Práticas discursivas na pesquisa em educação ambiental e interculturalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rédua, Laís de Souza [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/257082
Resumo: Esta tese se concentrou na Interculturalidade como movimento discursivo para a Educação Ambiental nas práticas discursivas das pesquisas nesse campo de conhecimento. Os objetivos concentram-se em analisar práticas discursivas que mobilizam a Interculturalidade e a Educação Ambiental em um relato de pesquisa do campo da Educação Ambiental; compreender possíveis significados sobre a relação entre Educação Ambiental e Interculturalidade; e construir seus possíveis sentidos em funcionamento em uma tese que enuncia esses dois marcadores como centralidade. É uma pesquisa de Estado da Arte dos relatos de pesquisa stricto sensu reunidos na Plataforma Fracalanza. A sistematização contou com 26 dissertações e 2 teses, de recorte temporal entre 2003 e 2020. Na construção dos critérios da fase analítica, uma tese foi selecionada como corpus de pesquisa e submetida à análise discursiva, orientada principalmente pela perspectiva bakhtiniana. Os resultados apresentam 2 momentos de análises dos excertos da tese: significados e sentidos atribuídos à Educação Ambiental e à Interculturalidade; e características do funcionamento discursivo da estética, do conteúdo discursivo e do estilo de escrita da produção. A desaceleração das menções à Educação Ambiental e à Interculturalidade e os movimentos de hiperconceituação como possíveis táticas de valoração e pertencimento aos discursos do campo de conhecimento se destacaram. Interpelar para outros significados e sentidos que não estejam apenas subordinados a reforçar aqueles previamente aceitos é estratégia discursiva possível que a Interculturalidade apresenta para a Educação Ambiental. Esse encaminhamento reflete sobre a construção de aparatos interculturais como movimento discursivo mais presente no modo de fazer pesquisa do que nas escolhas conceituais e nos modos de orientar propriamente a escrita, que podem mobilizar da experiência vivida da pesquisa à escrita de um gênero de pesquisa.
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