O processo de organização tópica em artigos de opinião de alunos da Universidade Federal do Acre – Câmpus Floresta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hanisch, Cleide Vilanova
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182078
Resumo: O presente trabalho, inserido no âmbito do quadro teórico-metodológico da Gramática TextualInterativa, uma vertente mais atual da Linguística Textual, compreende o estudo do processo de organização tópica em artigos de opinião produzidos por estudantes universitários. Em termos gerais, esta pesquisa tem por objetivo central analisar produções textuais de acadêmicos da Universidade Federal do Acre – Câmpus Floresta, na busca de identificação de possíveis dificuldades desses escreventes quanto a tal processo em textos do gênero artigo de opinião. Mais especificamente, a pesquisa envolve os seguintes objetivos: (i) analisar o processo de organização tópica em artigos de opinião produzidos por acadêmicos, a fim de verificar, no nível intertópico, a existência ou não da complexidade intertópica, o grau de complexidade hierárquica e os tipos de linearização predominantes e, no nível intratópico, a existência de um padrão de estruturação; (ii) verificar em que medida o processo de organização tópica em artigos de opinião elaborados por estudantes universitários se assemelha e se diferencia em relação à organização tópica de artigos de opinião considerados padrão, com vistas ao levantamento de possíveis deficiências nas produções desses estudantes. A metodologia adotada segue o método da análise tópica (JUBRAN, 2006;), que presume a análise textual por meio da categoria do tópico discursivo. Os dados foram constituídos a partir de dois corpora: corpus de referência (artigos de opinião publicados em jornais, considerados neste estudo como padrão) e corpus de estudo (artigos de opinião produzidos por estudantes). Os resultados demonstram que os artigos dos acadêmicos manifestam similaridades com os artigos padrão em relação a aspectos fundamentais da organização tópica: dentre outras propriedades, caracterizam-se pela complexidade intertópica, pelo predomínio da continuidade tópica e por seguirem a regra geral da combinação potencialmente recursiva entre as unidades intratópicas de posição e suporte. Por outro lado, os artigos dos alunos diferenciam-se dos artigos padrão em relação a determinados elementos: manifestam menores graus de complexidade de hierarquização tópica, menor índice de diversidade de combinações entre unidades de posição e suporte e menor grau de integração semântico-pragmática entre os enunciados constituintes de unidades tópicas. A partir desses dados, o trabalho interpreta que os acadêmicos da UFAC, em termos mais gerais, demonstram domínio satisfatório dos princípios fundamentais de organização tópica prototípicos de artigos de opinião, porém com algumas defasagens na apropriação de certos elementos, as quais levam à tendência de elaboração de estruturas tópicas mais simplificadas. Esses resultados são tomados, então, como base para a formulação de alguns apontamentos na direção de uma proposta de abordagem de ensino e aprendizagem de leitura, compreensão e produção de texto com o gênero artigo de opinião acerca do processo de organização tópica.
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spelling O processo de organização tópica em artigos de opinião de alunos da Universidade Federal do Acre – Câmpus FlorestaThe process of topical organization In student opinion articles of the Federal University of Acre - Câmpus ForestryGramática textual-interativaOrganização tópicaTópico discursivoArtigo de opiniãoTextual-interactive grammarTopic organizationDiscursive topicOpinion articleO presente trabalho, inserido no âmbito do quadro teórico-metodológico da Gramática TextualInterativa, uma vertente mais atual da Linguística Textual, compreende o estudo do processo de organização tópica em artigos de opinião produzidos por estudantes universitários. Em termos gerais, esta pesquisa tem por objetivo central analisar produções textuais de acadêmicos da Universidade Federal do Acre – Câmpus Floresta, na busca de identificação de possíveis dificuldades desses escreventes quanto a tal processo em textos do gênero artigo de opinião. Mais especificamente, a pesquisa envolve os seguintes objetivos: (i) analisar o processo de organização tópica em artigos de opinião produzidos por acadêmicos, a fim de verificar, no nível intertópico, a existência ou não da complexidade intertópica, o grau de complexidade hierárquica e os tipos de linearização predominantes e, no nível intratópico, a existência de um padrão de estruturação; (ii) verificar em que medida o processo de organização tópica em artigos de opinião elaborados por estudantes universitários se assemelha e se diferencia em relação à organização tópica de artigos de opinião considerados padrão, com vistas ao levantamento de possíveis deficiências nas produções desses estudantes. A metodologia adotada segue o método da análise tópica (JUBRAN, 2006;), que presume a análise textual por meio da categoria do tópico discursivo. Os dados foram constituídos a partir de dois corpora: corpus de referência (artigos de opinião publicados em jornais, considerados neste estudo como padrão) e corpus de estudo (artigos de opinião produzidos por estudantes). Os resultados demonstram que os artigos dos acadêmicos manifestam similaridades com os artigos padrão em relação a aspectos fundamentais da organização tópica: dentre outras propriedades, caracterizam-se pela complexidade intertópica, pelo predomínio da continuidade tópica e por seguirem a regra geral da combinação potencialmente recursiva entre as unidades intratópicas de posição e suporte. Por outro lado, os artigos dos alunos diferenciam-se dos artigos padrão em relação a determinados elementos: manifestam menores graus de complexidade de hierarquização tópica, menor índice de diversidade de combinações entre unidades de posição e suporte e menor grau de integração semântico-pragmática entre os enunciados constituintes de unidades tópicas. A partir desses dados, o trabalho interpreta que os acadêmicos da UFAC, em termos mais gerais, demonstram domínio satisfatório dos princípios fundamentais de organização tópica prototípicos de artigos de opinião, porém com algumas defasagens na apropriação de certos elementos, as quais levam à tendência de elaboração de estruturas tópicas mais simplificadas. Esses resultados são tomados, então, como base para a formulação de alguns apontamentos na direção de uma proposta de abordagem de ensino e aprendizagem de leitura, compreensão e produção de texto com o gênero artigo de opinião acerca do processo de organização tópica.This study is based on the theoretical and methodological framework of Textual-Interactive Grammar from a current perspective of Textual Linguistics. It also embraces a research about the process of topic organization about opinion articles written by undergraduate students. This research aims to analyze textual compositions of undergraduate students of Universidade Federal do Acre (UFAC) – Campus Floresta, in order to identify potential difficulties of these writers and then to propose teaching alternatives to support it. This research embraces the following aims: (i) to analyze the process of topic organization in opinion articles written by undergraduate students in order to verify the intertopic level; the presence or non presence of intertopic complexity; the degree of hierarchic complexity and the prevalence of types of linearization, also the intratopic considering the presence of a standard configuration; (ii) to verify in what extent the process of topic organization in opinion articles written by undergraduate students is similar and different in relation to the topic organization in opinion articles qualified as standard, identifying possible lacks in their written compositions. The methodology follows the topic analysis approach (JUBRAN, 2006), in which embraces a textual analysis through a categorization of discursive topic. The data were grouped into two corpora: a corpus of reference (articles of opinion published in newspapers considered in this study as standard) and a corpus of study (articles of opinion written by undergraduate students). The results demonstrate that articles are represented with similarities to the standard in relation to fundamental aspects of topic organization in other properties such as intertopic complexity due to the predominance of topic continuity and also to a general combination of rules concerning intratopic unities of position and support. Instead, the articles of undergraduate students are different from the standard, according to specific elements: manifestation of low degree in the topic hierarchic complexity, low level of diversity in the combination of unities of position and support and low degree of semantic and grammatical integration among wordings that constitute the unities of the topic. According to these data, this research recognizes that undergraduate students from UFAC, in general, demonstrate a suitable mastery of fundamental principles from topic organization prototypic of opinion articles, although with some lacks in the appropriation of certain elements, which lead to a composition of simplified topic structures. Then, these results support a design of some points in course to a proposal of teaching and learning approach for reading, comprehension and composition of texts such as the opinion article genre, concerning the process of topic organization.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Penhavel, Eduardo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hanisch, Cleide Vilanova2019-05-20T19:15:25Z2019-05-20T19:15:25Z2019-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18207800091670233004153069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-27T06:19:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182078Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:25:57.040958Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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