A trilogia Cinquenta Tons: análise discursiva de um fenômeno transmidiático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Bárbara Melissa [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204477
Resumo: Este trabalho é voltado à análise discursiva de enunciados postados na seção de comentários na plataforma de vídeos Youtube, em específico, no canal oficial de divulgação da trilogia Cinquenta Tons no Brasil, o Universal Pictures Brasil. Nosso objetivo é analisar dialogicamente as imagens de gêneros masculino e feminino reverberadas nos comentários do público em resposta à trilogia Cinquenta Tons, levando em consideração a relação dialético-dialógica entre essas imagens e a sociedade contemporânea. Ao partirmos da análise do gênero primário das falas cotidianas, temos como propósito analisar o universo da cultura que as contextualiza. A análise desse universo contextual é feita a partir da retomada histórica dos romances sentimentais e pudemos compreender que a trilogia Cinquenta Tons é um enunciado respondente, que repete imagens de gênero cristalizadas e também provoca a repetição de tais imagens. Para chegar a essa conclusão, retomamos a trajetória dos paperback romances e da fórmula que embasa o enredo dessas narrativas. O percurso de pesquisa nos mostra que os comentários respondem não apenas aos livros, aos filmes ou aos trailers da trilogia, mas também à cadeia de enunciados aos quais a própria trilogia responde e, além desses, a outros enunciados, mesmo que provenientes de outros campos da atuação humana. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e analítica, desenvolvida de acordo com o método dialético-dialógico, com base na episteme bakhtiniana, seguindo o arcabouço teórico do Círculo de Bakhtin e seus comentadores. Há também o uso de referencial teórico da Literatura, como Thurston (1987) e Snitow (1983) e dos Estudos de Gênero, como Beauvoir (2009), Butler e Tiburi (2019). As Considerações Finais do trabalho confirmam que há imagens de gênero cristalizadas nas falas de sujeitos na seção de comentários e que essas respondem a dados históricos e sociais.
id UNSP_78d7afb9ba0586e685e2a1b948ec377f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204477
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A trilogia Cinquenta Tons: análise discursiva de um fenômeno transmidiáticoThe Fifty Shades Trilogy: discursive analysis of a transmedia phenomenomCírculo de BakhtinAnálise dialógica do discursoImagem de gêneroComentários do YoutubeTrilogia Cinquenta TonsEste trabalho é voltado à análise discursiva de enunciados postados na seção de comentários na plataforma de vídeos Youtube, em específico, no canal oficial de divulgação da trilogia Cinquenta Tons no Brasil, o Universal Pictures Brasil. Nosso objetivo é analisar dialogicamente as imagens de gêneros masculino e feminino reverberadas nos comentários do público em resposta à trilogia Cinquenta Tons, levando em consideração a relação dialético-dialógica entre essas imagens e a sociedade contemporânea. Ao partirmos da análise do gênero primário das falas cotidianas, temos como propósito analisar o universo da cultura que as contextualiza. A análise desse universo contextual é feita a partir da retomada histórica dos romances sentimentais e pudemos compreender que a trilogia Cinquenta Tons é um enunciado respondente, que repete imagens de gênero cristalizadas e também provoca a repetição de tais imagens. Para chegar a essa conclusão, retomamos a trajetória dos paperback romances e da fórmula que embasa o enredo dessas narrativas. O percurso de pesquisa nos mostra que os comentários respondem não apenas aos livros, aos filmes ou aos trailers da trilogia, mas também à cadeia de enunciados aos quais a própria trilogia responde e, além desses, a outros enunciados, mesmo que provenientes de outros campos da atuação humana. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e analítica, desenvolvida de acordo com o método dialético-dialógico, com base na episteme bakhtiniana, seguindo o arcabouço teórico do Círculo de Bakhtin e seus comentadores. Há também o uso de referencial teórico da Literatura, como Thurston (1987) e Snitow (1983) e dos Estudos de Gênero, como Beauvoir (2009), Butler e Tiburi (2019). As Considerações Finais do trabalho confirmam que há imagens de gênero cristalizadas nas falas de sujeitos na seção de comentários e que essas respondem a dados históricos e sociais.This work is focused on the discursive analysis of utterances posted in the comments section on the Youtube video platform, in particular, on the trilogy Fifty Shades official channel in Brazil, Universal Pictures Brasil. Our goal is to analyze dialogically male and female images reverberated in public comments in response to the Fifty Shades trilogy, taking into account the dialectical-dialogical relationship between these images and contemporary society. Starting from the analysis of the primary genre of everyday speeches, we aim to analyze the universe of culture that contextualizes them. The analysis of this contextual universe is made according to the historical resumption of the paperback romances and we could understand that the trilogy Cinquenta Tons is a respondent statement, which repeats crystallized gender images and also causes the repetition of such images. To reach this conclusion, we return to the trajectory of paperback novels and the formula that underlies the plot of these narratives. The research path shows us that comments respond not only to books, films or trailers in the trilogy, but also to the chain of utterances to which the trilogy itself responds and, in addition to these, to other utterances, even if they come from other fields. of human performance. It is a qualitative and analytical research, developed according to the dialectical-dialogical method, based on the Bakhtinian episteme, following the theoretical framework of the Circle of Bakhtin and its commentators. There is also the use of theoretical references from Literature, such as Thurston (1987) and Snitow (1983) and from Gender Studies, such as Beauvoir (2009), Butler and Tiburi (2019). The results of this work confirm that there are gender images crystallized in the speeches of subjects in the comments section and that these respond to historical and social data.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88881.189896/2018-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paula, Luciane de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santana, Bárbara Melissa [UNESP]2021-04-23T16:43:45Z2021-04-23T16:43:45Z2021-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20447733004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:22:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204477Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-13T14:22:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A trilogia Cinquenta Tons: análise discursiva de um fenômeno transmidiático
The Fifty Shades Trilogy: discursive analysis of a transmedia phenomenom
title A trilogia Cinquenta Tons: análise discursiva de um fenômeno transmidiático
spellingShingle A trilogia Cinquenta Tons: análise discursiva de um fenômeno transmidiático
Santana, Bárbara Melissa [UNESP]
Círculo de Bakhtin
Análise dialógica do discurso
Imagem de gênero
Comentários do Youtube
Trilogia Cinquenta Tons
title_short A trilogia Cinquenta Tons: análise discursiva de um fenômeno transmidiático
title_full A trilogia Cinquenta Tons: análise discursiva de um fenômeno transmidiático
title_fullStr A trilogia Cinquenta Tons: análise discursiva de um fenômeno transmidiático
title_full_unstemmed A trilogia Cinquenta Tons: análise discursiva de um fenômeno transmidiático
title_sort A trilogia Cinquenta Tons: análise discursiva de um fenômeno transmidiático
author Santana, Bárbara Melissa [UNESP]
author_facet Santana, Bárbara Melissa [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paula, Luciane de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Bárbara Melissa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Círculo de Bakhtin
Análise dialógica do discurso
Imagem de gênero
Comentários do Youtube
Trilogia Cinquenta Tons
topic Círculo de Bakhtin
Análise dialógica do discurso
Imagem de gênero
Comentários do Youtube
Trilogia Cinquenta Tons
description Este trabalho é voltado à análise discursiva de enunciados postados na seção de comentários na plataforma de vídeos Youtube, em específico, no canal oficial de divulgação da trilogia Cinquenta Tons no Brasil, o Universal Pictures Brasil. Nosso objetivo é analisar dialogicamente as imagens de gêneros masculino e feminino reverberadas nos comentários do público em resposta à trilogia Cinquenta Tons, levando em consideração a relação dialético-dialógica entre essas imagens e a sociedade contemporânea. Ao partirmos da análise do gênero primário das falas cotidianas, temos como propósito analisar o universo da cultura que as contextualiza. A análise desse universo contextual é feita a partir da retomada histórica dos romances sentimentais e pudemos compreender que a trilogia Cinquenta Tons é um enunciado respondente, que repete imagens de gênero cristalizadas e também provoca a repetição de tais imagens. Para chegar a essa conclusão, retomamos a trajetória dos paperback romances e da fórmula que embasa o enredo dessas narrativas. O percurso de pesquisa nos mostra que os comentários respondem não apenas aos livros, aos filmes ou aos trailers da trilogia, mas também à cadeia de enunciados aos quais a própria trilogia responde e, além desses, a outros enunciados, mesmo que provenientes de outros campos da atuação humana. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e analítica, desenvolvida de acordo com o método dialético-dialógico, com base na episteme bakhtiniana, seguindo o arcabouço teórico do Círculo de Bakhtin e seus comentadores. Há também o uso de referencial teórico da Literatura, como Thurston (1987) e Snitow (1983) e dos Estudos de Gênero, como Beauvoir (2009), Butler e Tiburi (2019). As Considerações Finais do trabalho confirmam que há imagens de gênero cristalizadas nas falas de sujeitos na seção de comentários e que essas respondem a dados históricos e sociais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23T16:43:45Z
2021-04-23T16:43:45Z
2021-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204477
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/204477
identifier_str_mv 33004030009P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650049497890816