A abordagem do voseo em materiais didáticos brasileiros de ensino do espanhol como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pígatto, Fernanda Carvalho [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/120571
Resumo: This work discusses the importance of the language varieties in the Spanish language to the process of teaching and learning Spanish as a foreign language (ELE), focusing on the approach, ie, how to deal with the phenomenon voseo in Brazilian textbooks. It presents a brief historical overview on the arising of this language and its implementation in Latin America. From an educational approach that values a good development of communicative competence, it’s driven to a presentation of the Spanish schoolbooks selected by PNLD for the year 2012, as well as an observation of activities that demonstrate the phenomenon called voseo, in other words, the use of the variety of the pronoun vos instead of tú for the treatment of the second person. Given the vast range of Spanish courses as a foreign language for high school students, and the growing interest of young people in learning a second language, this study addresses the importance of developing the communicative competence of a foreign language
id UNSP_7a23e5a200234f3e28e3f60024acd61c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/120571
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A abordagem do voseo em materiais didáticos brasileiros de ensino do espanhol como língua estrangeiraLingua espanholaLíngua portuguesaLivros didáticosThis work discusses the importance of the language varieties in the Spanish language to the process of teaching and learning Spanish as a foreign language (ELE), focusing on the approach, ie, how to deal with the phenomenon voseo in Brazilian textbooks. It presents a brief historical overview on the arising of this language and its implementation in Latin America. From an educational approach that values a good development of communicative competence, it’s driven to a presentation of the Spanish schoolbooks selected by PNLD for the year 2012, as well as an observation of activities that demonstrate the phenomenon called voseo, in other words, the use of the variety of the pronoun vos instead of tú for the treatment of the second person. Given the vast range of Spanish courses as a foreign language for high school students, and the growing interest of young people in learning a second language, this study addresses the importance of developing the communicative competence of a foreign languageO presente trabalho discute a importância das variedades linguísticas da língua espanhola para o processo de ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (ELE), tendo como foco a abordagem, ou seja, a forma de tratar o fenômeno voseo nos materiais didáticos brasileiros. Para tanto, apresenta-se um breve panorama histórico sobre o surgimento dessa língua e sua implantação nos países da América Latina. A partir de uma proposta educativa que valoriza um bom desenvolvimento da competência comunicativa, encaminha-se uma apresentação dos livros didáticos de espanhol selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o ano de 2012, bem como a observação da presença de atividades que demonstrem o fenômeno denominado voseo, ou seja, o uso da variedade do pronome vos em lugar de tú para tratamento de segunda pessoa do discurso. Diante da expressiva oferta de cursos de (ELE) para alunos do ensino médio, e do crescente interesse do público jovem em aprender uma segunda língua, este estudo contempla a importância do desenvolvimento da competência comunicativa da língua estrangeiraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Nildicéia Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pígatto, Fernanda Carvalho [UNESP]2015-03-23T15:27:27Z2015-03-23T15:27:27Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPÍGATTO, Fernanda Carvalho. A abordagem do voseo em materiais didáticos brasileiros de ensino do espanhol como língua estrangeira. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2012.http://hdl.handle.net/11449/120571000709516pigatto_fc_tcc_arafcl.pdf6889854224137179Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T17:50:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120571Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:36:24.733709Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem do voseo em materiais didáticos brasileiros de ensino do espanhol como língua estrangeira
title A abordagem do voseo em materiais didáticos brasileiros de ensino do espanhol como língua estrangeira
spellingShingle A abordagem do voseo em materiais didáticos brasileiros de ensino do espanhol como língua estrangeira
Pígatto, Fernanda Carvalho [UNESP]
Lingua espanhola
Língua portuguesa
Livros didáticos
title_short A abordagem do voseo em materiais didáticos brasileiros de ensino do espanhol como língua estrangeira
title_full A abordagem do voseo em materiais didáticos brasileiros de ensino do espanhol como língua estrangeira
title_fullStr A abordagem do voseo em materiais didáticos brasileiros de ensino do espanhol como língua estrangeira
title_full_unstemmed A abordagem do voseo em materiais didáticos brasileiros de ensino do espanhol como língua estrangeira
title_sort A abordagem do voseo em materiais didáticos brasileiros de ensino do espanhol como língua estrangeira
author Pígatto, Fernanda Carvalho [UNESP]
author_facet Pígatto, Fernanda Carvalho [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Nildicéia Aparecida [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pígatto, Fernanda Carvalho [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua espanhola
Língua portuguesa
Livros didáticos
topic Lingua espanhola
Língua portuguesa
Livros didáticos
description This work discusses the importance of the language varieties in the Spanish language to the process of teaching and learning Spanish as a foreign language (ELE), focusing on the approach, ie, how to deal with the phenomenon voseo in Brazilian textbooks. It presents a brief historical overview on the arising of this language and its implementation in Latin America. From an educational approach that values a good development of communicative competence, it’s driven to a presentation of the Spanish schoolbooks selected by PNLD for the year 2012, as well as an observation of activities that demonstrate the phenomenon called voseo, in other words, the use of the variety of the pronoun vos instead of tú for the treatment of the second person. Given the vast range of Spanish courses as a foreign language for high school students, and the growing interest of young people in learning a second language, this study addresses the importance of developing the communicative competence of a foreign language
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-03-23T15:27:27Z
2015-03-23T15:27:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PÍGATTO, Fernanda Carvalho. A abordagem do voseo em materiais didáticos brasileiros de ensino do espanhol como língua estrangeira. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/120571
000709516
pigatto_fc_tcc_arafcl.pdf
6889854224137179
identifier_str_mv PÍGATTO, Fernanda Carvalho. A abordagem do voseo em materiais didáticos brasileiros de ensino do espanhol como língua estrangeira. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2012.
000709516
pigatto_fc_tcc_arafcl.pdf
6889854224137179
url http://hdl.handle.net/11449/120571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128386780889088