Noções de topografia para alunos de ensino médio da rede pública estadual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Trabalho/Traba07.htm http://hdl.handle.net/11449/148526 |
Resumo: | Introdução: Este trabalho analisa um projeto de extensão, no qual um curso de Topografia foi ministrado para alunos de ensino médio da escola pública. Com desenvolvimento de projetos como este, a universidade cumpre o seu papel de atender uma parte maior da população. Os alunos que concluíram o curso passaram a ter mais uma opção de trabalho, e os estagiários tiveram uma melhora significativa no desempenho didático, no conhecimento da Topografia, na relação interpessoal e no trabalho em equipe. Objetivos: 1. Para os alunos do curso foram: sanar algumas deficiências de formação básica; utilizar adequadamente os equipamentos de topografia existentes; adquirir conhecimentos básicos de AutoCad, com aplicação em topografia; realizar levantamentos topográficos de pequenas dimensões no campo; fazer cálculos e confeccionar plantas topográficas, 2. Para os estagiários (alunos da graduação da Faculdade de Engenharia – Câmpus de Ilha Solteira) foram: ampliar o conhecimento; melhorar o desempenho didático; desenvolver o relacionamento interpessoal através do trabalho em equipe e 3. Para o coordenador foram: preparar e acompanhar os estagiários no desenvolvimento das aulas práticas e teóricas; avaliar o desempenho dos alunos e dos estagiários, sempre com a participação e acompanhamento do técnico do laboratório Ozias da Silva Porto. Métodos: As aulas teóricas (topografia) foram ministradas em sala de aula com a utilização de equipamentos de multimídia e notas de aula elaboradas utilizando-se bibliografia adequada. As aulas práticas (topografia) foram realizadas no campo, sendo os métodos empregados em cada levantamento compatíveis com as normas vigentes. As aulas de AutoCad foram teórico/práticas, utilizando-se notas de aula, microcomputador e o AutoCad-14. Os alunos aprendiam a teoria sobre o tema abordado, realizavam no campo o levantamento topográfico referente a teoria abordada e voltavam a sala de aula para realizar os cálculos necessários e fazer o desenho final utilizando o AutoCad. O emprego deste método de aprendizado foi fundamental para os alunos vincularem a teoria com a prática. Resultados: Os objetivos apresentados foram atingidos. Este curso passou a ser uma opção a mais de trabalho para os alunos, que não terão oportunidade de dar continuidade aos seus estudos. Este projeto implicou em benefícios aos alunos, aos estagiários e a Universidade, que cumpriu com uma de suas obrigações perante a sociedade. |
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