O processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Beatriz Gomes Senghi
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238148
Resumo: Este trabalho aborda a temática relativa ao processo de transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental, com base na faixa etária de 05 a 07 anos. Diante disso, tem como objetivo geral compreender como a transição entre a Educação Infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental influencia no processo de aprendizagem inicial da leitura e escrita e como objetivos específicos: explorar a produção acadêmica por meio de um levantamento bibliográfico e analisar quais são os trabalhos publicados nos últimos onze anos que tratam sobre o tema; entender as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes do fim da educação infantil para o início do ensino fundamental; discutir como essa temática pode ser explorada de modo que haja uma continuidade entre a transição envolvendo essas duas etapas de ensino. Diante disso, a pesquisa foi realizada a partir do levantamento bibliográfico em bases eletrônicas de dados como Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e a Biblioteca Integrada da Universidade Estadual Paulista (Unesp), por meio da qual soube a seleção de artigos escritos no período máximo de 11 anos (ou seja, de 2011 a 2022). A partir das análises feitas, há a evidência da importância de um processo de transição que seja pensado de forma a não haver tanta abruptalidade, e que cada um dos envolvidos (crianças, famílias, professores e gestão), se responsabilize por seu papel, de modo a facilitar todas as mudanças que as crianças enfrentarão. Além disso, destaca-se a influência desse processo na aquisição da leitura e escrita, demonstrando que as práticas pedagógicas que envolvem pressupostos lúdicos, se preocupam com um conteúdo contextualizado à realidade dos estudantes e levam em conta as necessidades individuais de cada um, tem maior sucesso.
id UNSP_733843ec0088748259dc3f21039ad3a7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238148
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O processo de transição da educação infantil para o ensino fundamentalThe process of transition from kindergarten to elementary schoolTransiçãoEducação infantilEnsino fundamentalTransitionPre-SchoolPrimary schoolEste trabalho aborda a temática relativa ao processo de transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental, com base na faixa etária de 05 a 07 anos. Diante disso, tem como objetivo geral compreender como a transição entre a Educação Infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental influencia no processo de aprendizagem inicial da leitura e escrita e como objetivos específicos: explorar a produção acadêmica por meio de um levantamento bibliográfico e analisar quais são os trabalhos publicados nos últimos onze anos que tratam sobre o tema; entender as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes do fim da educação infantil para o início do ensino fundamental; discutir como essa temática pode ser explorada de modo que haja uma continuidade entre a transição envolvendo essas duas etapas de ensino. Diante disso, a pesquisa foi realizada a partir do levantamento bibliográfico em bases eletrônicas de dados como Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e a Biblioteca Integrada da Universidade Estadual Paulista (Unesp), por meio da qual soube a seleção de artigos escritos no período máximo de 11 anos (ou seja, de 2011 a 2022). A partir das análises feitas, há a evidência da importância de um processo de transição que seja pensado de forma a não haver tanta abruptalidade, e que cada um dos envolvidos (crianças, famílias, professores e gestão), se responsabilize por seu papel, de modo a facilitar todas as mudanças que as crianças enfrentarão. Além disso, destaca-se a influência desse processo na aquisição da leitura e escrita, demonstrando que as práticas pedagógicas que envolvem pressupostos lúdicos, se preocupam com um conteúdo contextualizado à realidade dos estudantes e levam em conta as necessidades individuais de cada um, tem maior sucesso.This body of research will explore the process between, pre-school and the initial years of primary education, in kids between the ages of 5-7. Upon this, the overall objective is to understand how the transition from pre school into the initial stages of primary school influences the child’s initial process in reading and writing with a greater focus towards: exploring the academic production using a bibliographic point of view but also analysing which pieces of academic studies researched in the past 11 years that are closely tied to the theme; understanding what are the major difficulties in students who reach the end of their primary education and will be stepping into secondary school; Discussing how this theme can be explored in a way that there is fluidity between these two stages of education. This research was rectified from the bibliographical gathering upon basis of electronic data such as, Scientific electronic library online (Scielo) and the integrated library of the State university Paulista (UNESP), which only selected articles written in the past 11 years were used (2011-2022). Upon the analysis made there is evidence on the importance of a transitional process which would be less abrupt on the child and that each involved (family, teachers and children), would be responsible in their role of easing each and every change that the children will come across. In addition, the influence of this process on the acquisition of reading and writing is highlighted, demonstrating that pedagogical practices that involve ludic assumptions, are concerned with content contextualized to the reality of students and take into account the individual needs of each one, have greater success.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andréia [UNESP]Carolino, Aline Gasparini ZachariasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Soares, Beatriz Gomes Senghi2022-12-13T12:38:44Z2022-12-13T12:38:44Z2022-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238148porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-29T06:28:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238148Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:13:22.735173Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental
The process of transition from kindergarten to elementary school
title O processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental
spellingShingle O processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental
Soares, Beatriz Gomes Senghi
Transição
Educação infantil
Ensino fundamental
Transition
Pre-School
Primary school
title_short O processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental
title_full O processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental
title_fullStr O processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental
title_full_unstemmed O processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental
title_sort O processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental
author Soares, Beatriz Gomes Senghi
author_facet Soares, Beatriz Gomes Senghi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osti, Andréia [UNESP]
Carolino, Aline Gasparini Zacharias
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Beatriz Gomes Senghi
dc.subject.por.fl_str_mv Transição
Educação infantil
Ensino fundamental
Transition
Pre-School
Primary school
topic Transição
Educação infantil
Ensino fundamental
Transition
Pre-School
Primary school
description Este trabalho aborda a temática relativa ao processo de transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental, com base na faixa etária de 05 a 07 anos. Diante disso, tem como objetivo geral compreender como a transição entre a Educação Infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental influencia no processo de aprendizagem inicial da leitura e escrita e como objetivos específicos: explorar a produção acadêmica por meio de um levantamento bibliográfico e analisar quais são os trabalhos publicados nos últimos onze anos que tratam sobre o tema; entender as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes do fim da educação infantil para o início do ensino fundamental; discutir como essa temática pode ser explorada de modo que haja uma continuidade entre a transição envolvendo essas duas etapas de ensino. Diante disso, a pesquisa foi realizada a partir do levantamento bibliográfico em bases eletrônicas de dados como Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e a Biblioteca Integrada da Universidade Estadual Paulista (Unesp), por meio da qual soube a seleção de artigos escritos no período máximo de 11 anos (ou seja, de 2011 a 2022). A partir das análises feitas, há a evidência da importância de um processo de transição que seja pensado de forma a não haver tanta abruptalidade, e que cada um dos envolvidos (crianças, famílias, professores e gestão), se responsabilize por seu papel, de modo a facilitar todas as mudanças que as crianças enfrentarão. Além disso, destaca-se a influência desse processo na aquisição da leitura e escrita, demonstrando que as práticas pedagógicas que envolvem pressupostos lúdicos, se preocupam com um conteúdo contextualizado à realidade dos estudantes e levam em conta as necessidades individuais de cada um, tem maior sucesso.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13T12:38:44Z
2022-12-13T12:38:44Z
2022-11-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238148
url http://hdl.handle.net/11449/238148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129597272752128