Técnicas de parametrização global para o fluxo de carga continuado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonini Neto, Alfredo [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Alves, Dilson Amancio [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-17592010000400001
http://hdl.handle.net/11449/9767
Resumo: Este trabalho analisa a utilização de técnicas de parametrização global para o fluxo de carga continuado. Essas técnicas são consideradas inadequadas para a obtenção da margem de carregamento de sistemas com problemas de estabilidade de tensão com características fortemente locais. Isto se deve ao fato de que no ponto de máximo carregamento a singularidade da matriz Jacobiana do método de parametrização global coincide com a da matriz Jacobiana do fluxo de carga. Nesses casos, a parametrização local é considerada como a única forma de se eliminar a singularidade. Entretanto, este trabalho mostra que a singularidade também pode ser eficientemente eliminada não só para estes sistemas, mas para qualquer outro, através de uma nova técnica de parametrização. A técnica utiliza a equação de uma reta que passa através de um ponto no plano determinado pelas variáveis fator de carregamento e a somatória das magnitudes, ou dos ângulos, das tensões nodais de todas as barras do sistema, que são as variáveis comumente usadas pelas técnicas de parametrização global. Os resultados obtidos para diversos sistemas confirmam o aumento da eficiência dos métodos propostos e mostram sua viabilidade para aplicações no planejamento da operação nos atuais sistemas de gerenciamento de energia.
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spelling Técnicas de parametrização global para o fluxo de carga continuadoGlobal parameterization techniques to the continuation power flowMétodo da ContinuaçãoFluxo de CargaTécnicas de ParametrizaçãoPonto de Máximo CarregamentoContinuation MethodLoad FlowParameterization TechniquesMaximum Loading PointEste trabalho analisa a utilização de técnicas de parametrização global para o fluxo de carga continuado. Essas técnicas são consideradas inadequadas para a obtenção da margem de carregamento de sistemas com problemas de estabilidade de tensão com características fortemente locais. Isto se deve ao fato de que no ponto de máximo carregamento a singularidade da matriz Jacobiana do método de parametrização global coincide com a da matriz Jacobiana do fluxo de carga. Nesses casos, a parametrização local é considerada como a única forma de se eliminar a singularidade. Entretanto, este trabalho mostra que a singularidade também pode ser eficientemente eliminada não só para estes sistemas, mas para qualquer outro, através de uma nova técnica de parametrização. A técnica utiliza a equação de uma reta que passa através de um ponto no plano determinado pelas variáveis fator de carregamento e a somatória das magnitudes, ou dos ângulos, das tensões nodais de todas as barras do sistema, que são as variáveis comumente usadas pelas técnicas de parametrização global. Os resultados obtidos para diversos sistemas confirmam o aumento da eficiência dos métodos propostos e mostram sua viabilidade para aplicações no planejamento da operação nos atuais sistemas de gerenciamento de energia.This paper presents an analysis of the use of global parameterization techniques to the continuation power flow. Those techniques are considered inadequate for computation of the loading margin of power systems characterized by strong local static voltage stability. In such systems, at maximum loading point, the singularity of the Jacobian matrices of global parameterization techniques coincide with the one of the power flow Jacobian matrix. In those cases, the local parameterization is considered as the only way to overcome the singularity. However, this paper shows that this kind of singularity can be efficiently eliminated not only for these systems, but also for all others, by a new parameterization technique. This technique uses the addition of a line equation, which passes through a point in the plane determined by the sum of all the bus voltage magnitudes, or angles, and loading factor variables, that are variables commonly used by global parameterization techniques. The obtained results for several systems confirm the efficiency increased of the proposed methods and show its viability for applications in the operating planning in a modern energy management system.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)UNESP Departamento de Engenharia ElétricaUNESP Departamento de Engenharia ElétricaSociedade Brasileira de AutomáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bonini Neto, Alfredo [UNESP]Alves, Dilson Amancio [UNESP]2014-05-20T13:29:06Z2014-05-20T13:29:06Z2010-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article323-337application/pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-17592010000400001Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica. Sociedade Brasileira de Automática, v. 21, n. 4, p. 323-337, 2010.0103-1759http://hdl.handle.net/11449/976710.1590/S0103-17592010000400001S0103-17592010000400001S0103-17592010000400001.pdf6566923858579760SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporSba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automaticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-18T06:13:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/9767Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-18T06:13:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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