Valorização dos animais não humanos (insetos) na Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC 2012-2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Viviane Fernandes da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216411
Resumo: Os impactos ambientais decorrentes das explorações humanas estão se tornando assuntos comuns nos meios de comunicação. Atualmente há certa urgência em repensar a organização da sociedade, os significados atribuídos à natureza, seus modos de produção e de consumo, a maneira de gerir os recursos naturais, a ciência e, sobretudo, o modo como lidamos com os outros animais não humanos. Diversos meios de comunicação têm papel fundamental para divulgação da temática ambiental, despertando interesse ecológico e ético em leitores de todas as faixas etárias. Neste sentido, busca-se analisar artigos ligados aos animais não humanos (neste caso, especificamente insetos), veiculados pela Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC). A análise terá como pressuposto, as publicações que contemplem as preposições educativas, lúdicas e didáticas na sensibilização e na divulgação de conteúdo científico para as questões relativas à temática ambiental para estimular, crianças e adolescentes já tenham algum contato com diferentes valores, sabendo identificá-los como os tecnicistas e utilitaristas que são induzidos à normalidade. E de que forma se apresentam as veiculações dos animais não humanos (insetos), para o público proposto? Esses conteúdos são influenciados pela visão antropocêntrica, tanto de forma implícita quanto explícita, veiculando descrições antropomórficas, utilitaristas, estereotipadas e depreciativas em relação aos animais não humanos? Esta pesquisa foi ancorada na pesquisa qualitativa, do tipo documental que tem como corpus documental as publicações mensais da Revista em questão, ao todo, 55 revistas entraram neste estudo, 11 exemplares por ano ao longo de 5 anos (2012 até 2016). Considerando os periódicos analisados, foi possível armazenar as publicações apropriadas com os valores identificados, destacando-se o valor Tecnicista e Utilitarista ao abordar animais não humanos (insetos), sugerindo que relações com esses animais não humanos são amparadas no antropocentrismo, evidenciando um distanciamento valorativo, porém alguns artigos apresentam esses animais não humanos (insetos) com uma abordagem estética, exploração de biodiversidade e de formas diferenciadas a serem apreciadas, como uma alternativa importante para a trabalho educativo com os animais não humanos.
id UNSP_75f6017f40ea991dfb8c5e8cdeeb9584
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/216411
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Valorização dos animais não humanos (insetos) na Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC 2012-2016)Valuation of non-human animals (insects) in the Children's Science Magazine Today (CHC 2012-2016)EducaçãoValoresAnimais não humanosInsetosCiências biológicasTemática ambientalDivulgação científicaEnvironmental themeScientific divulgationInsectsOs impactos ambientais decorrentes das explorações humanas estão se tornando assuntos comuns nos meios de comunicação. Atualmente há certa urgência em repensar a organização da sociedade, os significados atribuídos à natureza, seus modos de produção e de consumo, a maneira de gerir os recursos naturais, a ciência e, sobretudo, o modo como lidamos com os outros animais não humanos. Diversos meios de comunicação têm papel fundamental para divulgação da temática ambiental, despertando interesse ecológico e ético em leitores de todas as faixas etárias. Neste sentido, busca-se analisar artigos ligados aos animais não humanos (neste caso, especificamente insetos), veiculados pela Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC). A análise terá como pressuposto, as publicações que contemplem as preposições educativas, lúdicas e didáticas na sensibilização e na divulgação de conteúdo científico para as questões relativas à temática ambiental para estimular, crianças e adolescentes já tenham algum contato com diferentes valores, sabendo identificá-los como os tecnicistas e utilitaristas que são induzidos à normalidade. E de que forma se apresentam as veiculações dos animais não humanos (insetos), para o público proposto? Esses conteúdos são influenciados pela visão antropocêntrica, tanto de forma implícita quanto explícita, veiculando descrições antropomórficas, utilitaristas, estereotipadas e depreciativas em relação aos animais não humanos? Esta pesquisa foi ancorada na pesquisa qualitativa, do tipo documental que tem como corpus documental as publicações mensais da Revista em questão, ao todo, 55 revistas entraram neste estudo, 11 exemplares por ano ao longo de 5 anos (2012 até 2016). Considerando os periódicos analisados, foi possível armazenar as publicações apropriadas com os valores identificados, destacando-se o valor Tecnicista e Utilitarista ao abordar animais não humanos (insetos), sugerindo que relações com esses animais não humanos são amparadas no antropocentrismo, evidenciando um distanciamento valorativo, porém alguns artigos apresentam esses animais não humanos (insetos) com uma abordagem estética, exploração de biodiversidade e de formas diferenciadas a serem apreciadas, como uma alternativa importante para a trabalho educativo com os animais não humanos.The environmental impacts resulting from human exploitation are becoming common subjects in the media. Currently, there is a certain urgency to rethink the organization of society, the meanings attributed to nature, its modes of production and consumption, the way of managing natural resources, science and, above all, the way we deal with other non-human animals. Various means of communication play a fundamental role in the dissemination of environmental issues, arousing ecological and ethical interest in readers of all age groups. In this sense, we seek to analyze articles related to non-human animals (in this case, specifically insects), published by the Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC). The analysis will have as a presupposition, the publications that contemplate the educational, playful and didactic propositions in the sensitization and in the dissemination of scientific content for the questions related to the environmental theme to stimulate, children and adolescents already have some contact with different values, knowing how to identify them like the technicists and utilitarians who are induced to normalcy. And how are the placements of non-human animals (insects) presented to the proposed audience? Are these contents influenced by the anthropocentric view, both implicitly and explicitly, conveying anthropomorphic, utilitarian, stereotyped and derogatory descriptions in relation to non-human animals? This research was anchored in qualitative research, of the documentary type, which has as its documentary corpus the monthly publications of the Magazine in question, in all, 55 magazines entered this study, 11 copies per year over 5 years (2012 to 2016). Considering the analyzed journals, it was possible to store the appropriate publications with the identified values, highlighting the Technicist and Utilitarian value when approaching non-human animals (insects), suggesting that relationships with these non-human animals are supported by anthropocentrism, evidencing an evaluative distance , however, some articles present these non-human animals (insects) with an aesthetic approach, exploration of biodiversity and in different ways to be appreciated, as an important alternative for educational work with non-human animals.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Maia, Diego Correa [UNESP]Zuben, Claudio José Von [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Viviane Fernandes da2022-02-08T15:47:53Z2022-02-08T15:47:53Z2022-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/216411porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-21T06:13:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216411Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-21T06:13:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Valorização dos animais não humanos (insetos) na Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC 2012-2016)
Valuation of non-human animals (insects) in the Children's Science Magazine Today (CHC 2012-2016)
title Valorização dos animais não humanos (insetos) na Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC 2012-2016)
spellingShingle Valorização dos animais não humanos (insetos) na Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC 2012-2016)
Silva, Viviane Fernandes da
Educação
Valores
Animais não humanos
Insetos
Ciências biológicas
Temática ambiental
Divulgação científica
Environmental theme
Scientific divulgation
Insects
title_short Valorização dos animais não humanos (insetos) na Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC 2012-2016)
title_full Valorização dos animais não humanos (insetos) na Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC 2012-2016)
title_fullStr Valorização dos animais não humanos (insetos) na Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC 2012-2016)
title_full_unstemmed Valorização dos animais não humanos (insetos) na Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC 2012-2016)
title_sort Valorização dos animais não humanos (insetos) na Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC 2012-2016)
author Silva, Viviane Fernandes da
author_facet Silva, Viviane Fernandes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Diego Correa [UNESP]
Zuben, Claudio José Von [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Viviane Fernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Valores
Animais não humanos
Insetos
Ciências biológicas
Temática ambiental
Divulgação científica
Environmental theme
Scientific divulgation
Insects
topic Educação
Valores
Animais não humanos
Insetos
Ciências biológicas
Temática ambiental
Divulgação científica
Environmental theme
Scientific divulgation
Insects
description Os impactos ambientais decorrentes das explorações humanas estão se tornando assuntos comuns nos meios de comunicação. Atualmente há certa urgência em repensar a organização da sociedade, os significados atribuídos à natureza, seus modos de produção e de consumo, a maneira de gerir os recursos naturais, a ciência e, sobretudo, o modo como lidamos com os outros animais não humanos. Diversos meios de comunicação têm papel fundamental para divulgação da temática ambiental, despertando interesse ecológico e ético em leitores de todas as faixas etárias. Neste sentido, busca-se analisar artigos ligados aos animais não humanos (neste caso, especificamente insetos), veiculados pela Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC). A análise terá como pressuposto, as publicações que contemplem as preposições educativas, lúdicas e didáticas na sensibilização e na divulgação de conteúdo científico para as questões relativas à temática ambiental para estimular, crianças e adolescentes já tenham algum contato com diferentes valores, sabendo identificá-los como os tecnicistas e utilitaristas que são induzidos à normalidade. E de que forma se apresentam as veiculações dos animais não humanos (insetos), para o público proposto? Esses conteúdos são influenciados pela visão antropocêntrica, tanto de forma implícita quanto explícita, veiculando descrições antropomórficas, utilitaristas, estereotipadas e depreciativas em relação aos animais não humanos? Esta pesquisa foi ancorada na pesquisa qualitativa, do tipo documental que tem como corpus documental as publicações mensais da Revista em questão, ao todo, 55 revistas entraram neste estudo, 11 exemplares por ano ao longo de 5 anos (2012 até 2016). Considerando os periódicos analisados, foi possível armazenar as publicações apropriadas com os valores identificados, destacando-se o valor Tecnicista e Utilitarista ao abordar animais não humanos (insetos), sugerindo que relações com esses animais não humanos são amparadas no antropocentrismo, evidenciando um distanciamento valorativo, porém alguns artigos apresentam esses animais não humanos (insetos) com uma abordagem estética, exploração de biodiversidade e de formas diferenciadas a serem apreciadas, como uma alternativa importante para a trabalho educativo com os animais não humanos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-08T15:47:53Z
2022-02-08T15:47:53Z
2022-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/216411
url http://hdl.handle.net/11449/216411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046593435271168