A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/118426 |
Resumo: | O presente estudo se propos a verificar as diversas formas de manifestação do Jogo Simbólico nas crianças durante as aulas de Educação Física no Ensino Infantil, as diferentes formas de abordagem e o desenvolvimento de atividades por parte dos professores durante esse processo. Por meio de entrevista com o uso de questionário semi-estruturado, investigou com os professores, quais as estratégias utilizadas para o desenvolvimento do Jogo Simbólico nas aulas, tanto de modo coletivo quanto individual e qual o papel do Jogo Simbólico no desenvolvimento dos alunos. Os dados foram analisados e interpretados frente ao referencial teórico levantado e pode concluir que os professores fazem uso do Jogo Simbólico em suas atividades, mas que na maioria das vezes não valorizam a manifestação do mesmo de forma individual. |
id |
UNSP_75957e224fea142ff39782db0e080b1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/118426 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimentoEducação física - Estudo e ensinoEducação física - BrasilEducação fisica - Rio Claro (SP)Educação fisica para criançasEducação fisica infantilO presente estudo se propos a verificar as diversas formas de manifestação do Jogo Simbólico nas crianças durante as aulas de Educação Física no Ensino Infantil, as diferentes formas de abordagem e o desenvolvimento de atividades por parte dos professores durante esse processo. Por meio de entrevista com o uso de questionário semi-estruturado, investigou com os professores, quais as estratégias utilizadas para o desenvolvimento do Jogo Simbólico nas aulas, tanto de modo coletivo quanto individual e qual o papel do Jogo Simbólico no desenvolvimento dos alunos. Os dados foram analisados e interpretados frente ao referencial teórico levantado e pode concluir que os professores fazem uso do Jogo Simbólico em suas atividades, mas que na maioria das vezes não valorizam a manifestação do mesmo de forma individual.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rangel, Irene Conceição Andrade [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bueno, Luis Henrique [UNESP]2015-03-23T15:09:42Z2015-03-23T15:09:42Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis43 f.application/pdfBUENO, Luis Henrique. A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento. 2008. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.http://hdl.handle.net/11449/118426000570910bueno_lh_tcc_rcla.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-31T06:07:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118426Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:30:21.995651Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento |
title |
A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento |
spellingShingle |
A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento Bueno, Luis Henrique [UNESP] Educação física - Estudo e ensino Educação física - Brasil Educação fisica - Rio Claro (SP) Educação fisica para crianças Educação fisica infantil |
title_short |
A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento |
title_full |
A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento |
title_fullStr |
A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento |
title_full_unstemmed |
A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento |
title_sort |
A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento |
author |
Bueno, Luis Henrique [UNESP] |
author_facet |
Bueno, Luis Henrique [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rangel, Irene Conceição Andrade [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Luis Henrique [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - Estudo e ensino Educação física - Brasil Educação fisica - Rio Claro (SP) Educação fisica para crianças Educação fisica infantil |
topic |
Educação física - Estudo e ensino Educação física - Brasil Educação fisica - Rio Claro (SP) Educação fisica para crianças Educação fisica infantil |
description |
O presente estudo se propos a verificar as diversas formas de manifestação do Jogo Simbólico nas crianças durante as aulas de Educação Física no Ensino Infantil, as diferentes formas de abordagem e o desenvolvimento de atividades por parte dos professores durante esse processo. Por meio de entrevista com o uso de questionário semi-estruturado, investigou com os professores, quais as estratégias utilizadas para o desenvolvimento do Jogo Simbólico nas aulas, tanto de modo coletivo quanto individual e qual o papel do Jogo Simbólico no desenvolvimento dos alunos. Os dados foram analisados e interpretados frente ao referencial teórico levantado e pode concluir que os professores fazem uso do Jogo Simbólico em suas atividades, mas que na maioria das vezes não valorizam a manifestação do mesmo de forma individual. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2015-03-23T15:09:42Z 2015-03-23T15:09:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BUENO, Luis Henrique. A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento. 2008. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008. http://hdl.handle.net/11449/118426 000570910 bueno_lh_tcc_rcla.pdf |
identifier_str_mv |
BUENO, Luis Henrique. A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento. 2008. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008. 000570910 bueno_lh_tcc_rcla.pdf |
url |
http://hdl.handle.net/11449/118426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
43 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128663676256256 |