Música na educação e suas implicações no Ensino Fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calixto, Amanda Caroline
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/237103
Resumo: O presente trabalho de pesquisa reflete acerca de questões relativas ao ensino de música no Ensino Fundamental I em escolas públicas, focando-se em suas problemáticas e possível ausência de prática e desenvolvimento no cotidiano escolar. O trabalho tem como objetivo conhecer a concepção dos professores de ensino da arte que atuam no Ensino Fundamental I sobre a utilização da música para o desenvolvimento dos alunos, visando apreender as dificuldades, a importância da música e possíveis benefícios oferecidos como potencializadores ao desenvolvimento cognitivo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como metodologia a pesquisa de campo e que se utiliza de entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados, as mesmas sendo realizadas com professores do ensino da arte que atuam no Ensino Fundamental I em escolas públicas. A análise de dados da pesquisa assim como sua organização seguem a metodologia de Análise de Conteúdo conforme Bardin (2011). É possível afirmar, após a análise dos resultados, que a música se faz presente dentro das escolas como entretenimento e não como Educação Musical, tornando o ensino através da música precarizado, fator esse principalmente atribuído à ausência de formação capacitadora de professores do ensino da arte para lidar com música na educação.
id UNSP_7743cafe4c9d63d87f3225af20a5bf28
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/237103
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Música na educação e suas implicações no Ensino Fundamental IMusic in education and its implications for Elementary School IEducaçãoMúsica - Instrução e estudoCriançasDesenvolvimentoMúsicaEnsinoEducação musicalO presente trabalho de pesquisa reflete acerca de questões relativas ao ensino de música no Ensino Fundamental I em escolas públicas, focando-se em suas problemáticas e possível ausência de prática e desenvolvimento no cotidiano escolar. O trabalho tem como objetivo conhecer a concepção dos professores de ensino da arte que atuam no Ensino Fundamental I sobre a utilização da música para o desenvolvimento dos alunos, visando apreender as dificuldades, a importância da música e possíveis benefícios oferecidos como potencializadores ao desenvolvimento cognitivo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como metodologia a pesquisa de campo e que se utiliza de entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados, as mesmas sendo realizadas com professores do ensino da arte que atuam no Ensino Fundamental I em escolas públicas. A análise de dados da pesquisa assim como sua organização seguem a metodologia de Análise de Conteúdo conforme Bardin (2011). É possível afirmar, após a análise dos resultados, que a música se faz presente dentro das escolas como entretenimento e não como Educação Musical, tornando o ensino através da música precarizado, fator esse principalmente atribuído à ausência de formação capacitadora de professores do ensino da arte para lidar com música na educação.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Débora Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Calixto, Amanda Caroline2022-10-18T16:55:32Z2022-10-18T16:55:32Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/237103porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-25T06:05:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237103Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:52:44.750604Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Música na educação e suas implicações no Ensino Fundamental I
Music in education and its implications for Elementary School I
title Música na educação e suas implicações no Ensino Fundamental I
spellingShingle Música na educação e suas implicações no Ensino Fundamental I
Calixto, Amanda Caroline
Educação
Música - Instrução e estudo
Crianças
Desenvolvimento
Música
Ensino
Educação musical
title_short Música na educação e suas implicações no Ensino Fundamental I
title_full Música na educação e suas implicações no Ensino Fundamental I
title_fullStr Música na educação e suas implicações no Ensino Fundamental I
title_full_unstemmed Música na educação e suas implicações no Ensino Fundamental I
title_sort Música na educação e suas implicações no Ensino Fundamental I
author Calixto, Amanda Caroline
author_facet Calixto, Amanda Caroline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Débora Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Calixto, Amanda Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Música - Instrução e estudo
Crianças
Desenvolvimento
Música
Ensino
Educação musical
topic Educação
Música - Instrução e estudo
Crianças
Desenvolvimento
Música
Ensino
Educação musical
description O presente trabalho de pesquisa reflete acerca de questões relativas ao ensino de música no Ensino Fundamental I em escolas públicas, focando-se em suas problemáticas e possível ausência de prática e desenvolvimento no cotidiano escolar. O trabalho tem como objetivo conhecer a concepção dos professores de ensino da arte que atuam no Ensino Fundamental I sobre a utilização da música para o desenvolvimento dos alunos, visando apreender as dificuldades, a importância da música e possíveis benefícios oferecidos como potencializadores ao desenvolvimento cognitivo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como metodologia a pesquisa de campo e que se utiliza de entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados, as mesmas sendo realizadas com professores do ensino da arte que atuam no Ensino Fundamental I em escolas públicas. A análise de dados da pesquisa assim como sua organização seguem a metodologia de Análise de Conteúdo conforme Bardin (2011). É possível afirmar, após a análise dos resultados, que a música se faz presente dentro das escolas como entretenimento e não como Educação Musical, tornando o ensino através da música precarizado, fator esse principalmente atribuído à ausência de formação capacitadora de professores do ensino da arte para lidar com música na educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-10-18T16:55:32Z
2022-10-18T16:55:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/237103
url http://hdl.handle.net/11449/237103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128576150568960