O ensino de ginástica na escola: contribuições de um projeto de extensão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141624 |
Resumo: | A baixa participação dos estudantes nas aulas de Educação Física está associada ao caráter repetitivo de modalidades esportivas, enquanto que professores se dizem inseguros para ensinar diferentes conteúdos em suas aulas. Sob o referencial da teoria social cognitiva, em especial do construto da autoeficácia, acreditar em suas próprias capacidades para ensinar é tão importante quanto possuir habilidades e competências. Desse modo, conhecer como os professores percebem e interpretam suas crenças e competências se tornam fatores importantes ao se propor programas de formação, tanto inicial quanto continuada. A partir dessas considerações, na presente pesquisa buscamos apontar e refletir sobre algumas das contribuições de uma experiência de formação continuada para o desenvolvimento da crença de autoeficácia para o ensino de ginástica em aulas de Educação Física escolar. Participaram 4 licenciandos e 31 professores da rede pública e privada do município de Rio Claro/SP, inscritos no projeto de extensão universitária “Práticas Contemporâneas de Ginástica na Escola: Entrelaçando Ensino, Pesquisa e Extensão” desenvolvido em 2011/12 na Unesp/Rio Claro - SP. Os resultados da análise de dados provenientes de questionários e portfólios reflexivos elaborado pelos participantes, apontam que as práticas promovidas durante o projeto favoreceram a aquisição e ressignificação de seus conhecimentos. Além disso, relatam também mudanças em suas práticas pedagógicas, destacando o aumento da própria percepção de confiança e segurança para desenvolver os conteúdos de ginásticas em suas aulas. |
id |
UNSP_780acc3f9ce442819406edf88d450330 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141624 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O ensino de ginástica na escola: contribuições de um projeto de extensãoA baixa participação dos estudantes nas aulas de Educação Física está associada ao caráter repetitivo de modalidades esportivas, enquanto que professores se dizem inseguros para ensinar diferentes conteúdos em suas aulas. Sob o referencial da teoria social cognitiva, em especial do construto da autoeficácia, acreditar em suas próprias capacidades para ensinar é tão importante quanto possuir habilidades e competências. Desse modo, conhecer como os professores percebem e interpretam suas crenças e competências se tornam fatores importantes ao se propor programas de formação, tanto inicial quanto continuada. A partir dessas considerações, na presente pesquisa buscamos apontar e refletir sobre algumas das contribuições de uma experiência de formação continuada para o desenvolvimento da crença de autoeficácia para o ensino de ginástica em aulas de Educação Física escolar. Participaram 4 licenciandos e 31 professores da rede pública e privada do município de Rio Claro/SP, inscritos no projeto de extensão universitária “Práticas Contemporâneas de Ginástica na Escola: Entrelaçando Ensino, Pesquisa e Extensão” desenvolvido em 2011/12 na Unesp/Rio Claro - SP. Os resultados da análise de dados provenientes de questionários e portfólios reflexivos elaborado pelos participantes, apontam que as práticas promovidas durante o projeto favoreceram a aquisição e ressignificação de seus conhecimentos. Além disso, relatam também mudanças em suas práticas pedagógicas, destacando o aumento da própria percepção de confiança e segurança para desenvolver os conteúdos de ginásticas em suas aulas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP]Costa Filho, Roraima Alves da [UNESP]2016-07-19T12:59:46Z2016-07-19T12:59:46Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4185-4197application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4185-41972357-7819http://hdl.handle.net/11449/141624ISSN2357-7819-2014-4185-4197.pdf33916379829208680000-0003-1476-6253porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-22T06:13:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141624Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:25:21.301030Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de ginástica na escola: contribuições de um projeto de extensão |
title |
O ensino de ginástica na escola: contribuições de um projeto de extensão |
spellingShingle |
O ensino de ginástica na escola: contribuições de um projeto de extensão Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP] |
title_short |
O ensino de ginástica na escola: contribuições de um projeto de extensão |
title_full |
O ensino de ginástica na escola: contribuições de um projeto de extensão |
title_fullStr |
O ensino de ginástica na escola: contribuições de um projeto de extensão |
title_full_unstemmed |
O ensino de ginástica na escola: contribuições de um projeto de extensão |
title_sort |
O ensino de ginástica na escola: contribuições de um projeto de extensão |
author |
Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP] |
author_facet |
Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP] Costa Filho, Roraima Alves da [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Costa Filho, Roraima Alves da [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP] Costa Filho, Roraima Alves da [UNESP] |
description |
A baixa participação dos estudantes nas aulas de Educação Física está associada ao caráter repetitivo de modalidades esportivas, enquanto que professores se dizem inseguros para ensinar diferentes conteúdos em suas aulas. Sob o referencial da teoria social cognitiva, em especial do construto da autoeficácia, acreditar em suas próprias capacidades para ensinar é tão importante quanto possuir habilidades e competências. Desse modo, conhecer como os professores percebem e interpretam suas crenças e competências se tornam fatores importantes ao se propor programas de formação, tanto inicial quanto continuada. A partir dessas considerações, na presente pesquisa buscamos apontar e refletir sobre algumas das contribuições de uma experiência de formação continuada para o desenvolvimento da crença de autoeficácia para o ensino de ginástica em aulas de Educação Física escolar. Participaram 4 licenciandos e 31 professores da rede pública e privada do município de Rio Claro/SP, inscritos no projeto de extensão universitária “Práticas Contemporâneas de Ginástica na Escola: Entrelaçando Ensino, Pesquisa e Extensão” desenvolvido em 2011/12 na Unesp/Rio Claro - SP. Os resultados da análise de dados provenientes de questionários e portfólios reflexivos elaborado pelos participantes, apontam que as práticas promovidas durante o projeto favoreceram a aquisição e ressignificação de seus conhecimentos. Além disso, relatam também mudanças em suas práticas pedagógicas, destacando o aumento da própria percepção de confiança e segurança para desenvolver os conteúdos de ginásticas em suas aulas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:46Z 2016-07-19T12:59:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4185-4197 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141624 ISSN2357-7819-2014-4185-4197.pdf 3391637982920868 0000-0003-1476-6253 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141624 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4185-4197 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-4185-4197.pdf 3391637982920868 0000-0003-1476-6253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
4185-4197 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128929821622272 |