Cultura organizacional e gestão de conhecimento, uma relação na gestão pública.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/181411 |
Resumo: | Propôs-se investigar a relação entre Cultura Organizacional (CO) e Gestão do Conhecimento (GC) em uma instituição pública. Para tanto, utilizou-se o modelo de CO para a exploração dos traços de envolvimento, consistência, adaptabilidade e missão, bem como os modelos Seci, com os processos de conversão de conhecimento (socialização, externalização, combinação, internalização) e Escala de Gestão do Conhecimento (EGC) para compreender processos e aplicação da GC. Análises qualitativa e quantitativa foram realizadas para explorar e compreender resultados. A análise quantitativa teve como instrumento de avaliação questionários likert de cinco pontos para a CO e a GC. Foram utilizados ainda os métodos estatísticos de Alfa de Cronbach para validação do padrão de resposta dos questionários de CO e GC, que apontaram índices acima de 0,9, indicando ótimo nível de aceitação e confiabilidade destes. Utilizou-se também o Coeficiente de Correlação de Pearson (r) para verificar as relações existentes entre os indicadores: traços da CO e fatores da GC. Além disso, na análise qualitativa, verificou-se a conversão do conhecimento na percepção dos gestores da unidade. Como resultado, identificaram-se processos que precisavam de melhorias, como trabalho em equipe e fluxo da informação. Na análise dos traços da CO, os dois índices de maior variabilidade foram registrados na orientação externa: adaptabilidade (50%) e missão (43,07%). Na integração interna, apresentaram-se índices aproximados: envolvimento (44,35%) e consistência (45,73%). Na análise dos fatores da GC, identificou-se média moderada para os quatro fatores apresentados. O Coeficiente de Correlação de Pearson (r) apontou existir correlação entre os indicadores de CO e GC com variabilidade. Como contribuição, identificaram-se os indicadores que necessitam ser prospectados para melhor atuação da gestão na unidade pesquisada e, academicamente, sugere-se que sejam realizadas pesquisas sobre a extensão das diferenças entre setor público e privado e o compartilhamento do conhecimento; a relação existente entre criação de conhecimentos organizacionais e práticas sociais; a colaboração das normas sociais para conservação dos conhecimentos tácitos existentes na rotina e na organização das atividades de Gestão do Conhecimento utilizadas no setor privado que podem ser aplicadas no público. |
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Cultura organizacional e gestão de conhecimento, uma relação na gestão pública.Organizational culture and knowledge management, a relationship in public managementCultura organizacionalGestão do conhecimentoInstituição públicaSetor públicoAdministração públicaOrganizational cultureKnowledge managementPublic institutionPropôs-se investigar a relação entre Cultura Organizacional (CO) e Gestão do Conhecimento (GC) em uma instituição pública. Para tanto, utilizou-se o modelo de CO para a exploração dos traços de envolvimento, consistência, adaptabilidade e missão, bem como os modelos Seci, com os processos de conversão de conhecimento (socialização, externalização, combinação, internalização) e Escala de Gestão do Conhecimento (EGC) para compreender processos e aplicação da GC. Análises qualitativa e quantitativa foram realizadas para explorar e compreender resultados. A análise quantitativa teve como instrumento de avaliação questionários likert de cinco pontos para a CO e a GC. Foram utilizados ainda os métodos estatísticos de Alfa de Cronbach para validação do padrão de resposta dos questionários de CO e GC, que apontaram índices acima de 0,9, indicando ótimo nível de aceitação e confiabilidade destes. Utilizou-se também o Coeficiente de Correlação de Pearson (r) para verificar as relações existentes entre os indicadores: traços da CO e fatores da GC. Além disso, na análise qualitativa, verificou-se a conversão do conhecimento na percepção dos gestores da unidade. Como resultado, identificaram-se processos que precisavam de melhorias, como trabalho em equipe e fluxo da informação. Na análise dos traços da CO, os dois índices de maior variabilidade foram registrados na orientação externa: adaptabilidade (50%) e missão (43,07%). Na integração interna, apresentaram-se índices aproximados: envolvimento (44,35%) e consistência (45,73%). Na análise dos fatores da GC, identificou-se média moderada para os quatro fatores apresentados. O Coeficiente de Correlação de Pearson (r) apontou existir correlação entre os indicadores de CO e GC com variabilidade. Como contribuição, identificaram-se os indicadores que necessitam ser prospectados para melhor atuação da gestão na unidade pesquisada e, academicamente, sugere-se que sejam realizadas pesquisas sobre a extensão das diferenças entre setor público e privado e o compartilhamento do conhecimento; a relação existente entre criação de conhecimentos organizacionais e práticas sociais; a colaboração das normas sociais para conservação dos conhecimentos tácitos existentes na rotina e na organização das atividades de Gestão do Conhecimento utilizadas no setor privado que podem ser aplicadas no público.The following study proposes to investigate the relation between Organizational Culture (OC) and Knowledge Management (KM) in a public institution. The OC model was used in order to exploit the involvement traces, consistency, adaptability and mission and the models: SECI, with the processes of knowledge conversion: socialization, externalization, combination, internalization, and scale of Knowledge Management (SKM) in order to understand processes and the Knowledge Management (KM) application. Both qualitative and quantitative analyses had been used to exploit and comprehend the results. The quantitative analysis was based on five points Likert questionnaires as a tool to evaluate the OC and the KM. Cronbach’s alpha’ statistical methods had been used to validate the answers of the questionnaires, resulting indexes above 0.9, depicting a substantial acceptance level and reliability. The Pearson Correlation Coefficient (r) had also been used to verify the indexes between OC traces and KM relations. Moreover, the quantitative analysis researched the knowledge conversion under the perception of the institution’s managers. The study spotted processes that needed improvement such as team work and information. In the analysis of the OC traces, two major variability indexes have been registered as for external orientation: adaptability (50%) and mission (43.07%), while for internal integration the approximated indexes found were: evolvement (44.35%) and consistency (45.73%). The KM analysis has identified a moderate average for the four presented factors. The Pearson Correlation Coeficient (r) portrays a correlation between the OC and the KM with variability. As a contribution it identifies the indexes that ought to be prospected for a better management performance at that public facility and, academically, it also suggests that researches related to the differences between public and private sectors extension differences should be executed and the knowledge shared; existent relation between the creation of organizational knowledge and social practices; the collaboration of social norms; the relation between the creation of organizational and social practices; the collaboration of social rules for the conservation of tacit knowledge found in the routine and also in the organization of Knowledge Management’s activities used in the private sector that could be applied to the public onUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Franco, Bruno Chaves [UNESP]Salgado, Andreia Maria Pedro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinto, Elaine Ramires2019-04-08T12:36:57Z2019-04-08T12:36:57Z2018-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18141100091476833004080052P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-04T12:52:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181411Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:38:38.872496Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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