Outras Macabéas: mulheres nordestinas e deslocamento em dois romances de Marilene Felinto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/193598 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar o deslocamento das protagonistas dos romances As mulheres de Tijucopapo (2004) e O lago encantado de Grongonzo (1992), de Marilene Felinto, problematizando a (des)construção de suas identidades a partir desses movimentos e a relação que se cria entre o espaço do sertão e o espaço da metrópole nas narrativas. A pesquisa parte da hipótese de que as personagens da autora apontam para uma nova perspectiva de representação da mulher nordestina em deslocamento na literatura brasileira, vinculada – ou não – a um domínio narrativo (voz e focalização) que interfere em sua composição. Felinto constrói personagens coléricas nos sentimentos e nas palavras, com experiências de vida marcadas pela fragmentação e pela busca de um lugar e uma identidade. Diferentemente do que se constata no romance de 30 acerca da migração nordestina e suas motivações – como a seca, a miséria e a fome – o deslocamento de nordestinos que surge nas produções contemporâneas envolve, para além dos problemas geográficos e econômicos, outros estímulos, outras vozes e outras nuances de significado. Os anseios, os choques identitário e cultural, o estranhamento e a revolta de Rísia e Deisi são desencadeados pelas sucessivas andanças que compõem suas trajetórias de vida, pois ambas saem do espaço de origem para um espaço outro e, no entanto, retornam. O movimento de regresso, isto é, a saída das metrópoles que as “criaram” em direção às origens traduz o esfacelamento subjetivo do qual são vítimas. Ademais, falar de mulheres e mobilidade na literatura é unir pontos antagônicos, e, nesse caso, soma-se o fato de que tais mulheres deslocadas pertencem a narrativas que foram, por vezes, deixadas às margens da crítica literária. Desse modo, a discussão proposta também faz ecoar aspectos de transgressão, ruptura de silêncios, desvelamento de alteridades e desestabilização de hegemonias canônicas. |
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Outras Macabéas: mulheres nordestinas e deslocamento em dois romances de Marilene FelintoOther Macabéas: the northeastern women and their displacement on two novels by Marilene FelintoDeslocamentoEspaçoIdentidadeNarrativa contemporâneaMarilene FelintoMulheres nordestinasDisplacementSpaceIdentityContemporary storytellingEste trabalho tem por objetivo analisar o deslocamento das protagonistas dos romances As mulheres de Tijucopapo (2004) e O lago encantado de Grongonzo (1992), de Marilene Felinto, problematizando a (des)construção de suas identidades a partir desses movimentos e a relação que se cria entre o espaço do sertão e o espaço da metrópole nas narrativas. A pesquisa parte da hipótese de que as personagens da autora apontam para uma nova perspectiva de representação da mulher nordestina em deslocamento na literatura brasileira, vinculada – ou não – a um domínio narrativo (voz e focalização) que interfere em sua composição. Felinto constrói personagens coléricas nos sentimentos e nas palavras, com experiências de vida marcadas pela fragmentação e pela busca de um lugar e uma identidade. Diferentemente do que se constata no romance de 30 acerca da migração nordestina e suas motivações – como a seca, a miséria e a fome – o deslocamento de nordestinos que surge nas produções contemporâneas envolve, para além dos problemas geográficos e econômicos, outros estímulos, outras vozes e outras nuances de significado. Os anseios, os choques identitário e cultural, o estranhamento e a revolta de Rísia e Deisi são desencadeados pelas sucessivas andanças que compõem suas trajetórias de vida, pois ambas saem do espaço de origem para um espaço outro e, no entanto, retornam. O movimento de regresso, isto é, a saída das metrópoles que as “criaram” em direção às origens traduz o esfacelamento subjetivo do qual são vítimas. Ademais, falar de mulheres e mobilidade na literatura é unir pontos antagônicos, e, nesse caso, soma-se o fato de que tais mulheres deslocadas pertencem a narrativas que foram, por vezes, deixadas às margens da crítica literária. Desse modo, a discussão proposta também faz ecoar aspectos de transgressão, ruptura de silêncios, desvelamento de alteridades e desestabilização de hegemonias canônicas.This academic paper is aimed at analyzing the displacement of the protagonists of the novels As mulheres de Tijucopapo (2004) and O lago encantado de Grongonzo (1992), written by Marilene Felinto, problematizing the deconstruction of their identities from these movements and the relationship which is created between the hinterland’s space and the metropolis’ space in the narratives. A research which starts from the hypothesis that the author's characters point to a new perspective of showing northeastern women in displacement in Brazilian literature, connected or not to a story-driven domain (voice and focus) which interferes in their composition. Felinto builds choleric characters regarding feelings and words, with life’s experiences flagged by fragmentation and the search for a place and an identity. Different from what is found in the 30's novel about northeastern migration and its motivations - such as drought, misery and hunger - the displacement of northeasterners that comes in contemporary productions involves, in addition to geographical and economic problems, other encouragement, other voices and other perceptions of meaning. The demands, the identity and cultural clash, the strangeness and Risia and Deisi’s rebellion are triggered by the successive wanderings that make up their life stories, as both leave their original space and go to another one and, however, return to the very first place. The return movement, which is, the departure from the metropolises that “raised” them towards their origins, reflects the subjective breakdown of which they are victims. Furthermore, to talk about women and mobility in literature is to unite antagonistic points, and, in this case, we gather the fact that such displaced women belong to narratives that were sometimes left on the sidelines of literary criticism. In this way, the proposed discussion shall also reverberate aspects of transgression, rupture of silences, unveiling of otherness and destabilization of canonical hegemonies.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santini, Juliana [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, Isabela Cristina do [UNESP]2020-09-28T16:55:03Z2020-09-28T16:55:03Z2020-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19359833004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:26:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193598Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:38:09.957013Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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