Aquisição da coda vibrante: o estabelecimento de pistas fonético-acústicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berti, Larissa Cristina [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Campos, Larriane Karen de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342012000300013
http://hdl.handle.net/11449/10708
Resumo: OBJETIVO: Caracterizar acusticamente as produções da coda vibrante julgadas auditivamente como alvo; identificar a existência ou não de contrastes encobertos, nas produções julgadas auditivamente como tendo omissão da coda vibrante; e, quando existentes, caracterizar de que modo são marcados acusticamente na fala. MÉTODOS: Foram extraídas de um banco de dados, com o uso do software PRAAT, palavras produzidas por 30 crianças (3-4 anos) em desenvolvimento normal, que continham a coda vibrante medial na sílaba tônica, no contexto das vogais /i/, /a/ e /u/. Após a caracterização perceptivo-auditiva das produções, realizou-se uma análise acústica a partir das trajetórias formânticas (F1, F2 e F3) e duração relativa da sílaba que envolvia a coda vibrante. Os dados foram estatisticamente analisados. RESULTADOS: Na análise perceptivo-auditiva, 77,8% de produções foram julgadas como alvo, 12,2% como omitidas, e 10% como substituídas, variando em função do contexto vocálico. Na análise acústica das produções alvo, verificou-se que as crianças utilizam preferencialmente os parâmetros relativos à trajetória formântica de F2 e F3 para marcarem a aquisição dessa estrutura. Analogamente, na análise acústica das produções julgadas como omitidas, contatou-se a presença de contrastes encobertos, marcados pela intercepção dos parâmetros adotados. CONCLUSÃO: A análise acústica mostra‑se um recurso necessário e imprescindível para a descrição e caracterização do modo pelo qual as crianças iniciam o domínio das pistas fonético-acústicas até atingirem o contraste efetivo da coda vibrante.
id UNSP_73c4b461bddc0786d411b2e68471c099
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/10708
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aquisição da coda vibrante: o estabelecimento de pistas fonético-acústicasVibrant coda acquisition: the establishment of acoustic‑phonetic cuesAcústica da falaCriançaLinguagem infantilFonéticaMedida da produção da falaChildSpeech acousticsPhoneticsChild languageSpeech production measurementOBJETIVO: Caracterizar acusticamente as produções da coda vibrante julgadas auditivamente como alvo; identificar a existência ou não de contrastes encobertos, nas produções julgadas auditivamente como tendo omissão da coda vibrante; e, quando existentes, caracterizar de que modo são marcados acusticamente na fala. MÉTODOS: Foram extraídas de um banco de dados, com o uso do software PRAAT, palavras produzidas por 30 crianças (3-4 anos) em desenvolvimento normal, que continham a coda vibrante medial na sílaba tônica, no contexto das vogais /i/, /a/ e /u/. Após a caracterização perceptivo-auditiva das produções, realizou-se uma análise acústica a partir das trajetórias formânticas (F1, F2 e F3) e duração relativa da sílaba que envolvia a coda vibrante. Os dados foram estatisticamente analisados. RESULTADOS: Na análise perceptivo-auditiva, 77,8% de produções foram julgadas como alvo, 12,2% como omitidas, e 10% como substituídas, variando em função do contexto vocálico. Na análise acústica das produções alvo, verificou-se que as crianças utilizam preferencialmente os parâmetros relativos à trajetória formântica de F2 e F3 para marcarem a aquisição dessa estrutura. Analogamente, na análise acústica das produções julgadas como omitidas, contatou-se a presença de contrastes encobertos, marcados pela intercepção dos parâmetros adotados. CONCLUSÃO: A análise acústica mostra‑se um recurso necessário e imprescindível para a descrição e caracterização do modo pelo qual as crianças iniciam o domínio das pistas fonético-acústicas até atingirem o contraste efetivo da coda vibrante.PURPOSE: To acoustically characterize the target productions of vibrant coda; to identify the presence (or not) of covert contrasts in productions omitting the vibrant coda; and to characterize how these contrasts are acoustically marked in speech. METHODS: Recordings of words produced by 30 children (3-4 years old) with typical language development were selected from a database using the software PRAAT. The words analyzed involved the production of the medial vibrant coda in stressed position, in the context of vowels /i/, /a/, and /u/. After auditory-perceptual characterization of the productions, an acoustic analysis was conducted considering the formant trajectory (F1, F2 and F3) and the relative length of the syllable containing the vibrant coda. Data were statistically analyzed. RESULTS: In the auditory-perceptual analysis, 77.8% of the productions were identified as the target vibrant coda, 12.2% were omitted, and 10% were substituted, varying according to the vowel context. In the acoustic analysis of target productions, it was verified that children preferably used acoustic parameters related to the formant trajectory of F2 and F3 to mark the acquisition of this structure. Analogously, in the acoustic analysis of omitted productions, it was identified the presence of covert contrasts, marked by the interception of the adopted acoustic parameters. CONCLUSION: Acoustic analysis seems to be a necessary and indispensable resource for describing and characterizing how children start mastering acoustic-phonetic cues, until they reach the effective contrast of the vibrant coda.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoSociedade Brasileira de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Berti, Larissa Cristina [UNESP]Campos, Larriane Karen de [UNESP]2014-05-20T13:31:27Z2014-05-20T13:31:27Z2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article313-320application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342012000300013Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 17, n. 3, p. 313-320, 2012.1516-8034http://hdl.handle.net/11449/1070810.1590/S1516-80342012000300013S1516-80342012000300013S1516-80342012000300013.pdf2728745764334420SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:39:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10708Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:39:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aquisição da coda vibrante: o estabelecimento de pistas fonético-acústicas
Vibrant coda acquisition: the establishment of acoustic‑phonetic cues
title Aquisição da coda vibrante: o estabelecimento de pistas fonético-acústicas
spellingShingle Aquisição da coda vibrante: o estabelecimento de pistas fonético-acústicas
Berti, Larissa Cristina [UNESP]
Acústica da fala
Criança
Linguagem infantil
Fonética
Medida da produção da fala
Child
Speech acoustics
Phonetics
Child language
Speech production measurement
title_short Aquisição da coda vibrante: o estabelecimento de pistas fonético-acústicas
title_full Aquisição da coda vibrante: o estabelecimento de pistas fonético-acústicas
title_fullStr Aquisição da coda vibrante: o estabelecimento de pistas fonético-acústicas
title_full_unstemmed Aquisição da coda vibrante: o estabelecimento de pistas fonético-acústicas
title_sort Aquisição da coda vibrante: o estabelecimento de pistas fonético-acústicas
author Berti, Larissa Cristina [UNESP]
author_facet Berti, Larissa Cristina [UNESP]
Campos, Larriane Karen de [UNESP]
author_role author
author2 Campos, Larriane Karen de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Berti, Larissa Cristina [UNESP]
Campos, Larriane Karen de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Acústica da fala
Criança
Linguagem infantil
Fonética
Medida da produção da fala
Child
Speech acoustics
Phonetics
Child language
Speech production measurement
topic Acústica da fala
Criança
Linguagem infantil
Fonética
Medida da produção da fala
Child
Speech acoustics
Phonetics
Child language
Speech production measurement
description OBJETIVO: Caracterizar acusticamente as produções da coda vibrante julgadas auditivamente como alvo; identificar a existência ou não de contrastes encobertos, nas produções julgadas auditivamente como tendo omissão da coda vibrante; e, quando existentes, caracterizar de que modo são marcados acusticamente na fala. MÉTODOS: Foram extraídas de um banco de dados, com o uso do software PRAAT, palavras produzidas por 30 crianças (3-4 anos) em desenvolvimento normal, que continham a coda vibrante medial na sílaba tônica, no contexto das vogais /i/, /a/ e /u/. Após a caracterização perceptivo-auditiva das produções, realizou-se uma análise acústica a partir das trajetórias formânticas (F1, F2 e F3) e duração relativa da sílaba que envolvia a coda vibrante. Os dados foram estatisticamente analisados. RESULTADOS: Na análise perceptivo-auditiva, 77,8% de produções foram julgadas como alvo, 12,2% como omitidas, e 10% como substituídas, variando em função do contexto vocálico. Na análise acústica das produções alvo, verificou-se que as crianças utilizam preferencialmente os parâmetros relativos à trajetória formântica de F2 e F3 para marcarem a aquisição dessa estrutura. Analogamente, na análise acústica das produções julgadas como omitidas, contatou-se a presença de contrastes encobertos, marcados pela intercepção dos parâmetros adotados. CONCLUSÃO: A análise acústica mostra‑se um recurso necessário e imprescindível para a descrição e caracterização do modo pelo qual as crianças iniciam o domínio das pistas fonético-acústicas até atingirem o contraste efetivo da coda vibrante.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
2014-05-20T13:31:27Z
2014-05-20T13:31:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342012000300013
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 17, n. 3, p. 313-320, 2012.
1516-8034
http://hdl.handle.net/11449/10708
10.1590/S1516-80342012000300013
S1516-80342012000300013
S1516-80342012000300013.pdf
2728745764334420
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342012000300013
http://hdl.handle.net/11449/10708
identifier_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 17, n. 3, p. 313-320, 2012.
1516-8034
10.1590/S1516-80342012000300013
S1516-80342012000300013
S1516-80342012000300013.pdf
2728745764334420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 313-320
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128167959855104