O encontro das danças circulares com os jogos teatrais na escola: vivências de uma artista educadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Urbano, Maria Angélica
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243039
Resumo: Esta pesquisa tem como fundamentação teórica e prática as Danças Circulares, assim como pesquisadores da área, além daqueles que se dedicam ao estudo da Arte na Educação, e dos Jogos Teatrais e parte de experiências educativas com crianças. Tem como objetivo geral refletir sobre as possibilidades do trabalho educativo na integração dos Jogos Teatrais com as Danças Circulares na escola. Como objetivos específicos, pretende-se: apresentar uma proposta educativa em relação ao conteúdo já mencionado, além de relatar o trabalho desenvolvido por meio do projeto “Danças Circulares na Educação”, com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal; e analisar os benefícios do projeto em pauta para as crianças participantes e o ambiente escolar, tendo-se as Danças Circulares e os Jogos Teatrais, como recursos educativos, artísticos, culturais e de desenvolvimento integral. Como recurso metodológico é utilizada a autoetnografia tanto para descrever e analisar essa experiência, como para provocar uma autorreflexão sobre o trabalho desenvolvido. O projeto em análise foi elaborado em parceria com o Instituto Dança Viva, localizado em Holambra, interior de São Paulo. Teve duração de 3 anos, sendo o primeiro ano para planejamento; o segundo, com aulas semanais em uma sala de 5º ano, que tinha 27 crianças, sendo 14 meninas e 13 meninos, e o terceiro ano do projeto, com aulas semanais em 5 salas de 1º anos, com 95 crianças, sendo 40 meninas e 56 meninos. Tem como material de análise memórias, registros escritos, desenhos, vídeos das atividades, questionários, entrevistas e relatórios. A proposta em foco, em seu percurso, culminou com o intuito de levar as Danças Circulares integradas aos Jogos Teatrais para o contexto escolar, com alunas e alunos do Ensino Fundamental, anos iniciais, de modo a possibilitar aos estudantes participantes, a expressividade como potencializadora de suas habilidades corporais, emocionais, sociais e artísticas. Tal recurso tem também o propósito de promover conhecimentos e vivências de diferentes culturas.
id UNSP_78e7e39a46e4cae436d0b7f0270f002b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243039
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O encontro das danças circulares com os jogos teatrais na escola: vivências de uma artista educadoraThe encounter of the circular dances with the theather games in the school: experiences of an educating artistJogos teatraisDanças circularesArte educaçãoEnsino fundamentalCriançasElementary schoolArt-educationCircular dancesTheater gamesChildrenEsta pesquisa tem como fundamentação teórica e prática as Danças Circulares, assim como pesquisadores da área, além daqueles que se dedicam ao estudo da Arte na Educação, e dos Jogos Teatrais e parte de experiências educativas com crianças. Tem como objetivo geral refletir sobre as possibilidades do trabalho educativo na integração dos Jogos Teatrais com as Danças Circulares na escola. Como objetivos específicos, pretende-se: apresentar uma proposta educativa em relação ao conteúdo já mencionado, além de relatar o trabalho desenvolvido por meio do projeto “Danças Circulares na Educação”, com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal; e analisar os benefícios do projeto em pauta para as crianças participantes e o ambiente escolar, tendo-se as Danças Circulares e os Jogos Teatrais, como recursos educativos, artísticos, culturais e de desenvolvimento integral. Como recurso metodológico é utilizada a autoetnografia tanto para descrever e analisar essa experiência, como para provocar uma autorreflexão sobre o trabalho desenvolvido. O projeto em análise foi elaborado em parceria com o Instituto Dança Viva, localizado em Holambra, interior de São Paulo. Teve duração de 3 anos, sendo o primeiro ano para planejamento; o segundo, com aulas semanais em uma sala de 5º ano, que tinha 27 crianças, sendo 14 meninas e 13 meninos, e o terceiro ano do projeto, com aulas semanais em 5 salas de 1º anos, com 95 crianças, sendo 40 meninas e 56 meninos. Tem como material de análise memórias, registros escritos, desenhos, vídeos das atividades, questionários, entrevistas e relatórios. A proposta em foco, em seu percurso, culminou com o intuito de levar as Danças Circulares integradas aos Jogos Teatrais para o contexto escolar, com alunas e alunos do Ensino Fundamental, anos iniciais, de modo a possibilitar aos estudantes participantes, a expressividade como potencializadora de suas habilidades corporais, emocionais, sociais e artísticas. Tal recurso tem também o propósito de promover conhecimentos e vivências de diferentes culturas.This research has as theoretical and practical foundation the Circular Dances, as well as researchers in the area, in addition to those who dedicate themselves to the study of Art in Education, and the Theater Games and part of educational experiences with children. Its general objective is to reflect on the possibilities of educational work in the integration of the Theatrical Games with the Circular Dances in the school. As specific objectives, it is intended: to present an educational proposal in relation to the content already mentioned, in addition to reporting the work developed through the project "Circular Dances in Education", with children from the initial years of elementary school, in a municipal public school; ; and to analyze the benefits of the project in question for the participating children and the school environment, with circular dances and theatrical games as educational, artistic, cultural and integral development resources. As a methodological resource, autoethnography is used both to describe and analyze this experience, as well as to provoke a self-reflection about the work developed. The project under analysis was developed in partnership with the Dança Viva Institute, located in Holambra. It lasted for 3 years, being the first year for planning; the second one, with weekly classes in a 5th grade room, which had 27 children, 14 girls and 13 boys, and the third year of the project, with weekly classes in 5 1st grade rooms, with 95 children, 40 girls and 56 boys. It has as analysis material memories, written records, drawings, videos of activities, questionnaires, interviews and reports. The proposal in focus, in its course, culminated in the intention of bringing the Circular Dances integrated to the Theater Games to the school context, with elementary school early students, in order to enable the participating students to express ability as an enhancer of their body, emotional, social and artistic skills. This resource also has the purpose of promoting knowledge and experiences of different cultures.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Morais, Alessandra de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Urbano, Maria Angélica2023-04-19T15:46:32Z2023-04-19T15:46:32Z2023-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfURBANO, Maria Angélica. O encontro das danças circulares com os jogos teatrais na escola: vivências de uma artista educadora. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.http://hdl.handle.net/11449/24303933004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:11:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243039Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:11:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O encontro das danças circulares com os jogos teatrais na escola: vivências de uma artista educadora
The encounter of the circular dances with the theather games in the school: experiences of an educating artist
title O encontro das danças circulares com os jogos teatrais na escola: vivências de uma artista educadora
spellingShingle O encontro das danças circulares com os jogos teatrais na escola: vivências de uma artista educadora
Urbano, Maria Angélica
Jogos teatrais
Danças circulares
Arte educação
Ensino fundamental
Crianças
Elementary school
Art-education
Circular dances
Theater games
Children
title_short O encontro das danças circulares com os jogos teatrais na escola: vivências de uma artista educadora
title_full O encontro das danças circulares com os jogos teatrais na escola: vivências de uma artista educadora
title_fullStr O encontro das danças circulares com os jogos teatrais na escola: vivências de uma artista educadora
title_full_unstemmed O encontro das danças circulares com os jogos teatrais na escola: vivências de uma artista educadora
title_sort O encontro das danças circulares com os jogos teatrais na escola: vivências de uma artista educadora
author Urbano, Maria Angélica
author_facet Urbano, Maria Angélica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Alessandra de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Urbano, Maria Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos teatrais
Danças circulares
Arte educação
Ensino fundamental
Crianças
Elementary school
Art-education
Circular dances
Theater games
Children
topic Jogos teatrais
Danças circulares
Arte educação
Ensino fundamental
Crianças
Elementary school
Art-education
Circular dances
Theater games
Children
description Esta pesquisa tem como fundamentação teórica e prática as Danças Circulares, assim como pesquisadores da área, além daqueles que se dedicam ao estudo da Arte na Educação, e dos Jogos Teatrais e parte de experiências educativas com crianças. Tem como objetivo geral refletir sobre as possibilidades do trabalho educativo na integração dos Jogos Teatrais com as Danças Circulares na escola. Como objetivos específicos, pretende-se: apresentar uma proposta educativa em relação ao conteúdo já mencionado, além de relatar o trabalho desenvolvido por meio do projeto “Danças Circulares na Educação”, com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal; e analisar os benefícios do projeto em pauta para as crianças participantes e o ambiente escolar, tendo-se as Danças Circulares e os Jogos Teatrais, como recursos educativos, artísticos, culturais e de desenvolvimento integral. Como recurso metodológico é utilizada a autoetnografia tanto para descrever e analisar essa experiência, como para provocar uma autorreflexão sobre o trabalho desenvolvido. O projeto em análise foi elaborado em parceria com o Instituto Dança Viva, localizado em Holambra, interior de São Paulo. Teve duração de 3 anos, sendo o primeiro ano para planejamento; o segundo, com aulas semanais em uma sala de 5º ano, que tinha 27 crianças, sendo 14 meninas e 13 meninos, e o terceiro ano do projeto, com aulas semanais em 5 salas de 1º anos, com 95 crianças, sendo 40 meninas e 56 meninos. Tem como material de análise memórias, registros escritos, desenhos, vídeos das atividades, questionários, entrevistas e relatórios. A proposta em foco, em seu percurso, culminou com o intuito de levar as Danças Circulares integradas aos Jogos Teatrais para o contexto escolar, com alunas e alunos do Ensino Fundamental, anos iniciais, de modo a possibilitar aos estudantes participantes, a expressividade como potencializadora de suas habilidades corporais, emocionais, sociais e artísticas. Tal recurso tem também o propósito de promover conhecimentos e vivências de diferentes culturas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-19T15:46:32Z
2023-04-19T15:46:32Z
2023-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv URBANO, Maria Angélica. O encontro das danças circulares com os jogos teatrais na escola: vivências de uma artista educadora. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.
http://hdl.handle.net/11449/243039
33004110040P5
identifier_str_mv URBANO, Maria Angélica. O encontro das danças circulares com os jogos teatrais na escola: vivências de uma artista educadora. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/243039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128200014823424