Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais - projetos e resoluções de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=473 http://hdl.handle.net/11449/126215 |
Resumo: | O principal objetivo do livro é o de contribuir com os debates e com os pesquisadores e profissionais que estudam e investigam o ensino da Matemática nos primeiros anos escolares. Organizada em três partes, a obra apresenta desde as contribuições de vários autores sobre os desafios presentes no ensino da Matemática até discussões sobre tópicos específicos da prática didática, como gráficos e tabelas, unidades de medida, adição e subtração. A pesquisa que ampara o livro foi realizada durante um trimestre letivo em uma escola bilíngue (inglês/português) de período integral da rede particular de ensino do município de Bauru (SP). Participaram 20 alunos do ensino fundamental de renda média e alta. O estudo baliza as reflexões mais conceituais sobre o ensino da Matemática, como a relevância do conteúdo para os anos iniciais e, principalmente, sobre qual seria a real importância de uma didática baseada em projetos e resolução de problemas, com ou sem a subsequente avaliação do aluno. As autoras desenvolvem ainda várias propostas de discussão sobre currículo e sobre a prática docente em geral. |
id |
UNSP_743467bc65a949a0881d482b5313f377 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/126215 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais - projetos e resoluções de problemasEducação para CiênciaO principal objetivo do livro é o de contribuir com os debates e com os pesquisadores e profissionais que estudam e investigam o ensino da Matemática nos primeiros anos escolares. Organizada em três partes, a obra apresenta desde as contribuições de vários autores sobre os desafios presentes no ensino da Matemática até discussões sobre tópicos específicos da prática didática, como gráficos e tabelas, unidades de medida, adição e subtração. A pesquisa que ampara o livro foi realizada durante um trimestre letivo em uma escola bilíngue (inglês/português) de período integral da rede particular de ensino do município de Bauru (SP). Participaram 20 alunos do ensino fundamental de renda média e alta. O estudo baliza as reflexões mais conceituais sobre o ensino da Matemática, como a relevância do conteúdo para os anos iniciais e, principalmente, sobre qual seria a real importância de uma didática baseada em projetos e resolução de problemas, com ou sem a subsequente avaliação do aluno. As autoras desenvolvem ainda várias propostas de discussão sobre currículo e sobre a prática docente em geral.Cultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Baraldi, Ivete Maria [UNESP]Minatel, Maria Angela Dias dos Santos [UNESP]2015-08-06T16:15:13Z2015-08-06T16:15:13Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=473BARALDI, Ivete Maria; MINATEL, Maria Angela Dias dos Santos. Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais projetos e resoluções de problemas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579836077. Disponível em: <http://repositorio.unesp.br/handle/11449/126215>.9788579836077http://hdl.handle.net/11449/126215ISNB9788579836077.pdfporColeção PROPG Digital (UNESP)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-03T06:17:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126215Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:24:59.709912Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais - projetos e resoluções de problemas |
title |
Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais - projetos e resoluções de problemas |
spellingShingle |
Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais - projetos e resoluções de problemas Baraldi, Ivete Maria [UNESP] Educação para Ciência |
title_short |
Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais - projetos e resoluções de problemas |
title_full |
Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais - projetos e resoluções de problemas |
title_fullStr |
Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais - projetos e resoluções de problemas |
title_full_unstemmed |
Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais - projetos e resoluções de problemas |
title_sort |
Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais - projetos e resoluções de problemas |
author |
Baraldi, Ivete Maria [UNESP] |
author_facet |
Baraldi, Ivete Maria [UNESP] Minatel, Maria Angela Dias dos Santos [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Minatel, Maria Angela Dias dos Santos [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baraldi, Ivete Maria [UNESP] Minatel, Maria Angela Dias dos Santos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação para Ciência |
topic |
Educação para Ciência |
description |
O principal objetivo do livro é o de contribuir com os debates e com os pesquisadores e profissionais que estudam e investigam o ensino da Matemática nos primeiros anos escolares. Organizada em três partes, a obra apresenta desde as contribuições de vários autores sobre os desafios presentes no ensino da Matemática até discussões sobre tópicos específicos da prática didática, como gráficos e tabelas, unidades de medida, adição e subtração. A pesquisa que ampara o livro foi realizada durante um trimestre letivo em uma escola bilíngue (inglês/português) de período integral da rede particular de ensino do município de Bauru (SP). Participaram 20 alunos do ensino fundamental de renda média e alta. O estudo baliza as reflexões mais conceituais sobre o ensino da Matemática, como a relevância do conteúdo para os anos iniciais e, principalmente, sobre qual seria a real importância de uma didática baseada em projetos e resolução de problemas, com ou sem a subsequente avaliação do aluno. As autoras desenvolvem ainda várias propostas de discussão sobre currículo e sobre a prática docente em geral. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-08-06T16:15:13Z 2015-08-06T16:15:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=473 BARALDI, Ivete Maria; MINATEL, Maria Angela Dias dos Santos. Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais projetos e resoluções de problemas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579836077. Disponível em: <http://repositorio.unesp.br/handle/11449/126215>. 9788579836077 http://hdl.handle.net/11449/126215 ISNB9788579836077.pdf |
url |
http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=473 http://hdl.handle.net/11449/126215 |
identifier_str_mv |
BARALDI, Ivete Maria; MINATEL, Maria Angela Dias dos Santos. Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais projetos e resoluções de problemas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579836077. Disponível em: <http://repositorio.unesp.br/handle/11449/126215>. 9788579836077 ISNB9788579836077.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coleção PROPG Digital (UNESP) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129065001943040 |