Práticas discursivas na pesquisa em educação ambiental e interculturalidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/257082 |
Resumo: | Esta tese se concentrou na Interculturalidade como movimento discursivo para a Educação Ambiental nas práticas discursivas das pesquisas nesse campo de conhecimento. Os objetivos concentram-se em analisar práticas discursivas que mobilizam a Interculturalidade e a Educação Ambiental em um relato de pesquisa do campo da Educação Ambiental; compreender possíveis significados sobre a relação entre Educação Ambiental e Interculturalidade; e construir seus possíveis sentidos em funcionamento em uma tese que enuncia esses dois marcadores como centralidade. É uma pesquisa de Estado da Arte dos relatos de pesquisa stricto sensu reunidos na Plataforma Fracalanza. A sistematização contou com 26 dissertações e 2 teses, de recorte temporal entre 2003 e 2020. Na construção dos critérios da fase analítica, uma tese foi selecionada como corpus de pesquisa e submetida à análise discursiva, orientada principalmente pela perspectiva bakhtiniana. Os resultados apresentam 2 momentos de análises dos excertos da tese: significados e sentidos atribuídos à Educação Ambiental e à Interculturalidade; e características do funcionamento discursivo da estética, do conteúdo discursivo e do estilo de escrita da produção. A desaceleração das menções à Educação Ambiental e à Interculturalidade e os movimentos de hiperconceituação como possíveis táticas de valoração e pertencimento aos discursos do campo de conhecimento se destacaram. Interpelar para outros significados e sentidos que não estejam apenas subordinados a reforçar aqueles previamente aceitos é estratégia discursiva possível que a Interculturalidade apresenta para a Educação Ambiental. Esse encaminhamento reflete sobre a construção de aparatos interculturais como movimento discursivo mais presente no modo de fazer pesquisa do que nas escolhas conceituais e nos modos de orientar propriamente a escrita, que podem mobilizar da experiência vivida da pesquisa à escrita de um gênero de pesquisa. |
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Práticas discursivas na pesquisa em educação ambiental e interculturalidadeDiscursive practices in research in environmental education and interculturalityMetapesquisaDiscursoEscritaInterculturalidade críticaMetaresearchSpeechWritingCritical interculturalityEsta tese se concentrou na Interculturalidade como movimento discursivo para a Educação Ambiental nas práticas discursivas das pesquisas nesse campo de conhecimento. Os objetivos concentram-se em analisar práticas discursivas que mobilizam a Interculturalidade e a Educação Ambiental em um relato de pesquisa do campo da Educação Ambiental; compreender possíveis significados sobre a relação entre Educação Ambiental e Interculturalidade; e construir seus possíveis sentidos em funcionamento em uma tese que enuncia esses dois marcadores como centralidade. É uma pesquisa de Estado da Arte dos relatos de pesquisa stricto sensu reunidos na Plataforma Fracalanza. A sistematização contou com 26 dissertações e 2 teses, de recorte temporal entre 2003 e 2020. Na construção dos critérios da fase analítica, uma tese foi selecionada como corpus de pesquisa e submetida à análise discursiva, orientada principalmente pela perspectiva bakhtiniana. Os resultados apresentam 2 momentos de análises dos excertos da tese: significados e sentidos atribuídos à Educação Ambiental e à Interculturalidade; e características do funcionamento discursivo da estética, do conteúdo discursivo e do estilo de escrita da produção. A desaceleração das menções à Educação Ambiental e à Interculturalidade e os movimentos de hiperconceituação como possíveis táticas de valoração e pertencimento aos discursos do campo de conhecimento se destacaram. Interpelar para outros significados e sentidos que não estejam apenas subordinados a reforçar aqueles previamente aceitos é estratégia discursiva possível que a Interculturalidade apresenta para a Educação Ambiental. Esse encaminhamento reflete sobre a construção de aparatos interculturais como movimento discursivo mais presente no modo de fazer pesquisa do que nas escolhas conceituais e nos modos de orientar propriamente a escrita, que podem mobilizar da experiência vivida da pesquisa à escrita de um gênero de pesquisa.This thesis focused on Interculturality as a discursive movement for Environmental Education (EE) in the discursive practices of EE research. The objectives focus on analyzing discursive practices that mobilize Interculturality and Environmental Education in a research report in the field of EA; construct possible meanings about the relationship between EA and Interculturality and its possible meanings in operation in a thesis that states these two markers as centrality. It is a State of the Art survey of strictu sensu research reports gathered on the Fracalanza Platform. The systematization included 26 dissertations and 2 theses, from 2003 to 2020. In the construction of the criteria for the analytical phase, one thesis was selected as a research corpus and subjected to Bakhtinian discursive analysis. The results present two moments of analysis of the thesis excerpts: meanings and meanings attributed to Environmental Education and Interculturality; characteristics of the discursive functioning between aesthetics and discursive content, as well as the writing style of the production. The slowdown in mentions of EA and Interculturality and the hyperconceptualization movements as possible tactics of valuing and belonging to the discourses of the field of knowledge stood out. Interpellating other meanings and meanings that are not just subordinated to reinforcing those previously accepted are possible discursive strategies that Interculturality presents for EA. This direction reflects on the construction of intercultural apparatuses as a discursive movement more present in the way of doing research, than in the conceptual choices and ways of guiding writing itself, which can mobilize the lived experience of research to the writing of a research genre.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)FAPEMIG: BPG-00137-22.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kato, Danilo SeithiUniversidade do Estado de Minas GeraisRédua, Laís de Souza [UNESP]2024-08-16T20:53:21Z2024-08-16T20:53:21Z2024-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/25708233004137064P227906313530967870000-0002-1281-3805porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-17T06:26:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/257082Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-17T06:26:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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