Conto de escola: uma metáfora da sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gimenes, Alessandra Maria Moreira [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90148
Resumo: Esta Dissertação de mestrado desenvolvida no Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista no Campus de Rio Claro, relaciona História, Literatura e Educação, propondo uma leitura da obra Conto de escola de Machado de Assis, considerado o pai da prosa e da literatura brasileira, com o objetivo geral de estabelecer um diálogo entre o conto e as práticas escolares do Brasil atual. A relação estabelecida está embasada nas teorias propostas pela escola dos Analles. A leitura propõe desvelar na trama dos fios literários da narrativa, as inquietações de uma época e as aspirações de uma sociedade - a brasileira do século XIX - entretecidas pelo discurso do saber. Ambientado em 1840, publicado na coletânea Várias Histórias em 1896, Conto de escola narra o cotidiano de uma sala de aula de primeiras letras do século XIX brasileiro, de onde Pilar, narrador I personagem, vive o dilema de decidir-se pelas paredes fechadas da enfadonha escola ou pela liberdade dos morros e pelos divertimentos próprios da sua idade. Juntam-se a nos na análise, um grupo de professoras atuantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental com as quais lemos o conto. Portadoras da experiência de sua prática fazem a ponte entre o conto e as práticas da escola atual. Desta forma o método da leitura norteia a pesquisa, embasando essa prática Jorge Larrosa e para o conceito de experiência, Walter Benjamin: intercambiar experiências pela narrativa. Para a análise das falas das professoras o referencial vem de Zilberman e seus conceitos sobre o texto. Os resultados apontam para permanências e alterações nas práticas escolares.
id UNSP_72cb8b7a9a8e0524ca19ca68d0d94e95
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90148
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Conto de escola: uma metáfora da sociedadeAssis, Machado, 1839-1908Tradução e interpretaçãoEducaçãoHistóriaLiteraturaLeituraEnsino fundamentalPrática escolarEducationHistoryLiteratureReadingEsta Dissertação de mestrado desenvolvida no Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista no Campus de Rio Claro, relaciona História, Literatura e Educação, propondo uma leitura da obra Conto de escola de Machado de Assis, considerado o pai da prosa e da literatura brasileira, com o objetivo geral de estabelecer um diálogo entre o conto e as práticas escolares do Brasil atual. A relação estabelecida está embasada nas teorias propostas pela escola dos Analles. A leitura propõe desvelar na trama dos fios literários da narrativa, as inquietações de uma época e as aspirações de uma sociedade - a brasileira do século XIX - entretecidas pelo discurso do saber. Ambientado em 1840, publicado na coletânea Várias Histórias em 1896, Conto de escola narra o cotidiano de uma sala de aula de primeiras letras do século XIX brasileiro, de onde Pilar, narrador I personagem, vive o dilema de decidir-se pelas paredes fechadas da enfadonha escola ou pela liberdade dos morros e pelos divertimentos próprios da sua idade. Juntam-se a nos na análise, um grupo de professoras atuantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental com as quais lemos o conto. Portadoras da experiência de sua prática fazem a ponte entre o conto e as práticas da escola atual. Desta forma o método da leitura norteia a pesquisa, embasando essa prática Jorge Larrosa e para o conceito de experiência, Walter Benjamin: intercambiar experiências pela narrativa. Para a análise das falas das professoras o referencial vem de Zilberman e seus conceitos sobre o texto. Os resultados apontam para permanências e alterações nas práticas escolares.This research, developed to obtain the Master Degree in the Education Department of Universidade Estadual Paulista, in Rio Claro (SP/ Brazil), relates History, Literature and Education, proposing the reading of the book Conto de escola by Machado de Assis, which is considered the father of Brazilian literature and prose, with the general objective of establishing a dialogue between the tale and the current school practices in Brazil. This relationship is based on the theories proposed by Analles' school. The reading suggests unveiling in the weft of the literary threads of narrative, the concerns of a time and the society aspirations - the Brazilian society in the nineteenth century - interwoven by the knowledge's speech. Conto de escola, environmented in 1840 and published at the collection Varias Histórias on 1896, tells about the daily life of a first letters' classroom in the Brazilian nineteenth century, where Pilar, narrator/character, lives the dilemma of deciding between the closed walls of the boring school or the hills' freedom and his own age entertainment. A group of teachers, engaged in the elementary school initial grades, with whom we read the story, join us in the analysis. Carriers of their own experience in work, they are the bridge between the tale and today school practices. So, the reading method guides the research. For this practice, we appealed to Jorge Larrosa, and for the concept of experiment, we use the ideas of Walter Benjamin, exchange experiences from the narrative. For the analysis of the teachers' discourse, I use the ideas of Zilberman and their concepts about the text. The results point to stays and changes in school practices.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Maria Augusta Hemengarda Wurthmann [UNESP]Mialhe, Jorge Luís [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gimenes, Alessandra Maria Moreira [UNESP]2014-06-11T19:24:19Z2014-06-11T19:24:19Z2009-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis162 f. : il.application/pdfGIMENES, Alessandra Maria Moreira. Conto de escola: uma metáfora da sociedade. 2009. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.http://hdl.handle.net/11449/90148000600155gimenes_amm_me_rcla.pdf33004137064P24125705850773567Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-12T06:28:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90148Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:47:32.937290Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conto de escola: uma metáfora da sociedade
title Conto de escola: uma metáfora da sociedade
spellingShingle Conto de escola: uma metáfora da sociedade
Gimenes, Alessandra Maria Moreira [UNESP]
Assis, Machado, 1839-1908
Tradução e interpretação
Educação
História
Literatura
Leitura
Ensino fundamental
Prática escolar
Education
History
Literature
Reading
title_short Conto de escola: uma metáfora da sociedade
title_full Conto de escola: uma metáfora da sociedade
title_fullStr Conto de escola: uma metáfora da sociedade
title_full_unstemmed Conto de escola: uma metáfora da sociedade
title_sort Conto de escola: uma metáfora da sociedade
author Gimenes, Alessandra Maria Moreira [UNESP]
author_facet Gimenes, Alessandra Maria Moreira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Maria Augusta Hemengarda Wurthmann [UNESP]
Mialhe, Jorge Luís [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gimenes, Alessandra Maria Moreira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Assis, Machado, 1839-1908
Tradução e interpretação
Educação
História
Literatura
Leitura
Ensino fundamental
Prática escolar
Education
History
Literature
Reading
topic Assis, Machado, 1839-1908
Tradução e interpretação
Educação
História
Literatura
Leitura
Ensino fundamental
Prática escolar
Education
History
Literature
Reading
description Esta Dissertação de mestrado desenvolvida no Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista no Campus de Rio Claro, relaciona História, Literatura e Educação, propondo uma leitura da obra Conto de escola de Machado de Assis, considerado o pai da prosa e da literatura brasileira, com o objetivo geral de estabelecer um diálogo entre o conto e as práticas escolares do Brasil atual. A relação estabelecida está embasada nas teorias propostas pela escola dos Analles. A leitura propõe desvelar na trama dos fios literários da narrativa, as inquietações de uma época e as aspirações de uma sociedade - a brasileira do século XIX - entretecidas pelo discurso do saber. Ambientado em 1840, publicado na coletânea Várias Histórias em 1896, Conto de escola narra o cotidiano de uma sala de aula de primeiras letras do século XIX brasileiro, de onde Pilar, narrador I personagem, vive o dilema de decidir-se pelas paredes fechadas da enfadonha escola ou pela liberdade dos morros e pelos divertimentos próprios da sua idade. Juntam-se a nos na análise, um grupo de professoras atuantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental com as quais lemos o conto. Portadoras da experiência de sua prática fazem a ponte entre o conto e as práticas da escola atual. Desta forma o método da leitura norteia a pesquisa, embasando essa prática Jorge Larrosa e para o conceito de experiência, Walter Benjamin: intercambiar experiências pela narrativa. Para a análise das falas das professoras o referencial vem de Zilberman e seus conceitos sobre o texto. Os resultados apontam para permanências e alterações nas práticas escolares.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-02
2014-06-11T19:24:19Z
2014-06-11T19:24:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GIMENES, Alessandra Maria Moreira. Conto de escola: uma metáfora da sociedade. 2009. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/90148
000600155
gimenes_amm_me_rcla.pdf
33004137064P2
4125705850773567
identifier_str_mv GIMENES, Alessandra Maria Moreira. Conto de escola: uma metáfora da sociedade. 2009. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
000600155
gimenes_amm_me_rcla.pdf
33004137064P2
4125705850773567
url http://hdl.handle.net/11449/90148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 162 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129462400712704