A produção em sexualidade, gênero e educação sexual na ANPED: estudo analítico-descritivo a partir do estado da arte como opção metodológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonini, Fatima Aparecida Coelho [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/115930
Resumo: A sexualidade é um dispositivo construído historicamente pela sociedade e que se manifesta em cada individuo de maneira peculiar, sendo constituída por características biológicas e por valores histórico-culturais que são passados pelas diferentes instituições sociais como família, religião, entre outros e que influenciam o indivíduo em todo o seu perpassar de vida. Contudo, a temática da sexualidade e seus desdobramentos, enfatizando a educação sexual, vêm se destacando com cientificidade e intensidade no contexto educacional nas últimas décadas. Diante do exposto, o presente trabalho, de caráter bibliográfico, tem como objetivo elaborar o que denomina Estado da Arte ou do Conhecimento em relação à temática sexualidade e educação sexual em todas as pesquisas apresentadas no Grupo de Trabalho (GT) 23 “Gênero, Sexualidade e Educação” nas Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pesquisa de Pós- Graduação (ANPEd), desde a sua criação no ano de 2004 até o ano de 2013. Consideramos esse evento um marco para a institucionalização da educação sexual, pois possibilita entender como pesquisadores/as trabalham e discutem a sexualidade, sendo um espaço em que se apresentam recortes de pesquisas desenvolvidas na área educacional e que discutem a temática. Para tanto, analisamos todos os trabalhos apresentados em cada uma das reuniões no período proposto, identificando suas análises e considerações, buscando contribuir para com os estudos da sexualidade no Brasil. Os resultados da análise possibilitaram encontrar as categorias que nortearam a compreensão das pesquisas realizadas na área da educação, contemplando a temática. As categorias de análise que mais emergiram dos trabalhos foram “Educação sexual; Gênero; Formação profissional e Sexualidade”. Dentre os apontamentos encontrados através da análise dos dados, a questão de gênero se sobressai de maneira enfática ...
id UNSP_79aaf9007a9c5a801fb32cdd3674b96b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115930
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A produção em sexualidade, gênero e educação sexual na ANPED: estudo analítico-descritivo a partir do estado da arte como opção metodológicaEducaçãoEducação sexualSexoEducationA sexualidade é um dispositivo construído historicamente pela sociedade e que se manifesta em cada individuo de maneira peculiar, sendo constituída por características biológicas e por valores histórico-culturais que são passados pelas diferentes instituições sociais como família, religião, entre outros e que influenciam o indivíduo em todo o seu perpassar de vida. Contudo, a temática da sexualidade e seus desdobramentos, enfatizando a educação sexual, vêm se destacando com cientificidade e intensidade no contexto educacional nas últimas décadas. Diante do exposto, o presente trabalho, de caráter bibliográfico, tem como objetivo elaborar o que denomina Estado da Arte ou do Conhecimento em relação à temática sexualidade e educação sexual em todas as pesquisas apresentadas no Grupo de Trabalho (GT) 23 “Gênero, Sexualidade e Educação” nas Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pesquisa de Pós- Graduação (ANPEd), desde a sua criação no ano de 2004 até o ano de 2013. Consideramos esse evento um marco para a institucionalização da educação sexual, pois possibilita entender como pesquisadores/as trabalham e discutem a sexualidade, sendo um espaço em que se apresentam recortes de pesquisas desenvolvidas na área educacional e que discutem a temática. Para tanto, analisamos todos os trabalhos apresentados em cada uma das reuniões no período proposto, identificando suas análises e considerações, buscando contribuir para com os estudos da sexualidade no Brasil. Os resultados da análise possibilitaram encontrar as categorias que nortearam a compreensão das pesquisas realizadas na área da educação, contemplando a temática. As categorias de análise que mais emergiram dos trabalhos foram “Educação sexual; Gênero; Formação profissional e Sexualidade”. Dentre os apontamentos encontrados através da análise dos dados, a questão de gênero se sobressai de maneira enfática ...Sexuality is a device that was historically constructed centuries ago by society, and each individual manifests it in a peculiar way. It is composed of biological characteristics and values that are passed through various social institutions like family, religion, among others, that influence the individual throughout their life. However the theme of sexuality and its consequences, while emphasizing sex education, has gained prominence with scientific intensity in the educational context in recent decades. Thus, this work of bibliographical genre, aims to develop what is called State of the Art or Knowledge regarding the sexuality theme and sex education in all the research presented at the Grupo de Trabalho (GT) 23 (Working Group (WG) 23) entitled “Gênero, Sexualidade e Educação (Gender, Sexuality and Education) at the Annual Meetings of the National Association for Postgraduate Research - Anped, since its inception in 2004 until the year 2013. This is considered to be a milestone event for the institutionalization of sex education because it enables researchers to understand how they could work and discuss sexuality; it is a space that has cutouts of research developed in the educational field, while allowing discussions of the theme. To this end, we analyzed all the papers presented at each meeting of the proposed period, identifying their analysis and considerations, while seeking to contribute to studies of sexuality in Brazil. The results of the analysis have enabled us to find categories that have guided the understanding of the research conducted in the area of education considering the theme. Among the notes found by analyzing the data, the gender issue stands in emphatic fashion. Another aspect of the study is that the research that have been conducted do not suggest options of intervention, and also do not return to school premises to provide discussion and reflection on these issues, both with students and with ...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonini, Fatima Aparecida Coelho [UNESP]2015-03-03T11:52:43Z2015-03-03T11:52:43Z2014-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis223 f. : il. color., tabs.application/pdfGONINI, Fatima Aparecida Coelho. A produção em sexualidade, gênero e educação sexual na ANPED: estudo analítico-descritivo a partir do estado da arte como opção metodológica. 2014. 223 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.http://hdl.handle.net/11449/115930000809796000809796.pdf33004030079P271637916035880840000-0002-1552-5702Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:09:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115930Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:24:13.258979Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção em sexualidade, gênero e educação sexual na ANPED: estudo analítico-descritivo a partir do estado da arte como opção metodológica
title A produção em sexualidade, gênero e educação sexual na ANPED: estudo analítico-descritivo a partir do estado da arte como opção metodológica
spellingShingle A produção em sexualidade, gênero e educação sexual na ANPED: estudo analítico-descritivo a partir do estado da arte como opção metodológica
Gonini, Fatima Aparecida Coelho [UNESP]
Educação
Educação sexual
Sexo
Education
title_short A produção em sexualidade, gênero e educação sexual na ANPED: estudo analítico-descritivo a partir do estado da arte como opção metodológica
title_full A produção em sexualidade, gênero e educação sexual na ANPED: estudo analítico-descritivo a partir do estado da arte como opção metodológica
title_fullStr A produção em sexualidade, gênero e educação sexual na ANPED: estudo analítico-descritivo a partir do estado da arte como opção metodológica
title_full_unstemmed A produção em sexualidade, gênero e educação sexual na ANPED: estudo analítico-descritivo a partir do estado da arte como opção metodológica
title_sort A produção em sexualidade, gênero e educação sexual na ANPED: estudo analítico-descritivo a partir do estado da arte como opção metodológica
author Gonini, Fatima Aparecida Coelho [UNESP]
author_facet Gonini, Fatima Aparecida Coelho [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonini, Fatima Aparecida Coelho [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação sexual
Sexo
Education
topic Educação
Educação sexual
Sexo
Education
description A sexualidade é um dispositivo construído historicamente pela sociedade e que se manifesta em cada individuo de maneira peculiar, sendo constituída por características biológicas e por valores histórico-culturais que são passados pelas diferentes instituições sociais como família, religião, entre outros e que influenciam o indivíduo em todo o seu perpassar de vida. Contudo, a temática da sexualidade e seus desdobramentos, enfatizando a educação sexual, vêm se destacando com cientificidade e intensidade no contexto educacional nas últimas décadas. Diante do exposto, o presente trabalho, de caráter bibliográfico, tem como objetivo elaborar o que denomina Estado da Arte ou do Conhecimento em relação à temática sexualidade e educação sexual em todas as pesquisas apresentadas no Grupo de Trabalho (GT) 23 “Gênero, Sexualidade e Educação” nas Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pesquisa de Pós- Graduação (ANPEd), desde a sua criação no ano de 2004 até o ano de 2013. Consideramos esse evento um marco para a institucionalização da educação sexual, pois possibilita entender como pesquisadores/as trabalham e discutem a sexualidade, sendo um espaço em que se apresentam recortes de pesquisas desenvolvidas na área educacional e que discutem a temática. Para tanto, analisamos todos os trabalhos apresentados em cada uma das reuniões no período proposto, identificando suas análises e considerações, buscando contribuir para com os estudos da sexualidade no Brasil. Os resultados da análise possibilitaram encontrar as categorias que nortearam a compreensão das pesquisas realizadas na área da educação, contemplando a temática. As categorias de análise que mais emergiram dos trabalhos foram “Educação sexual; Gênero; Formação profissional e Sexualidade”. Dentre os apontamentos encontrados através da análise dos dados, a questão de gênero se sobressai de maneira enfática ...
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-27
2015-03-03T11:52:43Z
2015-03-03T11:52:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONINI, Fatima Aparecida Coelho. A produção em sexualidade, gênero e educação sexual na ANPED: estudo analítico-descritivo a partir do estado da arte como opção metodológica. 2014. 223 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
http://hdl.handle.net/11449/115930
000809796
000809796.pdf
33004030079P2
7163791603588084
0000-0002-1552-5702
identifier_str_mv GONINI, Fatima Aparecida Coelho. A produção em sexualidade, gênero e educação sexual na ANPED: estudo analítico-descritivo a partir do estado da arte como opção metodológica. 2014. 223 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
000809796
000809796.pdf
33004030079P2
7163791603588084
0000-0002-1552-5702
url http://hdl.handle.net/11449/115930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 223 f. : il. color., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128804944609280