Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais - projetos e resoluções de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baraldi, Ivete Maria [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Minatel, Maria Angela Dias dos Santos [UNESP]
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=473
http://hdl.handle.net/11449/126215
Resumo: O principal objetivo do livro é o de contribuir com os debates e com os pesquisadores e profissionais que estudam e investigam o ensino da Matemática nos primeiros anos escolares. Organizada em três partes, a obra apresenta desde as contribuições de vários autores sobre os desafios presentes no ensino da Matemática até discussões sobre tópicos específicos da prática didática, como gráficos e tabelas, unidades de medida, adição e subtração. A pesquisa que ampara o livro foi realizada durante um trimestre letivo em uma escola bilíngue (inglês/português) de período integral da rede particular de ensino do município de Bauru (SP). Participaram 20 alunos do ensino fundamental de renda média e alta. O estudo baliza as reflexões mais conceituais sobre o ensino da Matemática, como a relevância do conteúdo para os anos iniciais e, principalmente, sobre qual seria a real importância de uma didática baseada em projetos e resolução de problemas, com ou sem a subsequente avaliação do aluno. As autoras desenvolvem ainda várias propostas de discussão sobre currículo e sobre a prática docente em geral.
id UNSP_743467bc65a949a0881d482b5313f377
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/126215
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais - projetos e resoluções de problemasEducação para CiênciaO principal objetivo do livro é o de contribuir com os debates e com os pesquisadores e profissionais que estudam e investigam o ensino da Matemática nos primeiros anos escolares. Organizada em três partes, a obra apresenta desde as contribuições de vários autores sobre os desafios presentes no ensino da Matemática até discussões sobre tópicos específicos da prática didática, como gráficos e tabelas, unidades de medida, adição e subtração. A pesquisa que ampara o livro foi realizada durante um trimestre letivo em uma escola bilíngue (inglês/português) de período integral da rede particular de ensino do município de Bauru (SP). Participaram 20 alunos do ensino fundamental de renda média e alta. O estudo baliza as reflexões mais conceituais sobre o ensino da Matemática, como a relevância do conteúdo para os anos iniciais e, principalmente, sobre qual seria a real importância de uma didática baseada em projetos e resolução de problemas, com ou sem a subsequente avaliação do aluno. As autoras desenvolvem ainda várias propostas de discussão sobre currículo e sobre a prática docente em geral.Cultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Baraldi, Ivete Maria [UNESP]Minatel, Maria Angela Dias dos Santos [UNESP]2015-08-06T16:15:13Z2015-08-06T16:15:13Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=473BARALDI, Ivete Maria; MINATEL, Maria Angela Dias dos Santos. Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais projetos e resoluções de problemas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579836077. Disponível em: <http://repositorio.unesp.br/handle/11449/126215>.9788579836077http://hdl.handle.net/11449/126215ISNB9788579836077.pdfporColeção PROPG Digital (UNESP)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-03T06:17:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126215Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:24:59.709912Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais - projetos e resoluções de problemas
title Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais - projetos e resoluções de problemas
spellingShingle Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais - projetos e resoluções de problemas
Baraldi, Ivete Maria [UNESP]
Educação para Ciência
title_short Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais - projetos e resoluções de problemas
title_full Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais - projetos e resoluções de problemas
title_fullStr Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais - projetos e resoluções de problemas
title_full_unstemmed Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais - projetos e resoluções de problemas
title_sort Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais - projetos e resoluções de problemas
author Baraldi, Ivete Maria [UNESP]
author_facet Baraldi, Ivete Maria [UNESP]
Minatel, Maria Angela Dias dos Santos [UNESP]
author_role author
author2 Minatel, Maria Angela Dias dos Santos [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Baraldi, Ivete Maria [UNESP]
Minatel, Maria Angela Dias dos Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para Ciência
topic Educação para Ciência
description O principal objetivo do livro é o de contribuir com os debates e com os pesquisadores e profissionais que estudam e investigam o ensino da Matemática nos primeiros anos escolares. Organizada em três partes, a obra apresenta desde as contribuições de vários autores sobre os desafios presentes no ensino da Matemática até discussões sobre tópicos específicos da prática didática, como gráficos e tabelas, unidades de medida, adição e subtração. A pesquisa que ampara o livro foi realizada durante um trimestre letivo em uma escola bilíngue (inglês/português) de período integral da rede particular de ensino do município de Bauru (SP). Participaram 20 alunos do ensino fundamental de renda média e alta. O estudo baliza as reflexões mais conceituais sobre o ensino da Matemática, como a relevância do conteúdo para os anos iniciais e, principalmente, sobre qual seria a real importância de uma didática baseada em projetos e resolução de problemas, com ou sem a subsequente avaliação do aluno. As autoras desenvolvem ainda várias propostas de discussão sobre currículo e sobre a prática docente em geral.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-08-06T16:15:13Z
2015-08-06T16:15:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=473
BARALDI, Ivete Maria; MINATEL, Maria Angela Dias dos Santos. Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais projetos e resoluções de problemas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579836077. Disponível em: <http://repositorio.unesp.br/handle/11449/126215>.
9788579836077
http://hdl.handle.net/11449/126215
ISNB9788579836077.pdf
url http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=473
http://hdl.handle.net/11449/126215
identifier_str_mv BARALDI, Ivete Maria; MINATEL, Maria Angela Dias dos Santos. Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais projetos e resoluções de problemas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579836077. Disponível em: <http://repositorio.unesp.br/handle/11449/126215>.
9788579836077
ISNB9788579836077.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção PROPG Digital (UNESP)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129065001943040