algoRITMO: gosto musical programado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gabriel Boscolo dos [Unesp]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216622
Resumo: Esta monografia tem como objetivo discutir o mecanismo utilizado pelas redes sociais ao disseminar seus conteúdos, especialmente o musical. Para isso, foram abordadas questões relativas ao funcionamento do cérebro humano quanto à memória e reforço positivo, ao nosso crescimento e socialização desde criança à adolescência, levando ao condicionamento da nossa escuta musical passiva no dia a dia. Também foi abordado o surgimento e funcionamento do algoritmo, prioritariamente no Facebook; e suas consequências nos métodos de disseminação de músicas nas redes sociais, especialmente no TikTok. Por fim, uma discussão crítica de três músicas presentes no TikTok é apresentada, com o enfoque de usá-las como ilustração dos conceitos abordados neste trabalho.
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spelling algoRITMO: gosto musical programadoAlgorithm: programmed music tasteReforço PositivoIndústria CulturalInfluênciaAlgoritmoRedes SociaisEscuta PassivaRedes sociais on-linePercepção musicalIndústria culturalInfluência musicalPositive ReinforcementCulture IndustryInfluenceAlgorithmSocial MediaPassive ListeningEsta monografia tem como objetivo discutir o mecanismo utilizado pelas redes sociais ao disseminar seus conteúdos, especialmente o musical. Para isso, foram abordadas questões relativas ao funcionamento do cérebro humano quanto à memória e reforço positivo, ao nosso crescimento e socialização desde criança à adolescência, levando ao condicionamento da nossa escuta musical passiva no dia a dia. Também foi abordado o surgimento e funcionamento do algoritmo, prioritariamente no Facebook; e suas consequências nos métodos de disseminação de músicas nas redes sociais, especialmente no TikTok. Por fim, uma discussão crítica de três músicas presentes no TikTok é apresentada, com o enfoque de usá-las como ilustração dos conceitos abordados neste trabalho.This monograph aims to emphasize and demonstrate the mechanism used by social medias to disseminate their content, especially musical. For this, issues related to the functioning of the human brain regarding memory and positive reinforcement, our growth and socialization from childhood to adolescence are addressed, leading to the conditioning of our passive music listening in our daily lives. The emergence and functioning of the algorithm was also addressed, primarily on Facebook, and its consequences on the methods of disseminating music on social media, especially on TikTok. Thus, a critical discussion of three songs featured on TikTok is presented, with the focus of using them as an illustration of the concepts covered in this research.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bortz, Graziela [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Gabriel Boscolo dos [Unesp]2022-02-16T02:36:47Z2022-02-16T02:36:47Z2021-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/216622porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-27T06:10:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216622Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:10:47.434291Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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description Esta monografia tem como objetivo discutir o mecanismo utilizado pelas redes sociais ao disseminar seus conteúdos, especialmente o musical. Para isso, foram abordadas questões relativas ao funcionamento do cérebro humano quanto à memória e reforço positivo, ao nosso crescimento e socialização desde criança à adolescência, levando ao condicionamento da nossa escuta musical passiva no dia a dia. Também foi abordado o surgimento e funcionamento do algoritmo, prioritariamente no Facebook; e suas consequências nos métodos de disseminação de músicas nas redes sociais, especialmente no TikTok. Por fim, uma discussão crítica de três músicas presentes no TikTok é apresentada, com o enfoque de usá-las como ilustração dos conceitos abordados neste trabalho.
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