Diário de um professor e registros de um palhaço: quando o nariz vermelho entra em aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Gabriela Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217090
Resumo: A essência do nariz vermelho pode estar presente em muitos espaços, principalmente na escola, quando, por exemplo, um professor desperta o palhaço em si mesmo. Desta forma, este trabalho tem por objetivo apontar semelhanças e pontos de convergência entre a figura do professor e a do palhaço, bem como refletir sobre uma postura palhacesca na prática docente para o processo de ensino aprendizagem. Para isso, tem-se como objeto de investigação a possibilidade de aproximar a postura do professor com a essência do palhaço a partir de registros diários fictícios de um professor de arte, personagem que compartilha, de maneira sincera, as dúvidas, anseios e alegrias que o atravessam em aula. A partir destes registros, estabelece-se uma relação entre a postura deste professor em sala de aula e as características inerentes ao palhaço.
id UNSP_77eaca7046699f419ca53a322ad6d135
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217090
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Diário de um professor e registros de um palhaço: quando o nariz vermelho entra em aulaA teacher's diary and a clown's records: when the red nose enters the classroomProfessor palhaçoPalhaçaria na educaçãoProfessor de arteA essência do nariz vermelho pode estar presente em muitos espaços, principalmente na escola, quando, por exemplo, um professor desperta o palhaço em si mesmo. Desta forma, este trabalho tem por objetivo apontar semelhanças e pontos de convergência entre a figura do professor e a do palhaço, bem como refletir sobre uma postura palhacesca na prática docente para o processo de ensino aprendizagem. Para isso, tem-se como objeto de investigação a possibilidade de aproximar a postura do professor com a essência do palhaço a partir de registros diários fictícios de um professor de arte, personagem que compartilha, de maneira sincera, as dúvidas, anseios e alegrias que o atravessam em aula. A partir destes registros, estabelece-se uma relação entre a postura deste professor em sala de aula e as características inerentes ao palhaço.The red nose’s essence may be present at many places, especially in schools, when, for example, a teacher awakes the clown in themselves. Thus, this work’s main purpose is to point out similarities and converging points between the figure of both the teacher and the clown, as well as to consider about a certain clown posture in the teaching-learning process. That being the case, this work’s object of investigation regards the possibility of approaching the teacher’s posture and the clown’s essence from fictitious daily records of an art teacher, a character who shares, in a very honest way, their doubts, aspirations, and joys while in the classroom. From these records, a connection is settled down between the posture of the aforementioned teacher in the schoolroom and the inherent characteristics of the clown.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Reichert, Maiquel CristianAndré, Carminda Mendes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bueno, Gabriela Pereira2022-03-09T15:44:34Z2022-03-09T15:44:34Z2022-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217090porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-02T06:07:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217090Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-02T06:07:51Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diário de um professor e registros de um palhaço: quando o nariz vermelho entra em aula
A teacher's diary and a clown's records: when the red nose enters the classroom
title Diário de um professor e registros de um palhaço: quando o nariz vermelho entra em aula
spellingShingle Diário de um professor e registros de um palhaço: quando o nariz vermelho entra em aula
Bueno, Gabriela Pereira
Professor palhaço
Palhaçaria na educação
Professor de arte
title_short Diário de um professor e registros de um palhaço: quando o nariz vermelho entra em aula
title_full Diário de um professor e registros de um palhaço: quando o nariz vermelho entra em aula
title_fullStr Diário de um professor e registros de um palhaço: quando o nariz vermelho entra em aula
title_full_unstemmed Diário de um professor e registros de um palhaço: quando o nariz vermelho entra em aula
title_sort Diário de um professor e registros de um palhaço: quando o nariz vermelho entra em aula
author Bueno, Gabriela Pereira
author_facet Bueno, Gabriela Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reichert, Maiquel Cristian
André, Carminda Mendes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Gabriela Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Professor palhaço
Palhaçaria na educação
Professor de arte
topic Professor palhaço
Palhaçaria na educação
Professor de arte
description A essência do nariz vermelho pode estar presente em muitos espaços, principalmente na escola, quando, por exemplo, um professor desperta o palhaço em si mesmo. Desta forma, este trabalho tem por objetivo apontar semelhanças e pontos de convergência entre a figura do professor e a do palhaço, bem como refletir sobre uma postura palhacesca na prática docente para o processo de ensino aprendizagem. Para isso, tem-se como objeto de investigação a possibilidade de aproximar a postura do professor com a essência do palhaço a partir de registros diários fictícios de um professor de arte, personagem que compartilha, de maneira sincera, as dúvidas, anseios e alegrias que o atravessam em aula. A partir destes registros, estabelece-se uma relação entre a postura deste professor em sala de aula e as características inerentes ao palhaço.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-09T15:44:34Z
2022-03-09T15:44:34Z
2022-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/217090
url http://hdl.handle.net/11449/217090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964407621484544