Rio de Janeiro que eu sempre hei de amar: memória e visibilidade nas narrativas lítero-musicais e biográficas de Ruy Castro
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/250833 |
Resumo: | Esta pesquisa tem o objetivo de analisar aspectos da obra biográfica e dos livros de época de Ruy Castro. Para isso, propusemos um estudo a partir das narrativas Chega de Saudade: A história e as histórias da Bossa Nova (1990), Carmen: uma biografia (2005) e A noite do meu bem: a história e as histórias do Samba-Canção (2015), editadas pela Companhia das Letras, por comporem os gêneros musicais bossa nova, samba e samba-canção, respectivamente, a fim de analisá-los enquanto produções de memória da música popular brasileira, entre 1930 e 1960. O trabalho de Ruy Castro teve um grande impacto na cultura brasileira, produzindo ou não visibilidade sobre diversos gêneros musicais e personagens que ocuparam a Zona Sul do Rio de Janeiro. O estudo da sua obra é uma oportunidade de discutir a escrita da história, a consolidação do gênero biográfico e como o autor monumentaliza, através da sua interpretação dos espaços, uma história da música popular ou como a sua própria obra foi monumentalizada, o que justifica se analisar o contexto de produção narrativa de seus livros. Assim, interessa saber como a memória é construída ao longo do tempo e dentro dos diversos grupos, seja por meio da notoriedade, seja do esquecimento. |
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Rio de Janeiro que eu sempre hei de amar: memória e visibilidade nas narrativas lítero-musicais e biográficas de Ruy CastroRio de Janeiro that I shall always love: memory and visibility in the literary-musical and biographical narratives of Ruy CastroBiografiaMúsica popular brasileiraRuy CastroMemóriaBiographyMemoryBrazilian popular musicEsta pesquisa tem o objetivo de analisar aspectos da obra biográfica e dos livros de época de Ruy Castro. Para isso, propusemos um estudo a partir das narrativas Chega de Saudade: A história e as histórias da Bossa Nova (1990), Carmen: uma biografia (2005) e A noite do meu bem: a história e as histórias do Samba-Canção (2015), editadas pela Companhia das Letras, por comporem os gêneros musicais bossa nova, samba e samba-canção, respectivamente, a fim de analisá-los enquanto produções de memória da música popular brasileira, entre 1930 e 1960. O trabalho de Ruy Castro teve um grande impacto na cultura brasileira, produzindo ou não visibilidade sobre diversos gêneros musicais e personagens que ocuparam a Zona Sul do Rio de Janeiro. O estudo da sua obra é uma oportunidade de discutir a escrita da história, a consolidação do gênero biográfico e como o autor monumentaliza, através da sua interpretação dos espaços, uma história da música popular ou como a sua própria obra foi monumentalizada, o que justifica se analisar o contexto de produção narrativa de seus livros. Assim, interessa saber como a memória é construída ao longo do tempo e dentro dos diversos grupos, seja por meio da notoriedade, seja do esquecimento.This research aims to analyze aspects of Ruy Castro's biographical work and historical books. For this, we propose a study from the narratives Chega de Saudade: A história e as histórias da Bossa Nova (1990), Carmen: uma biografia (2005) and A noite do meu bem: a história e as histórias do Samba-Canção (2015), edited by Companhia das Letras, for composing the musical genres bossa nova, samba and samba-canção, respectively, in order to analyze them as memory productions of Brazilian popular music between 1930 and 1960. The work of Ruy Castro had a great impact on Brazilian culture, producing or not visibility on several musical genres and characters that occupied the South Zone of Rio de Janeiro. The study of his work is an opportunity to discuss the writing of history, the consolidation of the biographical genre and how the author monumentalizes, through his interpretation of spaces, a history of popular music or how his own work was monumentalized, which justifies us to analyze the context of narrative production of his books. Thus, we are interested in knowing how memory is built over time and within the various groups, whether through notoriety or forgetfulness.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Wilton Carlos Lima da [UNESP]Faculdade de Ciências e Letras de AssisOliveira, Manoel Messias Alves de2023-10-03T17:54:11Z2023-10-03T17:54:11Z2023-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Manoel Messias Alves de. "Rio de Janeiro que eu sempre hei de amar": memória e visibilidade nas narrativas lítero-musicais e biográficas de Ruy Castro. 2023. 188 f. Dissertação (Mestrado em História e Sociedade) - Faculdade de Ciências e Letras de Assis - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis, 2023. https://hdl.handle.net/11449/25083391698539828123600000-0002-3418-3541porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-02T06:17:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250833Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:20:07.495023Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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