Difundindo e popularizando a ciência na UNESP: interação entre pós-graduação e ensino básico: jogo Investigando Biomas Brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Felipe Girotto [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Schley, Thayssa Rabelo [UNESP], Oliveira, André Luiz Giles [UNESP], Moraes, Franciana Batista de [UNESP], Geraldes, Júlia [UNESP], Ferreira, Gisela [UNESP], Boaro, Carmen Sílvia Fernandes [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/785
http://hdl.handle.net/11449/142649
Resumo: Concern and reflections about quality of basic education in Brazil lead the creation of strategies to improve school performance in different grades. Among those strategies, the creation of educational games has been revealed to be a resource that teachers may use for the development of abilities and to permit the appropriation of concepts, including Botany, by students of primary and secondary school. This study aimed to produce an alternative, creative and innovative educational material, for scientific divulgation of botany content to the public school. The presentation of the game in two different proportions allows it to be used on a bench or on a table in the classroom or in larger spaces, as on the floor where the students themselves can be the pins. The former method has been proved to be more interesting and dynamic than the conventional method. The game "Investigating Brazilian Biomes" proved to be dynamic, playful and efficient for the Botany content appropriation , which can be used by science and biology teachers, adapting to their needs, once new questions can be added or replace the existing ones.
id UNSP_750b9da3e571119b3078e05a5139d6cc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142649
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Difundindo e popularizando a ciência na UNESP: interação entre pós-graduação e ensino básico: jogo Investigando Biomas BrasileirosEducationScienceBotanyEducaçãoCiênciaBotânicaConcern and reflections about quality of basic education in Brazil lead the creation of strategies to improve school performance in different grades. Among those strategies, the creation of educational games has been revealed to be a resource that teachers may use for the development of abilities and to permit the appropriation of concepts, including Botany, by students of primary and secondary school. This study aimed to produce an alternative, creative and innovative educational material, for scientific divulgation of botany content to the public school. The presentation of the game in two different proportions allows it to be used on a bench or on a table in the classroom or in larger spaces, as on the floor where the students themselves can be the pins. The former method has been proved to be more interesting and dynamic than the conventional method. The game "Investigating Brazilian Biomes" proved to be dynamic, playful and efficient for the Botany content appropriation , which can be used by science and biology teachers, adapting to their needs, once new questions can be added or replace the existing ones.Preocupação e reflexões sobre a qualidade do ensino básico no Brasil conduzem a criação de estratégias visando a melhoria do desempenho escolar nas diferentes séries. Entre essas estratégias a criação de jogos didáticos tem se revelado como recurso que o professor pode utilizar para o desenvolvimento de habilidades e possibilitar a apropriação de conceitos, entre eles os de Botânica, por estudantes do ensino básico. O presente estudo objetivou a criação de material didático alternativo, criativo e inovador para divulgação científica de conteúdo de botânica junto ao ensino básico público. A apresentação do jogo em dois tamanhos permite que seja utilizado em bancada ou mesa na sala de aula ou em espaços maiores, no chão onde os próprios estudantes são os pinos. Essa última forma revelou-se mais interessante por ser diferente da convencional e mais dinâmica. O jogo “Investigando Biomas Brasileiros” se revelou como forma dinâmica, lúdica e eficiente para a apropriação de conteúdo da área de Botânica, que pode ser utilizado por professores de Ciências e Biologia, adequando-se às suas necessidades, uma vez que novas perguntas podem ser adicionadas ou substituir as já apresentadas.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Botânica, Instituto de Biociências de BotucatuUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Botânica), Instituto de Biociências de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Felipe Girotto [UNESP]Schley, Thayssa Rabelo [UNESP]Oliveira, André Luiz Giles [UNESP]Moraes, Franciana Batista de [UNESP]Geraldes, Júlia [UNESP]Ferreira, Gisela [UNESP]Boaro, Carmen Sílvia Fernandes [UNESP]2016-08-04T13:36:03Z2016-08-04T13:36:03Z2015-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-5application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/7858º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142649ISSN2176-9761-2015-01-05-campos.pdf98047076741727740656489173735132PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-03T06:12:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142649Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:21:47.079716Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Difundindo e popularizando a ciência na UNESP: interação entre pós-graduação e ensino básico: jogo Investigando Biomas Brasileiros
title Difundindo e popularizando a ciência na UNESP: interação entre pós-graduação e ensino básico: jogo Investigando Biomas Brasileiros
spellingShingle Difundindo e popularizando a ciência na UNESP: interação entre pós-graduação e ensino básico: jogo Investigando Biomas Brasileiros
Campos, Felipe Girotto [UNESP]
Education
Science
Botany
Educação
Ciência
Botânica
title_short Difundindo e popularizando a ciência na UNESP: interação entre pós-graduação e ensino básico: jogo Investigando Biomas Brasileiros
title_full Difundindo e popularizando a ciência na UNESP: interação entre pós-graduação e ensino básico: jogo Investigando Biomas Brasileiros
title_fullStr Difundindo e popularizando a ciência na UNESP: interação entre pós-graduação e ensino básico: jogo Investigando Biomas Brasileiros
title_full_unstemmed Difundindo e popularizando a ciência na UNESP: interação entre pós-graduação e ensino básico: jogo Investigando Biomas Brasileiros
title_sort Difundindo e popularizando a ciência na UNESP: interação entre pós-graduação e ensino básico: jogo Investigando Biomas Brasileiros
author Campos, Felipe Girotto [UNESP]
author_facet Campos, Felipe Girotto [UNESP]
Schley, Thayssa Rabelo [UNESP]
Oliveira, André Luiz Giles [UNESP]
Moraes, Franciana Batista de [UNESP]
Geraldes, Júlia [UNESP]
Ferreira, Gisela [UNESP]
Boaro, Carmen Sílvia Fernandes [UNESP]
author_role author
author2 Schley, Thayssa Rabelo [UNESP]
Oliveira, André Luiz Giles [UNESP]
Moraes, Franciana Batista de [UNESP]
Geraldes, Júlia [UNESP]
Ferreira, Gisela [UNESP]
Boaro, Carmen Sílvia Fernandes [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Felipe Girotto [UNESP]
Schley, Thayssa Rabelo [UNESP]
Oliveira, André Luiz Giles [UNESP]
Moraes, Franciana Batista de [UNESP]
Geraldes, Júlia [UNESP]
Ferreira, Gisela [UNESP]
Boaro, Carmen Sílvia Fernandes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Education
Science
Botany
Educação
Ciência
Botânica
topic Education
Science
Botany
Educação
Ciência
Botânica
description Concern and reflections about quality of basic education in Brazil lead the creation of strategies to improve school performance in different grades. Among those strategies, the creation of educational games has been revealed to be a resource that teachers may use for the development of abilities and to permit the appropriation of concepts, including Botany, by students of primary and secondary school. This study aimed to produce an alternative, creative and innovative educational material, for scientific divulgation of botany content to the public school. The presentation of the game in two different proportions allows it to be used on a bench or on a table in the classroom or in larger spaces, as on the floor where the students themselves can be the pins. The former method has been proved to be more interesting and dynamic than the conventional method. The game "Investigating Brazilian Biomes" proved to be dynamic, playful and efficient for the Botany content appropriation , which can be used by science and biology teachers, adapting to their needs, once new questions can be added or replace the existing ones.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-18
2016-08-04T13:36:03Z
2016-08-04T13:36:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/785
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.
2176-9761
http://hdl.handle.net/11449/142649
ISSN2176-9761-2015-01-05-campos.pdf
9804707674172774
0656489173735132
url http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/785
http://hdl.handle.net/11449/142649
identifier_str_mv 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.
2176-9761
ISSN2176-9761-2015-01-05-campos.pdf
9804707674172774
0656489173735132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-5
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129059061760000