Escotismo e meio ambiente como possibilidades pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falco, Karina de [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118964
Resumo: O escotismo é um movimento de educação não formal, que tem como propósito contribuir e completar a educação do jovem, por meio de conceitos e valores baseados na promessa e Lei escoteira. Ajudando esse jovem a descobrir, e desenvolver seus potenciais sociais, físicos e afetivos, os preparando para a cidadania responsável, com um papel construtivo na sociedade, estimulando o contato, respeito e preservação do meio ambiente, a vida em equipe, o aprendizado através da prática e a execução de atividades variadas e atraentes. O movimento escoteiro tem como fundador um ex general inglês chamado Robert Stephnson Baden Powell, que em 1901 verificou a possibilidade de escrever para os jovens suas experiências relacionadas a sua vida e ao exército, com propósitos educacionais, surgindo assim a idéia do escotismo. Em 1907, após anos de estudos referentes a modelos educacionais e atividades para jovens, Powell escreveu um manual de adestramento intitulado “Escotismo para Rapazes”. Dentro deste contexto este estudo busca verificar as possibilidades de aplicação desses conceitos na Educação Física escolar abordando esse compromisso com o meio ambiente como forma de educação ambiental. Objetivo: O objetivo deste trabalho é analisar como o escotismo trata a questão do meio ambiente, em que medida valoriza e quais métodos e abordagens de ensino são utilizados. Para atingir tais objetivos foram ouvidos alguns escoteiros/ex-escoteiros. Metodologia: A metodologia desta pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada em duas etapas, sendo a primeira referente a uma pesquisa bibliográfica, e a segunda etapa tratou-se de dar voz a exescoteiros A entrevista foi realizada com 6 escoteiros/ ex-escoteiros pertencentes a diferentes grupos. Resultados e Discussões: Com as respostas obtidas... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
id UNSP_75eb32b329512b67ad987b1e056e5d7e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118964
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Escotismo e meio ambiente como possibilidades pedagógicasEducação fisicaEscotismoO escotismo é um movimento de educação não formal, que tem como propósito contribuir e completar a educação do jovem, por meio de conceitos e valores baseados na promessa e Lei escoteira. Ajudando esse jovem a descobrir, e desenvolver seus potenciais sociais, físicos e afetivos, os preparando para a cidadania responsável, com um papel construtivo na sociedade, estimulando o contato, respeito e preservação do meio ambiente, a vida em equipe, o aprendizado através da prática e a execução de atividades variadas e atraentes. O movimento escoteiro tem como fundador um ex general inglês chamado Robert Stephnson Baden Powell, que em 1901 verificou a possibilidade de escrever para os jovens suas experiências relacionadas a sua vida e ao exército, com propósitos educacionais, surgindo assim a idéia do escotismo. Em 1907, após anos de estudos referentes a modelos educacionais e atividades para jovens, Powell escreveu um manual de adestramento intitulado “Escotismo para Rapazes”. Dentro deste contexto este estudo busca verificar as possibilidades de aplicação desses conceitos na Educação Física escolar abordando esse compromisso com o meio ambiente como forma de educação ambiental. Objetivo: O objetivo deste trabalho é analisar como o escotismo trata a questão do meio ambiente, em que medida valoriza e quais métodos e abordagens de ensino são utilizados. Para atingir tais objetivos foram ouvidos alguns escoteiros/ex-escoteiros. Metodologia: A metodologia desta pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada em duas etapas, sendo a primeira referente a uma pesquisa bibliográfica, e a segunda etapa tratou-se de dar voz a exescoteiros A entrevista foi realizada com 6 escoteiros/ ex-escoteiros pertencentes a diferentes grupos. Resultados e Discussões: Com as respostas obtidas... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Darido, Suraya Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Falco, Karina de [UNESP]2015-03-23T15:14:38Z2015-03-23T15:14:38Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis48 f.application/pdfFALCO, Karina de. Escotismo e meio ambiente como possibilidades pedagógicas. 2010. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/118964000632372falco_k_tcc_rcla.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-22T12:45:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118964Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-22T12:45:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escotismo e meio ambiente como possibilidades pedagógicas
title Escotismo e meio ambiente como possibilidades pedagógicas
spellingShingle Escotismo e meio ambiente como possibilidades pedagógicas
Falco, Karina de [UNESP]
Educação fisica
Escotismo
title_short Escotismo e meio ambiente como possibilidades pedagógicas
title_full Escotismo e meio ambiente como possibilidades pedagógicas
title_fullStr Escotismo e meio ambiente como possibilidades pedagógicas
title_full_unstemmed Escotismo e meio ambiente como possibilidades pedagógicas
title_sort Escotismo e meio ambiente como possibilidades pedagógicas
author Falco, Karina de [UNESP]
author_facet Falco, Karina de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Darido, Suraya Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Falco, Karina de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação fisica
Escotismo
topic Educação fisica
Escotismo
description O escotismo é um movimento de educação não formal, que tem como propósito contribuir e completar a educação do jovem, por meio de conceitos e valores baseados na promessa e Lei escoteira. Ajudando esse jovem a descobrir, e desenvolver seus potenciais sociais, físicos e afetivos, os preparando para a cidadania responsável, com um papel construtivo na sociedade, estimulando o contato, respeito e preservação do meio ambiente, a vida em equipe, o aprendizado através da prática e a execução de atividades variadas e atraentes. O movimento escoteiro tem como fundador um ex general inglês chamado Robert Stephnson Baden Powell, que em 1901 verificou a possibilidade de escrever para os jovens suas experiências relacionadas a sua vida e ao exército, com propósitos educacionais, surgindo assim a idéia do escotismo. Em 1907, após anos de estudos referentes a modelos educacionais e atividades para jovens, Powell escreveu um manual de adestramento intitulado “Escotismo para Rapazes”. Dentro deste contexto este estudo busca verificar as possibilidades de aplicação desses conceitos na Educação Física escolar abordando esse compromisso com o meio ambiente como forma de educação ambiental. Objetivo: O objetivo deste trabalho é analisar como o escotismo trata a questão do meio ambiente, em que medida valoriza e quais métodos e abordagens de ensino são utilizados. Para atingir tais objetivos foram ouvidos alguns escoteiros/ex-escoteiros. Metodologia: A metodologia desta pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada em duas etapas, sendo a primeira referente a uma pesquisa bibliográfica, e a segunda etapa tratou-se de dar voz a exescoteiros A entrevista foi realizada com 6 escoteiros/ ex-escoteiros pertencentes a diferentes grupos. Resultados e Discussões: Com as respostas obtidas... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-03-23T15:14:38Z
2015-03-23T15:14:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FALCO, Karina de. Escotismo e meio ambiente como possibilidades pedagógicas. 2010. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/118964
000632372
falco_k_tcc_rcla.pdf
identifier_str_mv FALCO, Karina de. Escotismo e meio ambiente como possibilidades pedagógicas. 2010. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
000632372
falco_k_tcc_rcla.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/118964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 48 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1826304283235057664