Relato de uma experiência de ensino de língua italiana para a terceira idade: desconstruindo concepções e arquitetando uma nova visão de mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Sabrina De Cássia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/010318135182200381
http://hdl.handle.net/11449/157615
Resumo: Abstract Ageing is a natural process undergone by every human being. However, it also brings about social exclusion among older people in the communities to which they belong. Seeking to address this situation and find ways to reintegrate the elderly into society, institutions have provided special courses, particularly for foreign language learning. This report results from the experience of teaching Italian to older students, and it aims to spotlight the motivating factors that brought these learners to foreign language lessons, and also their beliefs, difficulties, needs, as well as their conception of target language culture. Here we highlight some of the conflicts that were evident inside the classroom and that are in line with current studies.
id UNSP_76f6000c09ab45a45eac9ebe364dfffb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157615
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Relato de uma experiência de ensino de língua italiana para a terceira idade: desconstruindo concepções e arquitetando uma nova visão de mundoReport of an experience of teaching Italian language to elderly students: deconstructing concepts and constructing a new worldviewForeign language learningItalian languageelderly.Ensino de língua estrangeiralíngua italianaidoso.Abstract Ageing is a natural process undergone by every human being. However, it also brings about social exclusion among older people in the communities to which they belong. Seeking to address this situation and find ways to reintegrate the elderly into society, institutions have provided special courses, particularly for foreign language learning. This report results from the experience of teaching Italian to older students, and it aims to spotlight the motivating factors that brought these learners to foreign language lessons, and also their beliefs, difficulties, needs, as well as their conception of target language culture. Here we highlight some of the conflicts that were evident inside the classroom and that are in line with current studies.Resumo O envelhecimento é um processo natural do ser humano, mas que socialmente acarreta exclusão do indivíduo da comunidade em que está inserido. De modo a contornar tal situação e reinserir o idoso na sociedade, instituições têm oferecido cursos especiais, com ênfase para os cursos de língua estrangeira (PEREIRA, 2005). O presente relato é fruto de uma experiência de ensino de língua italiana para alunos idosos, e tem como objetivo enfatizar os fatores motivadores que levaram tal público às aulas de língua estrangeira, suas crenças, dificuldades e necessidades, bem como a concepção do aluno idoso sobre a cultura da língua meta (HALL, 2011; KUMARAVADIVELU, 2012). Ressaltamos alguns conflitos que se mostraram evidentes em sala de aula e que estão em concordância com os estudos atuais.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho IBILCEUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho IBILCEUNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Sabrina De Cássia2018-11-12T17:26:10Z2018-11-12T17:26:10Z2017-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article117-137application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/010318135182200381Trabalhos em Linguística Aplicada. UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), v. 56, n. 1, p. 117-137, 2017.0103-1813http://hdl.handle.net/11449/15761510.1590/010318135182200381S0103-18132017000100117S0103-18132017000100117.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporTrabalhos em Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-07T06:03:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157615Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:13:36.216886Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de uma experiência de ensino de língua italiana para a terceira idade: desconstruindo concepções e arquitetando uma nova visão de mundo
Report of an experience of teaching Italian language to elderly students: deconstructing concepts and constructing a new worldview
title Relato de uma experiência de ensino de língua italiana para a terceira idade: desconstruindo concepções e arquitetando uma nova visão de mundo
spellingShingle Relato de uma experiência de ensino de língua italiana para a terceira idade: desconstruindo concepções e arquitetando uma nova visão de mundo
Martins, Sabrina De Cássia
Foreign language learning
Italian language
elderly.
Ensino de língua estrangeira
língua italiana
idoso.
title_short Relato de uma experiência de ensino de língua italiana para a terceira idade: desconstruindo concepções e arquitetando uma nova visão de mundo
title_full Relato de uma experiência de ensino de língua italiana para a terceira idade: desconstruindo concepções e arquitetando uma nova visão de mundo
title_fullStr Relato de uma experiência de ensino de língua italiana para a terceira idade: desconstruindo concepções e arquitetando uma nova visão de mundo
title_full_unstemmed Relato de uma experiência de ensino de língua italiana para a terceira idade: desconstruindo concepções e arquitetando uma nova visão de mundo
title_sort Relato de uma experiência de ensino de língua italiana para a terceira idade: desconstruindo concepções e arquitetando uma nova visão de mundo
author Martins, Sabrina De Cássia
author_facet Martins, Sabrina De Cássia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Sabrina De Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Foreign language learning
Italian language
elderly.
Ensino de língua estrangeira
língua italiana
idoso.
topic Foreign language learning
Italian language
elderly.
Ensino de língua estrangeira
língua italiana
idoso.
description Abstract Ageing is a natural process undergone by every human being. However, it also brings about social exclusion among older people in the communities to which they belong. Seeking to address this situation and find ways to reintegrate the elderly into society, institutions have provided special courses, particularly for foreign language learning. This report results from the experience of teaching Italian to older students, and it aims to spotlight the motivating factors that brought these learners to foreign language lessons, and also their beliefs, difficulties, needs, as well as their conception of target language culture. Here we highlight some of the conflicts that were evident inside the classroom and that are in line with current studies.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-01
2018-11-12T17:26:10Z
2018-11-12T17:26:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/010318135182200381
Trabalhos em Linguística Aplicada. UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), v. 56, n. 1, p. 117-137, 2017.
0103-1813
http://hdl.handle.net/11449/157615
10.1590/010318135182200381
S0103-18132017000100117
S0103-18132017000100117.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/010318135182200381
http://hdl.handle.net/11449/157615
identifier_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada. UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), v. 56, n. 1, p. 117-137, 2017.
0103-1813
10.1590/010318135182200381
S0103-18132017000100117
S0103-18132017000100117.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 117-137
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128334077362176