Ensino de Física e experimentos: ênfases e perspectivas de um laboratório didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vinicius Fernandes dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238385
Resumo: Neste trabalho analisamos os experimentos encontrados em um laboratório didático de uma escola estadual pública de ensino básico na cidade de Rio Claro - SP, da Rede Pública Estadual, buscando identificar quais áreas da Física eram mais privilegiadas. Documentos, como os Guias de Experimentos do fabricante, foram estudados para entender as indicações de possíveis usos dos conjuntos. Durante a pesquisa foram analisados indícios de como alunos se relacionam com o material didático experimental no ambiente escolar, como os professores os utilizam, sob a perspectiva dos saberes docentes. Observamos como é a relação de professores em formação quando interagem com o material experimental, para preparar determinada prática, durantes a disciplina Prática de Ensino de Física. O estudo evidenciou que (a) a área de Mecânica é a mais destacada dentre aquelas identificadas no material experimental e (b) que os materiais são pouco utilizados nas atividades didáticas, até mesmo no evento anual Feira de Conhecimentos. O aprendizado para a utilização dos conjuntos experimentais requer tempo e dedicação, para o estudo e ajustes dos equipamentos, tais conhecimentos, ausentes da formação inicial do professor, podem ser construídos nos chamados Saberes Docentes da prática pedagógica.
id UNSP_76b666a9dcd13b276b5e9073a7c4b459
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238385
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de Física e experimentos: ênfases e perspectivas de um laboratório didáticoPhysics teaching and experiments: emphases and perspectives from a didactic laboratoryEnsino de FísicaFormação de professoresExperimentos didáticosLaboratório didáticoPhysics teachingTeacher trainingDidactic experimentsDidactic laboratoryNeste trabalho analisamos os experimentos encontrados em um laboratório didático de uma escola estadual pública de ensino básico na cidade de Rio Claro - SP, da Rede Pública Estadual, buscando identificar quais áreas da Física eram mais privilegiadas. Documentos, como os Guias de Experimentos do fabricante, foram estudados para entender as indicações de possíveis usos dos conjuntos. Durante a pesquisa foram analisados indícios de como alunos se relacionam com o material didático experimental no ambiente escolar, como os professores os utilizam, sob a perspectiva dos saberes docentes. Observamos como é a relação de professores em formação quando interagem com o material experimental, para preparar determinada prática, durantes a disciplina Prática de Ensino de Física. O estudo evidenciou que (a) a área de Mecânica é a mais destacada dentre aquelas identificadas no material experimental e (b) que os materiais são pouco utilizados nas atividades didáticas, até mesmo no evento anual Feira de Conhecimentos. O aprendizado para a utilização dos conjuntos experimentais requer tempo e dedicação, para o estudo e ajustes dos equipamentos, tais conhecimentos, ausentes da formação inicial do professor, podem ser construídos nos chamados Saberes Docentes da prática pedagógica.In this work we analyze the experiments found in a didactic laboratory of a state public elementary school in the city of Rio Claro - SP, of the State Public Network, seeking to identify which areas of Physics were more privileged. Documents, such as the manufacturer's Experiment Guides, were studied to understand the indications of possible uses of the sets. During the research, evidence of how students relate to experimental didactic material in the school environment, how teachers use them, from the perspective of teaching knowledge, was analyzed. We observed how the relationship of teachers in training is when they interact with the experimental material, to prepare a certain practice, during the discipline Practice of Teaching Physics. The study showed that (a) the area of Mechanics is the most prominent among those identified in the experimental material and (b) that the materials are little used in didactic activities, even in the annual Knowledge Fair event. Learning to use the experimental sets requires time and dedication, for the study and adjustments of the equipment, such knowledge, absent from the teacher's initial training, can be built in the so-called Teaching Knowledge of the pedagogical practice.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Vinicius Fernandes dos2022-12-21T13:57:05Z2022-12-21T13:57:05Z2022-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-11T19:48:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238385Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:58:47.246866Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Física e experimentos: ênfases e perspectivas de um laboratório didático
Physics teaching and experiments: emphases and perspectives from a didactic laboratory
title Ensino de Física e experimentos: ênfases e perspectivas de um laboratório didático
spellingShingle Ensino de Física e experimentos: ênfases e perspectivas de um laboratório didático
Santos, Vinicius Fernandes dos
Ensino de Física
Formação de professores
Experimentos didáticos
Laboratório didático
Physics teaching
Teacher training
Didactic experiments
Didactic laboratory
title_short Ensino de Física e experimentos: ênfases e perspectivas de um laboratório didático
title_full Ensino de Física e experimentos: ênfases e perspectivas de um laboratório didático
title_fullStr Ensino de Física e experimentos: ênfases e perspectivas de um laboratório didático
title_full_unstemmed Ensino de Física e experimentos: ênfases e perspectivas de um laboratório didático
title_sort Ensino de Física e experimentos: ênfases e perspectivas de um laboratório didático
author Santos, Vinicius Fernandes dos
author_facet Santos, Vinicius Fernandes dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vinicius Fernandes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Formação de professores
Experimentos didáticos
Laboratório didático
Physics teaching
Teacher training
Didactic experiments
Didactic laboratory
topic Ensino de Física
Formação de professores
Experimentos didáticos
Laboratório didático
Physics teaching
Teacher training
Didactic experiments
Didactic laboratory
description Neste trabalho analisamos os experimentos encontrados em um laboratório didático de uma escola estadual pública de ensino básico na cidade de Rio Claro - SP, da Rede Pública Estadual, buscando identificar quais áreas da Física eram mais privilegiadas. Documentos, como os Guias de Experimentos do fabricante, foram estudados para entender as indicações de possíveis usos dos conjuntos. Durante a pesquisa foram analisados indícios de como alunos se relacionam com o material didático experimental no ambiente escolar, como os professores os utilizam, sob a perspectiva dos saberes docentes. Observamos como é a relação de professores em formação quando interagem com o material experimental, para preparar determinada prática, durantes a disciplina Prática de Ensino de Física. O estudo evidenciou que (a) a área de Mecânica é a mais destacada dentre aquelas identificadas no material experimental e (b) que os materiais são pouco utilizados nas atividades didáticas, até mesmo no evento anual Feira de Conhecimentos. O aprendizado para a utilização dos conjuntos experimentais requer tempo e dedicação, para o estudo e ajustes dos equipamentos, tais conhecimentos, ausentes da formação inicial do professor, podem ser construídos nos chamados Saberes Docentes da prática pedagógica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21T13:57:05Z
2022-12-21T13:57:05Z
2022-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238385
url http://hdl.handle.net/11449/238385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129380861345792