Estranho feminino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iório, Alessandra [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151354
Resumo: Esta Dissertação propõe-se a discutir questões relacionadas à identidade feminina, elaboradas durante um processo de produção pictórica. Aborda especificamente a aparência dos corpos à margem das padronizações instituídas e validadas socialmente. Para tal fim, foram investigadas sob a perspectiva feminista, as práticas e estruturas sociais que constroem, regulam e naturalizam o gênero, o sexo e a sexualidade como categorias identitárias baseadas na configuração corporal. Analisou-se ainda o conceito de estranho segundo a psicanálise freudiana e no contexto da crítica de arte contemporânea como assunto de pesquisa. Os desdobramentos do recorte proposto orientaram estudos complementares ao campo das artes visuais, da teoria feminista e psicanalítica, pertencentes as áreas da filosofia, linguística e literatura. O caráter interdisciplinar do projeto tem por objetivo compreender possibilidades de reconhecer e subverter os discursos opressivos que encerram o feminino em cenários de invisibilidade e violência.
id UNSP_7253d2deb33ef56c5d042cc2e3433c53
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151354
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estranho femininoStrange femaleFemininoCorpoEstranhoIdentidadeGêneroSexoFemaleBodyStrangeIdentityGenreSexEsta Dissertação propõe-se a discutir questões relacionadas à identidade feminina, elaboradas durante um processo de produção pictórica. Aborda especificamente a aparência dos corpos à margem das padronizações instituídas e validadas socialmente. Para tal fim, foram investigadas sob a perspectiva feminista, as práticas e estruturas sociais que constroem, regulam e naturalizam o gênero, o sexo e a sexualidade como categorias identitárias baseadas na configuração corporal. Analisou-se ainda o conceito de estranho segundo a psicanálise freudiana e no contexto da crítica de arte contemporânea como assunto de pesquisa. Os desdobramentos do recorte proposto orientaram estudos complementares ao campo das artes visuais, da teoria feminista e psicanalítica, pertencentes as áreas da filosofia, linguística e literatura. O caráter interdisciplinar do projeto tem por objetivo compreender possibilidades de reconhecer e subverter os discursos opressivos que encerram o feminino em cenários de invisibilidade e violência.This dissertation proposes to discuss questions related to the feminine identity, elaborated during a process of pictorial production. It specifically addresses the appearance of bodies outside socially validated and instituted standardizations. To this end, the social practices and structures that construct, regulate and naturalize gender, sex and sexuality as identity categories based on body configuration were investigated from a feminist perspective. The concept of stranger according to Freudian psychoanalysis and in the context of contemporary art criticism as a subject of research was also analyzed. The unfolding of the proposed cut led to complementary studies in the field of visual arts, feminist and psychoanalytic theory, belonging to the areas of philosophy, linguistics and literature. The interdisciplinary character of the project aims to understand possibilities of recognizing and subverting the oppressive discourses that enclose the feminine in scenarios of invisibility and violence.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Romagnolo, Sérgio Mauro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Iório, Alessandra [UNESP]2017-08-23T16:25:41Z2017-08-23T16:25:41Z2017-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15135400089086933004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-07T06:15:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151354Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:40:23.614466Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estranho feminino
Strange female
title Estranho feminino
spellingShingle Estranho feminino
Iório, Alessandra [UNESP]
Feminino
Corpo
Estranho
Identidade
Gênero
Sexo
Female
Body
Strange
Identity
Genre
Sex
title_short Estranho feminino
title_full Estranho feminino
title_fullStr Estranho feminino
title_full_unstemmed Estranho feminino
title_sort Estranho feminino
author Iório, Alessandra [UNESP]
author_facet Iório, Alessandra [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romagnolo, Sérgio Mauro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Iório, Alessandra [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Feminino
Corpo
Estranho
Identidade
Gênero
Sexo
Female
Body
Strange
Identity
Genre
Sex
topic Feminino
Corpo
Estranho
Identidade
Gênero
Sexo
Female
Body
Strange
Identity
Genre
Sex
description Esta Dissertação propõe-se a discutir questões relacionadas à identidade feminina, elaboradas durante um processo de produção pictórica. Aborda especificamente a aparência dos corpos à margem das padronizações instituídas e validadas socialmente. Para tal fim, foram investigadas sob a perspectiva feminista, as práticas e estruturas sociais que constroem, regulam e naturalizam o gênero, o sexo e a sexualidade como categorias identitárias baseadas na configuração corporal. Analisou-se ainda o conceito de estranho segundo a psicanálise freudiana e no contexto da crítica de arte contemporânea como assunto de pesquisa. Os desdobramentos do recorte proposto orientaram estudos complementares ao campo das artes visuais, da teoria feminista e psicanalítica, pertencentes as áreas da filosofia, linguística e literatura. O caráter interdisciplinar do projeto tem por objetivo compreender possibilidades de reconhecer e subverter os discursos opressivos que encerram o feminino em cenários de invisibilidade e violência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-23T16:25:41Z
2017-08-23T16:25:41Z
2017-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151354
000890869
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/151354
identifier_str_mv 000890869
33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129105095294976