Vibrafone na música instrumental brasileira: construindo acompanhamentos a partir do tamborim e da improvisação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amador, Alisson Antonio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202414
Resumo: O material acadêmico referente ao vibrafone e à sua atuação na música instrumental brasileira (MIB) ainda é muito escasso. Somado a este fato, também há poucos materiais referentes ao acompanhamento realizado neste instrumento. A improvisação aplicada ao acompanhamento musical também não é tão explorada, pois as pesquisas relacionadas a ela geralmente se concentram nos aspectos melódicos da música (solos). Este trabalho procura contribuir para a ampliação do material referente ao vibrafone, ao acompanhamento musical, à música instrumental brasileira e à improvisação. Seu objetivo principal é a construção de acompanhamentos baseados no toque de tamborim chamado telecoteco e na aplicação da improvisação sobre estes acompanhamentos dentro da MIB. Procurou-se discutir tensões referentes à nomenclatura e características da MIB que se apresenta como um gênero muito favorável para a aplicação dos acompanhamentos musicais. Abordamos a MIB sob a perspectiva da teoria sistêmica e apresentamos discussões com o intuito de desmistificar algumas ideias relacionadas ao ato de improvisar, para então estabelecer paralelos com a improvisação no acompanhamento. Apresentamos o vibrafone como um instrumento acompanhador, destacando trabalhos e artistas que desenvolvem projetos relacionados a este instrumento e à MIB. Discorremos sobre dois gêneros musicais que compõem grande parte dos trabalhos de MIB — o samba e o choro —, para depois fazer a construção de acompanhamentos com base no telecoteco e apresentar algumas variações deste padrão rítmico. Essa construção mostrou-se satisfatória porque trouxe a linguagem característica do samba e do choro — através do tamborim — para o vibrafone. Além disso, abriu margens para outras pesquisas como, por exemplo, a criação de acompanhamentos com base na mistura de toques diferentes (tamborim e surdo). Concluímos o trabalho mostrando que o tamborim — como fonte de material sonoro — poderia ser substituído por qualquer outro instrumento acompanhador. Além disso, apontamos que essa maneira de criar acompanhamentos pode ser aplicada em outros instrumentos que não sejam necessariamente relacionados ao vibrafone.
id UNSP_77df44d0f4a1c8f8e28450d3711662ea
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/202414
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Vibrafone na música instrumental brasileira: construindo acompanhamentos a partir do tamborim e da improvisaçãoVibraphone in brazilian instrumental music: creating accompaniments from tamborim rhythms and improvisationVibrafoneAcompanhamentoImprovisaçãoTamborimMúsica instrumental brasileiraVibraphoneAccompanimentImprovisationTamborimBrazilian instrumental musicO material acadêmico referente ao vibrafone e à sua atuação na música instrumental brasileira (MIB) ainda é muito escasso. Somado a este fato, também há poucos materiais referentes ao acompanhamento realizado neste instrumento. A improvisação aplicada ao acompanhamento musical também não é tão explorada, pois as pesquisas relacionadas a ela geralmente se concentram nos aspectos melódicos da música (solos). Este trabalho procura contribuir para a ampliação do material referente ao vibrafone, ao acompanhamento musical, à música instrumental brasileira e à improvisação. Seu objetivo principal é a construção de acompanhamentos baseados no toque de tamborim chamado telecoteco e na aplicação da improvisação sobre estes acompanhamentos dentro da MIB. Procurou-se discutir tensões referentes à nomenclatura e características da MIB que se apresenta como um gênero muito favorável para a aplicação dos acompanhamentos musicais. Abordamos a MIB sob a perspectiva da teoria sistêmica e apresentamos discussões com o intuito de desmistificar algumas ideias relacionadas ao ato de improvisar, para então estabelecer paralelos com a improvisação no acompanhamento. Apresentamos o vibrafone como um instrumento acompanhador, destacando trabalhos e artistas que desenvolvem projetos relacionados a este instrumento e à MIB. Discorremos sobre dois gêneros musicais que compõem grande parte dos trabalhos de MIB — o samba e o choro —, para depois fazer a construção de acompanhamentos com base no telecoteco e apresentar algumas variações deste padrão rítmico. Essa construção mostrou-se satisfatória porque trouxe a linguagem característica do samba e do choro — através do tamborim — para o vibrafone. Além disso, abriu margens para outras pesquisas como, por exemplo, a criação de acompanhamentos com base na mistura de toques diferentes (tamborim e surdo). Concluímos o trabalho mostrando que o tamborim — como fonte de material sonoro — poderia ser substituído por qualquer outro instrumento acompanhador. Além disso, apontamos que essa maneira de criar acompanhamentos pode ser aplicada em outros instrumentos que não sejam necessariamente relacionados ao vibrafone.The academic material referring to the vibraphone and its performance in Brazilian Instrumental Music (MIB) is still very scarce. In addition to this fact, there are also few materials referring to the accompaniment performed on this instrument. The improvisation applied to musical accompaniment is also not so explored, since the researches related to it generally focus on the melodic aspects of the music (solos). This work seeks to contribute to the expansion of material referring to vibraphone, musical accompaniment, Brazilian Instrumental Music and improvisation. Its main objective is the construction of accompaniments based on the tamborim pattern called telecoteco and the application of improvisation on these accompaniments in the context of the MIB. We tried to discuss tensions regarding nomenclature and characteristics of MIB, which presents itself as a very favorable genre for the application of musical accompaniments. We approach MIB from the perspective of systemic theory and present discussions in order to demystify some ideas related to the act of improvising, so as to establish parallels withing improvisation and accompaniment. We present the vibraphone as an accompanying instrument, highlighting works and artists who develop projects related to this instrument and the MIB. We talked about two musical genres that make up a large part of MIB's works — samba and choro — and then build accompaniments based on the telecoteco and present some variations of this rhythmic pattern. This construction proved to be satisfactory because it brought the characteristic language of samba-choro — through the tambourine — to the vibraphone. In addition, it opened margins for other research, for example, the creation of accompaniments based on a mixture of different rhythmic patterns (tamborim and surdo for example). We concluded the work by showing that the tamborim — as a source of sound material — could be replaced by any other accompanying instrument. In addition, we point out that this way of creating accompaniments can be applied to other instruments that are not necessarily related to the vibraphone.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Stasi, Carlos Eduardo Di [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Amador, Alisson Antonio2021-01-20T21:29:52Z2021-01-20T21:29:52Z2020-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20241433004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-28T06:52:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202414Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-28T06:52:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vibrafone na música instrumental brasileira: construindo acompanhamentos a partir do tamborim e da improvisação
Vibraphone in brazilian instrumental music: creating accompaniments from tamborim rhythms and improvisation
title Vibrafone na música instrumental brasileira: construindo acompanhamentos a partir do tamborim e da improvisação
spellingShingle Vibrafone na música instrumental brasileira: construindo acompanhamentos a partir do tamborim e da improvisação
Amador, Alisson Antonio
Vibrafone
Acompanhamento
Improvisação
Tamborim
Música instrumental brasileira
Vibraphone
Accompaniment
Improvisation
Tamborim
Brazilian instrumental music
title_short Vibrafone na música instrumental brasileira: construindo acompanhamentos a partir do tamborim e da improvisação
title_full Vibrafone na música instrumental brasileira: construindo acompanhamentos a partir do tamborim e da improvisação
title_fullStr Vibrafone na música instrumental brasileira: construindo acompanhamentos a partir do tamborim e da improvisação
title_full_unstemmed Vibrafone na música instrumental brasileira: construindo acompanhamentos a partir do tamborim e da improvisação
title_sort Vibrafone na música instrumental brasileira: construindo acompanhamentos a partir do tamborim e da improvisação
author Amador, Alisson Antonio
author_facet Amador, Alisson Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Stasi, Carlos Eduardo Di [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Amador, Alisson Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Vibrafone
Acompanhamento
Improvisação
Tamborim
Música instrumental brasileira
Vibraphone
Accompaniment
Improvisation
Tamborim
Brazilian instrumental music
topic Vibrafone
Acompanhamento
Improvisação
Tamborim
Música instrumental brasileira
Vibraphone
Accompaniment
Improvisation
Tamborim
Brazilian instrumental music
description O material acadêmico referente ao vibrafone e à sua atuação na música instrumental brasileira (MIB) ainda é muito escasso. Somado a este fato, também há poucos materiais referentes ao acompanhamento realizado neste instrumento. A improvisação aplicada ao acompanhamento musical também não é tão explorada, pois as pesquisas relacionadas a ela geralmente se concentram nos aspectos melódicos da música (solos). Este trabalho procura contribuir para a ampliação do material referente ao vibrafone, ao acompanhamento musical, à música instrumental brasileira e à improvisação. Seu objetivo principal é a construção de acompanhamentos baseados no toque de tamborim chamado telecoteco e na aplicação da improvisação sobre estes acompanhamentos dentro da MIB. Procurou-se discutir tensões referentes à nomenclatura e características da MIB que se apresenta como um gênero muito favorável para a aplicação dos acompanhamentos musicais. Abordamos a MIB sob a perspectiva da teoria sistêmica e apresentamos discussões com o intuito de desmistificar algumas ideias relacionadas ao ato de improvisar, para então estabelecer paralelos com a improvisação no acompanhamento. Apresentamos o vibrafone como um instrumento acompanhador, destacando trabalhos e artistas que desenvolvem projetos relacionados a este instrumento e à MIB. Discorremos sobre dois gêneros musicais que compõem grande parte dos trabalhos de MIB — o samba e o choro —, para depois fazer a construção de acompanhamentos com base no telecoteco e apresentar algumas variações deste padrão rítmico. Essa construção mostrou-se satisfatória porque trouxe a linguagem característica do samba e do choro — através do tamborim — para o vibrafone. Além disso, abriu margens para outras pesquisas como, por exemplo, a criação de acompanhamentos com base na mistura de toques diferentes (tamborim e surdo). Concluímos o trabalho mostrando que o tamborim — como fonte de material sonoro — poderia ser substituído por qualquer outro instrumento acompanhador. Além disso, apontamos que essa maneira de criar acompanhamentos pode ser aplicada em outros instrumentos que não sejam necessariamente relacionados ao vibrafone.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-26
2021-01-20T21:29:52Z
2021-01-20T21:29:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/202414
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/202414
identifier_str_mv 33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047493161713664