Aquisição da coda vibrante: o estabelecimento de pistas fonético-acústicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342012000300013 http://hdl.handle.net/11449/10708 |
Resumo: | OBJETIVO: Caracterizar acusticamente as produções da coda vibrante julgadas auditivamente como alvo; identificar a existência ou não de contrastes encobertos, nas produções julgadas auditivamente como tendo omissão da coda vibrante; e, quando existentes, caracterizar de que modo são marcados acusticamente na fala. MÉTODOS: Foram extraídas de um banco de dados, com o uso do software PRAAT, palavras produzidas por 30 crianças (3-4 anos) em desenvolvimento normal, que continham a coda vibrante medial na sílaba tônica, no contexto das vogais /i/, /a/ e /u/. Após a caracterização perceptivo-auditiva das produções, realizou-se uma análise acústica a partir das trajetórias formânticas (F1, F2 e F3) e duração relativa da sílaba que envolvia a coda vibrante. Os dados foram estatisticamente analisados. RESULTADOS: Na análise perceptivo-auditiva, 77,8% de produções foram julgadas como alvo, 12,2% como omitidas, e 10% como substituídas, variando em função do contexto vocálico. Na análise acústica das produções alvo, verificou-se que as crianças utilizam preferencialmente os parâmetros relativos à trajetória formântica de F2 e F3 para marcarem a aquisição dessa estrutura. Analogamente, na análise acústica das produções julgadas como omitidas, contatou-se a presença de contrastes encobertos, marcados pela intercepção dos parâmetros adotados. CONCLUSÃO: A análise acústica mostra‑se um recurso necessário e imprescindível para a descrição e caracterização do modo pelo qual as crianças iniciam o domínio das pistas fonético-acústicas até atingirem o contraste efetivo da coda vibrante. |
id |
UNSP_73c4b461bddc0786d411b2e68471c099 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/10708 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Aquisição da coda vibrante: o estabelecimento de pistas fonético-acústicasVibrant coda acquisition: the establishment of acoustic‑phonetic cuesAcústica da falaCriançaLinguagem infantilFonéticaMedida da produção da falaChildSpeech acousticsPhoneticsChild languageSpeech production measurementOBJETIVO: Caracterizar acusticamente as produções da coda vibrante julgadas auditivamente como alvo; identificar a existência ou não de contrastes encobertos, nas produções julgadas auditivamente como tendo omissão da coda vibrante; e, quando existentes, caracterizar de que modo são marcados acusticamente na fala. MÉTODOS: Foram extraídas de um banco de dados, com o uso do software PRAAT, palavras produzidas por 30 crianças (3-4 anos) em desenvolvimento normal, que continham a coda vibrante medial na sílaba tônica, no contexto das vogais /i/, /a/ e /u/. Após a caracterização perceptivo-auditiva das produções, realizou-se uma análise acústica a partir das trajetórias formânticas (F1, F2 e F3) e duração relativa da sílaba que envolvia a coda vibrante. Os dados foram estatisticamente analisados. RESULTADOS: Na análise perceptivo-auditiva, 77,8% de produções foram julgadas como alvo, 12,2% como omitidas, e 10% como substituídas, variando em função do contexto vocálico. Na análise acústica das produções alvo, verificou-se que as crianças utilizam preferencialmente os parâmetros relativos à trajetória formântica de F2 e F3 para marcarem a aquisição dessa estrutura. Analogamente, na análise acústica das produções julgadas como omitidas, contatou-se a presença de contrastes encobertos, marcados pela intercepção dos parâmetros adotados. CONCLUSÃO: A análise acústica mostra‑se um recurso necessário e imprescindível para a descrição e caracterização do modo pelo qual as crianças iniciam o domínio das pistas fonético-acústicas até atingirem o contraste efetivo da coda vibrante.PURPOSE: To acoustically characterize the target productions of vibrant coda; to identify the presence (or not) of covert contrasts in productions omitting the vibrant coda; and to characterize how these contrasts are acoustically marked in speech. METHODS: Recordings of words produced by 30 children (3-4 years old) with typical language development were selected from a database using the software PRAAT. The words analyzed involved the production of the medial vibrant coda in stressed position, in the context of vowels /i/, /a/, and /u/. After auditory-perceptual characterization of the productions, an acoustic analysis was conducted considering the formant trajectory (F1, F2 and F3) and the relative length of the syllable containing the vibrant coda. Data were statistically analyzed. RESULTS: In the auditory-perceptual analysis, 77.8% of the productions were identified as the target vibrant coda, 12.2% were omitted, and 10% were substituted, varying according to the vowel context. In the acoustic analysis of target productions, it was verified that children preferably used acoustic parameters related to the formant trajectory of F2 and F3 to mark the acquisition of this structure. Analogously, in the acoustic analysis of omitted productions, it was identified the presence of covert contrasts, marked by the interception of the adopted acoustic parameters. CONCLUSION: Acoustic analysis seems to be a necessary and indispensable resource for describing and characterizing how children start mastering acoustic-phonetic cues, until they reach the effective contrast of the vibrant coda.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoSociedade Brasileira de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Berti, Larissa Cristina [UNESP]Campos, Larriane Karen de [UNESP]2014-05-20T13:31:27Z2014-05-20T13:31:27Z2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article313-320application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342012000300013Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 17, n. 3, p. 313-320, 2012.1516-8034http://hdl.handle.net/11449/1070810.1590/S1516-80342012000300013S1516-80342012000300013S1516-80342012000300013.pdf2728745764334420SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:39:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10708Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:39:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aquisição da coda vibrante: o estabelecimento de pistas fonético-acústicas Vibrant coda acquisition: the establishment of acoustic‑phonetic cues |
title |
Aquisição da coda vibrante: o estabelecimento de pistas fonético-acústicas |
spellingShingle |
Aquisição da coda vibrante: o estabelecimento de pistas fonético-acústicas Berti, Larissa Cristina [UNESP] Acústica da fala Criança Linguagem infantil Fonética Medida da produção da fala Child Speech acoustics Phonetics Child language Speech production measurement |
title_short |
Aquisição da coda vibrante: o estabelecimento de pistas fonético-acústicas |
title_full |
Aquisição da coda vibrante: o estabelecimento de pistas fonético-acústicas |
title_fullStr |
Aquisição da coda vibrante: o estabelecimento de pistas fonético-acústicas |
title_full_unstemmed |
Aquisição da coda vibrante: o estabelecimento de pistas fonético-acústicas |
title_sort |
Aquisição da coda vibrante: o estabelecimento de pistas fonético-acústicas |
author |
Berti, Larissa Cristina [UNESP] |
author_facet |
Berti, Larissa Cristina [UNESP] Campos, Larriane Karen de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Larriane Karen de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berti, Larissa Cristina [UNESP] Campos, Larriane Karen de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acústica da fala Criança Linguagem infantil Fonética Medida da produção da fala Child Speech acoustics Phonetics Child language Speech production measurement |
topic |
Acústica da fala Criança Linguagem infantil Fonética Medida da produção da fala Child Speech acoustics Phonetics Child language Speech production measurement |
description |
OBJETIVO: Caracterizar acusticamente as produções da coda vibrante julgadas auditivamente como alvo; identificar a existência ou não de contrastes encobertos, nas produções julgadas auditivamente como tendo omissão da coda vibrante; e, quando existentes, caracterizar de que modo são marcados acusticamente na fala. MÉTODOS: Foram extraídas de um banco de dados, com o uso do software PRAAT, palavras produzidas por 30 crianças (3-4 anos) em desenvolvimento normal, que continham a coda vibrante medial na sílaba tônica, no contexto das vogais /i/, /a/ e /u/. Após a caracterização perceptivo-auditiva das produções, realizou-se uma análise acústica a partir das trajetórias formânticas (F1, F2 e F3) e duração relativa da sílaba que envolvia a coda vibrante. Os dados foram estatisticamente analisados. RESULTADOS: Na análise perceptivo-auditiva, 77,8% de produções foram julgadas como alvo, 12,2% como omitidas, e 10% como substituídas, variando em função do contexto vocálico. Na análise acústica das produções alvo, verificou-se que as crianças utilizam preferencialmente os parâmetros relativos à trajetória formântica de F2 e F3 para marcarem a aquisição dessa estrutura. Analogamente, na análise acústica das produções julgadas como omitidas, contatou-se a presença de contrastes encobertos, marcados pela intercepção dos parâmetros adotados. CONCLUSÃO: A análise acústica mostra‑se um recurso necessário e imprescindível para a descrição e caracterização do modo pelo qual as crianças iniciam o domínio das pistas fonético-acústicas até atingirem o contraste efetivo da coda vibrante. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 2014-05-20T13:31:27Z 2014-05-20T13:31:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342012000300013 Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 17, n. 3, p. 313-320, 2012. 1516-8034 http://hdl.handle.net/11449/10708 10.1590/S1516-80342012000300013 S1516-80342012000300013 S1516-80342012000300013.pdf 2728745764334420 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342012000300013 http://hdl.handle.net/11449/10708 |
identifier_str_mv |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 17, n. 3, p. 313-320, 2012. 1516-8034 10.1590/S1516-80342012000300013 S1516-80342012000300013 S1516-80342012000300013.pdf 2728745764334420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
313-320 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128167959855104 |