Futebol brasileiro na atualidade: história, cultura e profissionalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Riviti, Thiago Garcia [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/141500
Resumo: O objetivo principal deste trabalho foi levantar questões sobre o futebol profissional brasileiro e a sociedade contemporânea, com base na análise dos processos de profissionalização do esporte no Brasil e da sociedade sob seus diversos prismas, como a Indústria Cultural, a Sociedade de Consumo e a Sociedade do Trabalho; de modo a compreender melhor o futebol brasileiro e suas relações com a sociedade e seus praticantes. Assim, primeiramente, foi realizada uma revisão bibliográfica e levantamento de dados publicados nos portais especializados em conteúdo esportivo, bem como material jornalístico; em seguida, procedeu-se à análise dos dados à luz da Sociologia do Esporte e da Psicossociologia. Valendo-se da história da profissionalização do esporte na Inglaterra (onde o futebol moderno se constituiu) e no Brasil, foram apresentadas as semelhanças e diferenças dos fundamentos da organização e regulamentação do futebol nos dois países, por parte das Federações. Esta análise comparativa permitiu perceber que estes fatores influenciam diretamente nos resultados obtidos pelos clubes, comercial e esportivamente. Compreender a gênese profissional do futebol brasileiro também permitiu analisar a sua organização de modo a elaborar definições sobre como o futebol brasileiro se apresenta em relação ao mundial e, assim, compreender a sua importância comercial, em especial para a mídia esportiva. Esta relação mídia-esporte é a principal responsável pela manutenção do futebol como aspiração profissional para milhares de brasileiros e pela mitificação dos jogadores profissionais, transformados em verdadeiros heróis modernos, a partir dos anos 1960. Como resultado, o marketing esportivo é o principal motor da monetarização do futebol. Assim como no mundo corporativo, no esporte, as instituições buscam impor aos seus trabalhadores a ilusão do possível, da ausência de limites. O ideal esportivo surge nas organizações estabelecendo competições entre seus colaboradores, bem como no marketing, nas estratégias para capturar consumidores e vender produtos ligados ao esporte. As transformações ocorridas na Sociedade a partir dos anos 1980, que trouxeram o trabalho para o centro das relações sociais no final do século XX e início do XXI estão se alterando rapidamente. Cabe às instituições esportivas se adaptar. Nessa perspectiva, se faz necessário um novo modo de pensar o futebol, partindo de sua organização. Este estudo apresentou, também, as relações entre sociedade contemporânea, cultura e profissionalização no futebol, de modo que se espera contribuir para o levantamento de possibilidades de gestão profissional no futebol, buscando, assim, caminhos para a profissionalização de fato, única solução possível para a evolução do esporte no Brasil.
id UNSP_72e2ac4d9b22f8974b7589a9fca3db80
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141500
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Futebol brasileiro na atualidade: história, cultura e profissionalizaçãoBrazilian football today: history, culture and professionalismFutebolSociologiaPsicossociologiaSociedade contemporâneaFootballSociologyPsychosociologyContemporary societyO objetivo principal deste trabalho foi levantar questões sobre o futebol profissional brasileiro e a sociedade contemporânea, com base na análise dos processos de profissionalização do esporte no Brasil e da sociedade sob seus diversos prismas, como a Indústria Cultural, a Sociedade de Consumo e a Sociedade do Trabalho; de modo a compreender melhor o futebol brasileiro e suas relações com a sociedade e seus praticantes. Assim, primeiramente, foi realizada uma revisão bibliográfica e levantamento de dados publicados nos portais especializados em conteúdo esportivo, bem como material jornalístico; em seguida, procedeu-se à análise dos dados à luz da Sociologia do Esporte e da Psicossociologia. Valendo-se da história da profissionalização do esporte na Inglaterra (onde o futebol moderno se constituiu) e no Brasil, foram apresentadas as semelhanças e diferenças dos fundamentos da organização e regulamentação do futebol nos dois países, por parte das Federações. Esta análise comparativa permitiu perceber que estes fatores influenciam diretamente nos resultados obtidos pelos clubes, comercial e esportivamente. Compreender a gênese profissional do futebol brasileiro também permitiu analisar a sua organização de modo a elaborar definições sobre como o futebol brasileiro se apresenta em relação ao mundial e, assim, compreender a sua importância comercial, em especial para a mídia esportiva. Esta relação mídia-esporte é a principal responsável pela manutenção do futebol como aspiração profissional para milhares de brasileiros e pela mitificação dos jogadores profissionais, transformados em verdadeiros heróis modernos, a partir dos anos 1960. Como resultado, o marketing esportivo é o principal motor da monetarização do futebol. Assim como no mundo corporativo, no esporte, as instituições buscam impor aos seus trabalhadores a ilusão do possível, da ausência de limites. O ideal esportivo surge nas organizações estabelecendo competições entre seus colaboradores, bem como no marketing, nas estratégias para capturar consumidores e vender produtos ligados ao esporte. As transformações ocorridas na Sociedade a partir dos anos 1980, que trouxeram o trabalho para o centro das relações sociais no final do século XX e início do XXI estão se alterando rapidamente. Cabe às instituições esportivas se adaptar. Nessa perspectiva, se faz necessário um novo modo de pensar o futebol, partindo de sua organização. Este estudo apresentou, também, as relações entre sociedade contemporânea, cultura e profissionalização no futebol, de modo que se espera contribuir para o levantamento de possibilidades de gestão profissional no futebol, buscando, assim, caminhos para a profissionalização de fato, única solução possível para a evolução do esporte no Brasil.The main objective of the research was to raise questions about the brazilian professional football and contemporary society, from the analysis of the sport’s professionalization process in Brazil and the company under its various prisms, as the culture industry, the Society of Consumption and Labour Society, in order to better understand the brazilian football and its relations with society and its practitioners. Therefore, first we conducted a literature review and survey data published in specialized portals in sports content, as well as journalistic material in order to proceed our analysis into the light of sociology of sport and psychosociology. From the history of sport´s professionalization in England (where the modern game was formed) and in Brazil, similarities and differences of the organization’s foundations and regulation of football in both countries by the federations were presented. That analisys of both organizations, allowed to realize that these factors directly influence the results by the clubs, commercial and sportily. Understanding the genesis of professional brazilian football has allowed us to analyze its organization in order to prepare definitions of how the brazilian football is presented in relation to the world and thus understand its commercial importance, especially for the sports media. This sports-media relationship is the main responsible for the maintenance of football as a professional aspiration for thousands of brazilians and the mystification of the professional players, transformed into true modern heroes from the 1960s. As a result, sports marketing is the main engine of monetization of football. As in the corporate world, in sports institutions seek to impose on their workers the illusion of the possible, the absence of limits. The sporting ideal arises in organizations establishing competition among its employees, as well as in marketing, strategies to capture customers and sell products related to sports. The transformations in the society from the 1980s, which brought the work to the center of social relations in the late twentieth century and early twenty-first are changing quickly. It is for the sports institutions to adapt. So new way of thinking is necessary in football from your organization. The analysis also showed the relationship between contemporary society, culture and professionalism in football, in order to contribute to the raising of professional management opportunities in football, and seeking ways to professionalize in fact, only possible solution to the evolution of the sport in Brazil.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hashimoto, Francisco [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Riviti, Thiago Garcia [UNESP]2016-07-14T17:07:49Z2016-07-14T17:07:49Z2016-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14150000087257233004048021P67778086667028727porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:45:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141500Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:12:14.153998Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Futebol brasileiro na atualidade: história, cultura e profissionalização
Brazilian football today: history, culture and professionalism
title Futebol brasileiro na atualidade: história, cultura e profissionalização
spellingShingle Futebol brasileiro na atualidade: história, cultura e profissionalização
Riviti, Thiago Garcia [UNESP]
Futebol
Sociologia
Psicossociologia
Sociedade contemporânea
Football
Sociology
Psychosociology
Contemporary society
title_short Futebol brasileiro na atualidade: história, cultura e profissionalização
title_full Futebol brasileiro na atualidade: história, cultura e profissionalização
title_fullStr Futebol brasileiro na atualidade: história, cultura e profissionalização
title_full_unstemmed Futebol brasileiro na atualidade: história, cultura e profissionalização
title_sort Futebol brasileiro na atualidade: história, cultura e profissionalização
author Riviti, Thiago Garcia [UNESP]
author_facet Riviti, Thiago Garcia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hashimoto, Francisco [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Riviti, Thiago Garcia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Sociologia
Psicossociologia
Sociedade contemporânea
Football
Sociology
Psychosociology
Contemporary society
topic Futebol
Sociologia
Psicossociologia
Sociedade contemporânea
Football
Sociology
Psychosociology
Contemporary society
description O objetivo principal deste trabalho foi levantar questões sobre o futebol profissional brasileiro e a sociedade contemporânea, com base na análise dos processos de profissionalização do esporte no Brasil e da sociedade sob seus diversos prismas, como a Indústria Cultural, a Sociedade de Consumo e a Sociedade do Trabalho; de modo a compreender melhor o futebol brasileiro e suas relações com a sociedade e seus praticantes. Assim, primeiramente, foi realizada uma revisão bibliográfica e levantamento de dados publicados nos portais especializados em conteúdo esportivo, bem como material jornalístico; em seguida, procedeu-se à análise dos dados à luz da Sociologia do Esporte e da Psicossociologia. Valendo-se da história da profissionalização do esporte na Inglaterra (onde o futebol moderno se constituiu) e no Brasil, foram apresentadas as semelhanças e diferenças dos fundamentos da organização e regulamentação do futebol nos dois países, por parte das Federações. Esta análise comparativa permitiu perceber que estes fatores influenciam diretamente nos resultados obtidos pelos clubes, comercial e esportivamente. Compreender a gênese profissional do futebol brasileiro também permitiu analisar a sua organização de modo a elaborar definições sobre como o futebol brasileiro se apresenta em relação ao mundial e, assim, compreender a sua importância comercial, em especial para a mídia esportiva. Esta relação mídia-esporte é a principal responsável pela manutenção do futebol como aspiração profissional para milhares de brasileiros e pela mitificação dos jogadores profissionais, transformados em verdadeiros heróis modernos, a partir dos anos 1960. Como resultado, o marketing esportivo é o principal motor da monetarização do futebol. Assim como no mundo corporativo, no esporte, as instituições buscam impor aos seus trabalhadores a ilusão do possível, da ausência de limites. O ideal esportivo surge nas organizações estabelecendo competições entre seus colaboradores, bem como no marketing, nas estratégias para capturar consumidores e vender produtos ligados ao esporte. As transformações ocorridas na Sociedade a partir dos anos 1980, que trouxeram o trabalho para o centro das relações sociais no final do século XX e início do XXI estão se alterando rapidamente. Cabe às instituições esportivas se adaptar. Nessa perspectiva, se faz necessário um novo modo de pensar o futebol, partindo de sua organização. Este estudo apresentou, também, as relações entre sociedade contemporânea, cultura e profissionalização no futebol, de modo que se espera contribuir para o levantamento de possibilidades de gestão profissional no futebol, buscando, assim, caminhos para a profissionalização de fato, única solução possível para a evolução do esporte no Brasil.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-14T17:07:49Z
2016-07-14T17:07:49Z
2016-05-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/141500
000872572
33004048021P6
7778086667028727
url http://hdl.handle.net/11449/141500
identifier_str_mv 000872572
33004048021P6
7778086667028727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128771258056704