Um relato sobre a formação do educador/mediador no âmbito do curso técnico em museologia na Etec/Parque da Juventude - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mirio, Ana Maria Minici [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144357
Resumo: Diante do crescente destaque do processo da mediação cultural no contexto das instituições museológicas brasileiras, as questões relativas à formação do educador/mediador, que é o profissional responsável por estabelecer este processo, adquiriu uma distinta importância. Trabalhando como educadora/mediadora em diversas instituições culturais desde 1997, com passagens também como professora do ensino formal, a autora pretendeu apresentar um trabalho relatando sua experiência como professora do curso Técnico em Museologia, na ETEC/Parque da Juventude, responsável pelos componentes curriculares “Mediação em Museus” e “Laboratório de Práticas de Mediação em Museus”. Com o objetivo de elencar os assuntos e as estratégias pedagógicas que poderiam contribuir para uma maior qualificação do profissional Técnico em Museologia, os questionamentos surgidos a respeito dos temas teóricos e práticos, a forma de apresentação e articulação entre eles, além da sua adequação aos profissionais que irão desempenhar seu trabalho em museus de diferentes tipologias, foram os principais desafios para a elaboração do plano de aulas, colocado em prática ao longo do segundo semestre de 2013 até o segundo semestre do ano de 2015. O trabalho relatado foi desenvolvido com cinco turmas atendidas no período especificado e aborda as quatro vertentes práticas desenvolvidas, a saber: temas das aulas - teoria e prática- e a bibliografia sugerida; parcerias com instituições culturais, orientação dos trabalhos de conclusão de curso e palestras com profissionais da área da Educação em Museus.
id UNSP_7343a9c282a7ed38f5d07c6e34a9058b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144357
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um relato sobre a formação do educador/mediador no âmbito do curso técnico em museologia na Etec/Parque da Juventude - SPAn account on the formation of the educator/mediator in the technical course in museology at the Etec/Parque da Juventude – SPFormação do Educador/MediadorCurso Técnico em MuseologiaMediação em MuseusPlano de aulasEducação em MuseusDevelopment of the Educator/MediatorTechnical Course in MuseologyMediation in MuseumsLesson planEducation in MuseumsDiante do crescente destaque do processo da mediação cultural no contexto das instituições museológicas brasileiras, as questões relativas à formação do educador/mediador, que é o profissional responsável por estabelecer este processo, adquiriu uma distinta importância. Trabalhando como educadora/mediadora em diversas instituições culturais desde 1997, com passagens também como professora do ensino formal, a autora pretendeu apresentar um trabalho relatando sua experiência como professora do curso Técnico em Museologia, na ETEC/Parque da Juventude, responsável pelos componentes curriculares “Mediação em Museus” e “Laboratório de Práticas de Mediação em Museus”. Com o objetivo de elencar os assuntos e as estratégias pedagógicas que poderiam contribuir para uma maior qualificação do profissional Técnico em Museologia, os questionamentos surgidos a respeito dos temas teóricos e práticos, a forma de apresentação e articulação entre eles, além da sua adequação aos profissionais que irão desempenhar seu trabalho em museus de diferentes tipologias, foram os principais desafios para a elaboração do plano de aulas, colocado em prática ao longo do segundo semestre de 2013 até o segundo semestre do ano de 2015. O trabalho relatado foi desenvolvido com cinco turmas atendidas no período especificado e aborda as quatro vertentes práticas desenvolvidas, a saber: temas das aulas - teoria e prática- e a bibliografia sugerida; parcerias com instituições culturais, orientação dos trabalhos de conclusão de curso e palestras com profissionais da área da Educação em Museus.Given the increasing empashis put on the cultural mediation process in the context of Brazilian museological institutions, the questions relative to the training of the educator/mediator; that is, the professional responsible for establishing the mediation process; acquired a distinct importance. Working as an educator/mediator in a multitude of cultural institutions since 1997, and having worked, also, as a formal education teacher, the author intended to present a paper portraying her experience as a teacher in the Technical course of Museology, at ETEC/Parque da Juventude, responsible for the curricular components Mediation in Museums and Laboratory of Mediation Practices in Museums. In order to list the subjects and pedagogical strategies that could contribute to a larger qualification of the professional museology technician, the questions arisen about the topics, both theoretical and practical, the form of presentation and articulation between them, as well as its suitability to the professionals that will perform their work in museums of different typologies, were the main challenges regarding the formulation of a lesson plan, put in practice from the second semester of 2013 to the second semester of the year 2015. The work reported was developed alongside five classes tended to during the specified period and covers four practical lines formulated, the themes of each lesson - theoretical and practical - and the suggested bibliography; the partnerships with cultural institutions, the orientation of course completion assignments and the lectures with professionals from the Education in Museums field.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mirio, Ana Maria Minici [UNESP]2016-10-14T17:40:35Z2016-10-14T17:40:35Z2016-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14435700087412941002016026P191506590983346330000-0002-9761-8135porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-27T06:09:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144357Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:49:30.231634Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um relato sobre a formação do educador/mediador no âmbito do curso técnico em museologia na Etec/Parque da Juventude - SP
An account on the formation of the educator/mediator in the technical course in museology at the Etec/Parque da Juventude – SP
title Um relato sobre a formação do educador/mediador no âmbito do curso técnico em museologia na Etec/Parque da Juventude - SP
spellingShingle Um relato sobre a formação do educador/mediador no âmbito do curso técnico em museologia na Etec/Parque da Juventude - SP
Mirio, Ana Maria Minici [UNESP]
Formação do Educador/Mediador
Curso Técnico em Museologia
Mediação em Museus
Plano de aulas
Educação em Museus
Development of the Educator/Mediator
Technical Course in Museology
Mediation in Museums
Lesson plan
Education in Museums
title_short Um relato sobre a formação do educador/mediador no âmbito do curso técnico em museologia na Etec/Parque da Juventude - SP
title_full Um relato sobre a formação do educador/mediador no âmbito do curso técnico em museologia na Etec/Parque da Juventude - SP
title_fullStr Um relato sobre a formação do educador/mediador no âmbito do curso técnico em museologia na Etec/Parque da Juventude - SP
title_full_unstemmed Um relato sobre a formação do educador/mediador no âmbito do curso técnico em museologia na Etec/Parque da Juventude - SP
title_sort Um relato sobre a formação do educador/mediador no âmbito do curso técnico em museologia na Etec/Parque da Juventude - SP
author Mirio, Ana Maria Minici [UNESP]
author_facet Mirio, Ana Maria Minici [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mirio, Ana Maria Minici [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do Educador/Mediador
Curso Técnico em Museologia
Mediação em Museus
Plano de aulas
Educação em Museus
Development of the Educator/Mediator
Technical Course in Museology
Mediation in Museums
Lesson plan
Education in Museums
topic Formação do Educador/Mediador
Curso Técnico em Museologia
Mediação em Museus
Plano de aulas
Educação em Museus
Development of the Educator/Mediator
Technical Course in Museology
Mediation in Museums
Lesson plan
Education in Museums
description Diante do crescente destaque do processo da mediação cultural no contexto das instituições museológicas brasileiras, as questões relativas à formação do educador/mediador, que é o profissional responsável por estabelecer este processo, adquiriu uma distinta importância. Trabalhando como educadora/mediadora em diversas instituições culturais desde 1997, com passagens também como professora do ensino formal, a autora pretendeu apresentar um trabalho relatando sua experiência como professora do curso Técnico em Museologia, na ETEC/Parque da Juventude, responsável pelos componentes curriculares “Mediação em Museus” e “Laboratório de Práticas de Mediação em Museus”. Com o objetivo de elencar os assuntos e as estratégias pedagógicas que poderiam contribuir para uma maior qualificação do profissional Técnico em Museologia, os questionamentos surgidos a respeito dos temas teóricos e práticos, a forma de apresentação e articulação entre eles, além da sua adequação aos profissionais que irão desempenhar seu trabalho em museus de diferentes tipologias, foram os principais desafios para a elaboração do plano de aulas, colocado em prática ao longo do segundo semestre de 2013 até o segundo semestre do ano de 2015. O trabalho relatado foi desenvolvido com cinco turmas atendidas no período especificado e aborda as quatro vertentes práticas desenvolvidas, a saber: temas das aulas - teoria e prática- e a bibliografia sugerida; parcerias com instituições culturais, orientação dos trabalhos de conclusão de curso e palestras com profissionais da área da Educação em Museus.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-14T17:40:35Z
2016-10-14T17:40:35Z
2016-08-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144357
000874129
41002016026P1
9150659098334633
0000-0002-9761-8135
url http://hdl.handle.net/11449/144357
identifier_str_mv 000874129
41002016026P1
9150659098334633
0000-0002-9761-8135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128985547145216