Música na educação e suas implicações no Ensino Fundamental I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/237103 |
Resumo: | O presente trabalho de pesquisa reflete acerca de questões relativas ao ensino de música no Ensino Fundamental I em escolas públicas, focando-se em suas problemáticas e possível ausência de prática e desenvolvimento no cotidiano escolar. O trabalho tem como objetivo conhecer a concepção dos professores de ensino da arte que atuam no Ensino Fundamental I sobre a utilização da música para o desenvolvimento dos alunos, visando apreender as dificuldades, a importância da música e possíveis benefícios oferecidos como potencializadores ao desenvolvimento cognitivo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como metodologia a pesquisa de campo e que se utiliza de entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados, as mesmas sendo realizadas com professores do ensino da arte que atuam no Ensino Fundamental I em escolas públicas. A análise de dados da pesquisa assim como sua organização seguem a metodologia de Análise de Conteúdo conforme Bardin (2011). É possível afirmar, após a análise dos resultados, que a música se faz presente dentro das escolas como entretenimento e não como Educação Musical, tornando o ensino através da música precarizado, fator esse principalmente atribuído à ausência de formação capacitadora de professores do ensino da arte para lidar com música na educação. |
id |
UNSP_7743cafe4c9d63d87f3225af20a5bf28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/237103 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Música na educação e suas implicações no Ensino Fundamental IMusic in education and its implications for Elementary School IEducaçãoMúsica - Instrução e estudoCriançasDesenvolvimentoMúsicaEnsinoEducação musicalO presente trabalho de pesquisa reflete acerca de questões relativas ao ensino de música no Ensino Fundamental I em escolas públicas, focando-se em suas problemáticas e possível ausência de prática e desenvolvimento no cotidiano escolar. O trabalho tem como objetivo conhecer a concepção dos professores de ensino da arte que atuam no Ensino Fundamental I sobre a utilização da música para o desenvolvimento dos alunos, visando apreender as dificuldades, a importância da música e possíveis benefícios oferecidos como potencializadores ao desenvolvimento cognitivo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como metodologia a pesquisa de campo e que se utiliza de entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados, as mesmas sendo realizadas com professores do ensino da arte que atuam no Ensino Fundamental I em escolas públicas. A análise de dados da pesquisa assim como sua organização seguem a metodologia de Análise de Conteúdo conforme Bardin (2011). É possível afirmar, após a análise dos resultados, que a música se faz presente dentro das escolas como entretenimento e não como Educação Musical, tornando o ensino através da música precarizado, fator esse principalmente atribuído à ausência de formação capacitadora de professores do ensino da arte para lidar com música na educação.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Débora Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Calixto, Amanda Caroline2022-10-18T16:55:32Z2022-10-18T16:55:32Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/237103porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-25T06:05:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237103Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:52:44.750604Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música na educação e suas implicações no Ensino Fundamental I Music in education and its implications for Elementary School I |
title |
Música na educação e suas implicações no Ensino Fundamental I |
spellingShingle |
Música na educação e suas implicações no Ensino Fundamental I Calixto, Amanda Caroline Educação Música - Instrução e estudo Crianças Desenvolvimento Música Ensino Educação musical |
title_short |
Música na educação e suas implicações no Ensino Fundamental I |
title_full |
Música na educação e suas implicações no Ensino Fundamental I |
title_fullStr |
Música na educação e suas implicações no Ensino Fundamental I |
title_full_unstemmed |
Música na educação e suas implicações no Ensino Fundamental I |
title_sort |
Música na educação e suas implicações no Ensino Fundamental I |
author |
Calixto, Amanda Caroline |
author_facet |
Calixto, Amanda Caroline |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fonseca, Débora Cristina [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calixto, Amanda Caroline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Música - Instrução e estudo Crianças Desenvolvimento Música Ensino Educação musical |
topic |
Educação Música - Instrução e estudo Crianças Desenvolvimento Música Ensino Educação musical |
description |
O presente trabalho de pesquisa reflete acerca de questões relativas ao ensino de música no Ensino Fundamental I em escolas públicas, focando-se em suas problemáticas e possível ausência de prática e desenvolvimento no cotidiano escolar. O trabalho tem como objetivo conhecer a concepção dos professores de ensino da arte que atuam no Ensino Fundamental I sobre a utilização da música para o desenvolvimento dos alunos, visando apreender as dificuldades, a importância da música e possíveis benefícios oferecidos como potencializadores ao desenvolvimento cognitivo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como metodologia a pesquisa de campo e que se utiliza de entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados, as mesmas sendo realizadas com professores do ensino da arte que atuam no Ensino Fundamental I em escolas públicas. A análise de dados da pesquisa assim como sua organização seguem a metodologia de Análise de Conteúdo conforme Bardin (2011). É possível afirmar, após a análise dos resultados, que a música se faz presente dentro das escolas como entretenimento e não como Educação Musical, tornando o ensino através da música precarizado, fator esse principalmente atribuído à ausência de formação capacitadora de professores do ensino da arte para lidar com música na educação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2022-10-18T16:55:32Z 2022-10-18T16:55:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/237103 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/237103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128576150568960 |