Educação física para a autonomia: construção de possibilidades metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boaventura, Eduardo [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96110
Resumo: Um dos princípios da Educação é a aquisição e o desenvolvimento da autonomia dos alunos aliados à conquista da cidadania plena, sendo que o componente curricular Educação Física pode permitir uma grande contribuição para este objetivo. E frente às dificuldades em geral encontradas nas redes públicas de ensino, faz-se necessária a realização de um trabalho de construção pedagógica com professores de Educação Física a fim de que os alunos obtenham maiores possibilidades de desenvolver a autonomia e todos os aspectos que ela engloba, ou seja, o objetivo do trabalho foi o de construir junto a professores de Educação Física atuantes na rede pública de ensino possibilidades metodológicas e estratégias didáticas para o desenvolvimento da autonomia dos alunos. A metodologia utilizada para tal fim foi a pesquisa-ação, que se constituiu de cinco reuniões com cinco professores participantes, caracterizados por um grupo jovem com tempo de atuação na escola variado entre um a sete anos após a formação inicial. Ao início das reuniões, foi aplicado um questionário com questões a respeito do tema autonomia, com a finalidade de identificar dados para comporem o ponto de partida das reuniões da pesquisa-ação. Os dados obtidos das discussões dos encontros foram agrupados em categorias e envolveram: os entendimentos de autonomia; as estratégias utilizadas; os papéis dos professores e da escola; as posições críticas e as dificuldades encontradas. No geral, os conceitos obtidos giraram em torno de que o aluno autônomo é aquele mais independente e capaz de realizar boas escolhas e resolver problemas, sempre consciente de suas ações. As principais estratégias para desenvolver a autonomia dos alunos englobaram os espaços de escolha para os alunos, as reflexões e a vivência de diferentes conteúdos. Para isto, o professor jogar junto...
id UNSP_7555bbd4c450d05aca3d1247c8d3c83e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96110
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação física para a autonomia: construção de possibilidades metodológicasEducação fisicaEscola e autonomiaPhysical educationSchool and autonomyUm dos princípios da Educação é a aquisição e o desenvolvimento da autonomia dos alunos aliados à conquista da cidadania plena, sendo que o componente curricular Educação Física pode permitir uma grande contribuição para este objetivo. E frente às dificuldades em geral encontradas nas redes públicas de ensino, faz-se necessária a realização de um trabalho de construção pedagógica com professores de Educação Física a fim de que os alunos obtenham maiores possibilidades de desenvolver a autonomia e todos os aspectos que ela engloba, ou seja, o objetivo do trabalho foi o de construir junto a professores de Educação Física atuantes na rede pública de ensino possibilidades metodológicas e estratégias didáticas para o desenvolvimento da autonomia dos alunos. A metodologia utilizada para tal fim foi a pesquisa-ação, que se constituiu de cinco reuniões com cinco professores participantes, caracterizados por um grupo jovem com tempo de atuação na escola variado entre um a sete anos após a formação inicial. Ao início das reuniões, foi aplicado um questionário com questões a respeito do tema autonomia, com a finalidade de identificar dados para comporem o ponto de partida das reuniões da pesquisa-ação. Os dados obtidos das discussões dos encontros foram agrupados em categorias e envolveram: os entendimentos de autonomia; as estratégias utilizadas; os papéis dos professores e da escola; as posições críticas e as dificuldades encontradas. No geral, os conceitos obtidos giraram em torno de que o aluno autônomo é aquele mais independente e capaz de realizar boas escolhas e resolver problemas, sempre consciente de suas ações. As principais estratégias para desenvolver a autonomia dos alunos englobaram os espaços de escolha para os alunos, as reflexões e a vivência de diferentes conteúdos. Para isto, o professor jogar junto...One of the principles of the Education is the acquisition and development of autonomy allying students to the conquest of full citizenship: the subject Physical Education can allow a great contribution for it. And facing the difficulties in general found in the public nets of teaching, it is necessary an accomplishment of a pedagogic work with teachers of Physical Education, so the students can obtain larger possibilities to develop the autonomy and all the aspects included, in other words, the objective of this work was to built with Physical Education teachers of public net of teaching methodological possibilities and didactic strategies for the development of the students' autonomy. The methodology used for this study was the research-action, that was constituted of five meetings with five teachers, characterized by a young group with different previously experiences in school, among one to seven years after the graduation. In the beginning of the meetings, a questionnaire was applied with subjects regarding the theme autonomy, with the purpose of identifying facts to build the starting point of the meetings of the research-action. The obtained data of these meetings were contained in categories and they involved: the ideas and autonomy concepts; the strategies to develop them; the functions of the teachers and school; the difficulties and the teachers' critical points. In the general, the obtained concepts were based on the autonomous student is that one more independent and capable of accomplish good choices and to solve problems, always conscious of their actions. The main strategies to develop the students' autonomy include the time for their choices, the reflections and the existence of different contents. For that, the teacher playing with the students, taking them to walks and to bring auditions to the school linked to the purposes contents are successful strategies that power... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rangel, Irene Conceição Andrade [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Boaventura, Eduardo [UNESP]2014-06-11T19:28:01Z2014-06-11T19:28:01Z2007-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisiv, 138 f.application/pdfBOAVENTURA, Eduardo. Educação física para a autonomia: construção de possibilidades metodológicas. 2007. iv, 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.http://hdl.handle.net/11449/96110000500055boaventura_e_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T06:21:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96110Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:27:13.863061Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física para a autonomia: construção de possibilidades metodológicas
title Educação física para a autonomia: construção de possibilidades metodológicas
spellingShingle Educação física para a autonomia: construção de possibilidades metodológicas
Boaventura, Eduardo [UNESP]
Educação fisica
Escola e autonomia
Physical education
School and autonomy
title_short Educação física para a autonomia: construção de possibilidades metodológicas
title_full Educação física para a autonomia: construção de possibilidades metodológicas
title_fullStr Educação física para a autonomia: construção de possibilidades metodológicas
title_full_unstemmed Educação física para a autonomia: construção de possibilidades metodológicas
title_sort Educação física para a autonomia: construção de possibilidades metodológicas
author Boaventura, Eduardo [UNESP]
author_facet Boaventura, Eduardo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rangel, Irene Conceição Andrade [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Boaventura, Eduardo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação fisica
Escola e autonomia
Physical education
School and autonomy
topic Educação fisica
Escola e autonomia
Physical education
School and autonomy
description Um dos princípios da Educação é a aquisição e o desenvolvimento da autonomia dos alunos aliados à conquista da cidadania plena, sendo que o componente curricular Educação Física pode permitir uma grande contribuição para este objetivo. E frente às dificuldades em geral encontradas nas redes públicas de ensino, faz-se necessária a realização de um trabalho de construção pedagógica com professores de Educação Física a fim de que os alunos obtenham maiores possibilidades de desenvolver a autonomia e todos os aspectos que ela engloba, ou seja, o objetivo do trabalho foi o de construir junto a professores de Educação Física atuantes na rede pública de ensino possibilidades metodológicas e estratégias didáticas para o desenvolvimento da autonomia dos alunos. A metodologia utilizada para tal fim foi a pesquisa-ação, que se constituiu de cinco reuniões com cinco professores participantes, caracterizados por um grupo jovem com tempo de atuação na escola variado entre um a sete anos após a formação inicial. Ao início das reuniões, foi aplicado um questionário com questões a respeito do tema autonomia, com a finalidade de identificar dados para comporem o ponto de partida das reuniões da pesquisa-ação. Os dados obtidos das discussões dos encontros foram agrupados em categorias e envolveram: os entendimentos de autonomia; as estratégias utilizadas; os papéis dos professores e da escola; as posições críticas e as dificuldades encontradas. No geral, os conceitos obtidos giraram em torno de que o aluno autônomo é aquele mais independente e capaz de realizar boas escolhas e resolver problemas, sempre consciente de suas ações. As principais estratégias para desenvolver a autonomia dos alunos englobaram os espaços de escolha para os alunos, as reflexões e a vivência de diferentes conteúdos. Para isto, o professor jogar junto...
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-22
2014-06-11T19:28:01Z
2014-06-11T19:28:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOAVENTURA, Eduardo. Educação física para a autonomia: construção de possibilidades metodológicas. 2007. iv, 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/96110
000500055
boaventura_e_me_rcla.pdf
33004137062P0
identifier_str_mv BOAVENTURA, Eduardo. Educação física para a autonomia: construção de possibilidades metodológicas. 2007. iv, 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.
000500055
boaventura_e_me_rcla.pdf
33004137062P0
url http://hdl.handle.net/11449/96110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv iv, 138 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129321365143552