Violão: a imagem que fez escola. São Paulo 1900-1960
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/106683 |
Resumo: | Este estudo volta-se para um tema de história cultural. O objeto de análise deste trabalho é a trajetória do violão modesto e discriminado por vários segmentos da sociedade brasileira no início deste século, para o mais utilizado na música popular e erudita. Há fortes indícios de que foi trazido para o Brasil pelos jesuítas. Foi muito difundido em nosso país como acompanhador de canções nostálgicas e bailados e por isso, por muito tempo, considerado um eterno companheiro de seresteiros, e associado às camadas mais humildes da população. Nas primeiras décadas deste século, com a visita de grandes violonistas estrangeiros somada ao advento do gramofone e do rádio, o violão recuperou seu prestígio junto às camadas mais abastadas, tanto de São Paulo quanto da capital federal, demostrando-se ágil e com grandes recursos sonoros |
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Violão: a imagem que fez escola. São Paulo 1900-1960Musica - Historia e criticaMúsica - São Paulo (Estado) - 1900-1960Este estudo volta-se para um tema de história cultural. O objeto de análise deste trabalho é a trajetória do violão modesto e discriminado por vários segmentos da sociedade brasileira no início deste século, para o mais utilizado na música popular e erudita. Há fortes indícios de que foi trazido para o Brasil pelos jesuítas. Foi muito difundido em nosso país como acompanhador de canções nostálgicas e bailados e por isso, por muito tempo, considerado um eterno companheiro de seresteiros, e associado às camadas mais humildes da população. Nas primeiras décadas deste século, com a visita de grandes violonistas estrangeiros somada ao advento do gramofone e do rádio, o violão recuperou seu prestígio junto às camadas mais abastadas, tanto de São Paulo quanto da capital federal, demostrando-se ágil e com grandes recursos sonorosThis is a study of an aspect of cultural history. The object of analysis is the trajectory of the guitar, from a modest instrument discriminated against by various segments of Brazilian society at the beginning of the 20th century to one frequently used in popular and concert music today. There are strong indications that it was brought to Brazil by Jesuit priests. Its use was wide-spread in our country to accompany nostalgic songs and ballads and, for this reason, it was long considered the eternal companion of the 'seresteiros' and associated with the more humble levels of the population. During the first decades of the 20th century, with the tournées of great foreign guitarists in conjunction with the advent of the radio and gramophone, the guitar recuperated its prestige with the upper classes in São Paulo and Rio de Janeiro, demonstrating great agility and sonorous possibilitiesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Palmira Petratti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bartoloni, Giacomo [UNESP]2014-06-11T19:35:46Z2014-06-11T19:35:46Z2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis310 f. : il.application/pdfBARTOLONI, Giacomo. Violão: a imagem que fez escola. São Paulo 1900-1960. 2000. 310 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2000.http://hdl.handle.net/11449/106683000128473bartoloni_g_dr_assis.pdf33004048018P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T12:21:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106683Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:50:28.518255Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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