognize in the teaching exercise habitus of the professors. It is treated, therefore, of one searches qualitative, case study, that it used as technique for the data collection: documentary source, interview and participant comment. The data presented contemplating the content analysis in the following categories; (a) professors knowledge and pedagogical practical presents in the curricular proposal and teaching perspective; (b) teaching identity; and (c) professor habitus. In the discussion of the results was observed that inside of the proposal curricular have a set of the knowledge, however they are prioritized of conceptual / procedures character, presenting a recital in the model of the technique rationality. The knowledge was understood with plural. Though, in some moments are prioritized someone in detriment of others. With regard to pedagogical practical is glimpsed perception of this at diverse moments: related with the disciplines knowledge and the teaching form, and with students universe and its scienter. This guiding directs to understand of the professors as a vocation, until the atitudinal dimension, 181 relationship the composition of an historical identity constructed and modified by knowledge professor, action of the professional exercise, context and formation, among others. However, it perceives, also, that the professor identity, with relation to superior education needs to be explored. Inside of this context habitus created in the university... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Secretaria de Estado de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Neto, Samuel de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]2014-06-11T19:28:00Z2014-06-11T19:28:00Z2007-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisviii, 188 f. : il., gráfs.application/pdfBENITES, Larissa Cerignoni. Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógica. 2007. viii, 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.http://hdl.handle.net/11449/96058000500182benites_lc_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-18T06:26:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96058Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:21:08.893430Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógica |
title |
Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógica |
spellingShingle |
Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógica Benites, Larissa Cerignoni [UNESP] Professores - Formação Educação fisica Identidade docente Professors formation Pedagogical practical Knowledge professors Teaching identity Physical education |
title_short |
Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógica |
title_full |
Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógica |
title_fullStr |
Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógica |
title_sort |
Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógica |
author |
Benites, Larissa Cerignoni [UNESP] |
author_facet |
Benites, Larissa Cerignoni [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neto, Samuel de Souza [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benites, Larissa Cerignoni [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Educação fisica Identidade docente Professors formation Pedagogical practical Knowledge professors Teaching identity Physical education |
topic |
Professores - Formação Educação fisica Identidade docente Professors formation Pedagogical practical Knowledge professors Teaching identity Physical education |
description |
Esta pesquisa se insere nos estudos que abordam o tema formação de professores, saberes docentes, prática pedagógica e identidade do professor. Entre os objetivos relacionados buscou-se averiguar os saberes docentes e a prática pedagógica na proposta do curso de Licenciatura em Educação Física da Unesp/ Rio Claro; apontar os elementos constitutivos da identidade do professor; e identificar no exercício da profissionalidade docente habitus dos professores universitários. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, estudo de caso, que utilizou como técnica para a coleta de dados: fonte documental, entrevista e observação. Os dados foram apresentados contemplando à análise do conteúdo nas seguintes categorias; (a) Os saberes docentes e as práticas pedagógicas presentes na proposta curricular e na perspectiva docente; (b) A identidade docente; e (c) O habitus do professor universitário. Da discussão dos resultados observou-se que, dentro da proposta curricular, há um conjunto de saberes presentes, mas que, no entanto, são priorizados os de caráter conceitual/procedimental, apresentando uma fundamentação pautada no modelo da racionalidade técnica. Com relação aos saberes, de forma geral, foram visto como plurais. Porém, em alguns momentos são alguns são mais priorizados que iv outros. Com relação a prática pedagógica vislumbra-se a percepção desta em diversos momentos: ora relacionados ao conhecimento da disciplina e a forma de se ensinar, e ora ao universo do aluno e a sua intencionalidade. Este encaminhamento direciona para a compreensão de uma identidade que abarca a compreensão da docência como um dom, vocação, até a dimensão atitudinal, fazendo jus a composição de uma identidade historicamente construída e modificada pelos saberes, pela ação do exercício profissional, pelo contexto, pela formação, entre outros... |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04-19 2014-06-11T19:28:00Z 2014-06-11T19:28:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BENITES, Larissa Cerignoni. Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógica. 2007. viii, 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007. http://hdl.handle.net/11449/96058 000500182 benites_lc_me_rcla.pdf 33004137062P0 |
identifier_str_mv |
BENITES, Larissa Cerignoni. Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógica. 2007. viii, 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007. 000500182 benites_lc_me_rcla.pdf 33004137062P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/96058 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
viii, 188 f. : il., gráfs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129509766987776 |