A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Luis Henrique [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118426
Resumo: O presente estudo se propos a verificar as diversas formas de manifestação do Jogo Simbólico nas crianças durante as aulas de Educação Física no Ensino Infantil, as diferentes formas de abordagem e o desenvolvimento de atividades por parte dos professores durante esse processo. Por meio de entrevista com o uso de questionário semi-estruturado, investigou com os professores, quais as estratégias utilizadas para o desenvolvimento do Jogo Simbólico nas aulas, tanto de modo coletivo quanto individual e qual o papel do Jogo Simbólico no desenvolvimento dos alunos. Os dados foram analisados e interpretados frente ao referencial teórico levantado e pode concluir que os professores fazem uso do Jogo Simbólico em suas atividades, mas que na maioria das vezes não valorizam a manifestação do mesmo de forma individual.
id UNSP_75957e224fea142ff39782db0e080b1a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118426
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimentoEducação física - Estudo e ensinoEducação física - BrasilEducação fisica - Rio Claro (SP)Educação fisica para criançasEducação fisica infantilO presente estudo se propos a verificar as diversas formas de manifestação do Jogo Simbólico nas crianças durante as aulas de Educação Física no Ensino Infantil, as diferentes formas de abordagem e o desenvolvimento de atividades por parte dos professores durante esse processo. Por meio de entrevista com o uso de questionário semi-estruturado, investigou com os professores, quais as estratégias utilizadas para o desenvolvimento do Jogo Simbólico nas aulas, tanto de modo coletivo quanto individual e qual o papel do Jogo Simbólico no desenvolvimento dos alunos. Os dados foram analisados e interpretados frente ao referencial teórico levantado e pode concluir que os professores fazem uso do Jogo Simbólico em suas atividades, mas que na maioria das vezes não valorizam a manifestação do mesmo de forma individual.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rangel, Irene Conceição Andrade [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bueno, Luis Henrique [UNESP]2015-03-23T15:09:42Z2015-03-23T15:09:42Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis43 f.application/pdfBUENO, Luis Henrique. A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento. 2008. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.http://hdl.handle.net/11449/118426000570910bueno_lh_tcc_rcla.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-31T06:07:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118426Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:30:21.995651Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento
title A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento
spellingShingle A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento
Bueno, Luis Henrique [UNESP]
Educação física - Estudo e ensino
Educação física - Brasil
Educação fisica - Rio Claro (SP)
Educação fisica para crianças
Educação fisica infantil
title_short A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento
title_full A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento
title_fullStr A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento
title_full_unstemmed A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento
title_sort A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento
author Bueno, Luis Henrique [UNESP]
author_facet Bueno, Luis Henrique [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rangel, Irene Conceição Andrade [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Luis Henrique [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estudo e ensino
Educação física - Brasil
Educação fisica - Rio Claro (SP)
Educação fisica para crianças
Educação fisica infantil
topic Educação física - Estudo e ensino
Educação física - Brasil
Educação fisica - Rio Claro (SP)
Educação fisica para crianças
Educação fisica infantil
description O presente estudo se propos a verificar as diversas formas de manifestação do Jogo Simbólico nas crianças durante as aulas de Educação Física no Ensino Infantil, as diferentes formas de abordagem e o desenvolvimento de atividades por parte dos professores durante esse processo. Por meio de entrevista com o uso de questionário semi-estruturado, investigou com os professores, quais as estratégias utilizadas para o desenvolvimento do Jogo Simbólico nas aulas, tanto de modo coletivo quanto individual e qual o papel do Jogo Simbólico no desenvolvimento dos alunos. Os dados foram analisados e interpretados frente ao referencial teórico levantado e pode concluir que os professores fazem uso do Jogo Simbólico em suas atividades, mas que na maioria das vezes não valorizam a manifestação do mesmo de forma individual.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2015-03-23T15:09:42Z
2015-03-23T15:09:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BUENO, Luis Henrique. A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento. 2008. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/118426
000570910
bueno_lh_tcc_rcla.pdf
identifier_str_mv BUENO, Luis Henrique. A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento. 2008. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.
000570910
bueno_lh_tcc_rcla.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/118426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 43 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128663676256256