A vida de “Chico Rei” em história em quadrinhos como objeto de ensino das relações etnico-raciais em sala da aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/253637 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de produzir um roteiro de quadrinhos para trabalhar as relações étnico-raciais em sala de aula, tendo a história de Chico Rei como base compreendendo o potencial que uma HQ tem em sala de aula como aliado do professor. O trabalho foi realizado através da metodologia da pesquisa bibliográfica tendo um triplo aspecto: artístico, histórico/sociológico e pedagógico, acrescido de experimentações artísticas para encontrar o melhor caminho para se desenvolver uma história que alie o conhecimento científico com elementos de ação e aventura. Apesar dos pontos historicamente negativos que forçam o senso comum a ter uma visão de menor valor com relação aos quadrinhos e seus fazedores, entendemos que semelhante fato existe em relação ao livro didático, sendo este o modelo editorial mais bem sucedido do país a ponto de atrair a atenção dos maiores grupos editoriais do planeta para esse país que pouca cultura tem de leitura. A diferença essencial entre essas duas linguagens, no entanto, está na profunda ligação afetiva que o leitor da primeira tem com seu formato, diferente da relação existente com o segundo modelo. Isso nos revela um potencial gigantesco de sucesso na utilização dos quadrinhos para melhorar o aprendizado das crianças. |
id |
UNSP_7a756a72addcd3ae68d79c9fa725e2a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/253637 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A vida de “Chico Rei” em história em quadrinhos como objeto de ensino das relações etnico-raciais em sala da aulaThe life of “Chico Rei” in comics as an object for teaching ethnic-racial relations in the classroomLa vida de “Chico Rei” en el cómic como objeto de enseñanza de las relaciones étnico-raciales en el aulaLa vie de « Chico Rei » dans la bande dessinée comme objet d’enseignement des relations ethnico-raciales en classeHistória em quadrinhosEnsinoQuestões etnico-raciaisComicsComicsTeachingEthnic-racial issuesBandes dessinéesEnseignementquestions ethnico-racialesCómicsDocenciaCuestiones étnico-racialesEste trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de produzir um roteiro de quadrinhos para trabalhar as relações étnico-raciais em sala de aula, tendo a história de Chico Rei como base compreendendo o potencial que uma HQ tem em sala de aula como aliado do professor. O trabalho foi realizado através da metodologia da pesquisa bibliográfica tendo um triplo aspecto: artístico, histórico/sociológico e pedagógico, acrescido de experimentações artísticas para encontrar o melhor caminho para se desenvolver uma história que alie o conhecimento científico com elementos de ação e aventura. Apesar dos pontos historicamente negativos que forçam o senso comum a ter uma visão de menor valor com relação aos quadrinhos e seus fazedores, entendemos que semelhante fato existe em relação ao livro didático, sendo este o modelo editorial mais bem sucedido do país a ponto de atrair a atenção dos maiores grupos editoriais do planeta para esse país que pouca cultura tem de leitura. A diferença essencial entre essas duas linguagens, no entanto, está na profunda ligação afetiva que o leitor da primeira tem com seu formato, diferente da relação existente com o segundo modelo. Isso nos revela um potencial gigantesco de sucesso na utilização dos quadrinhos para melhorar o aprendizado das crianças.This course conclusion work aims to produce a comic book script to work on ethnic-racial relations in the classroom, using the story of Chico Rei as a basis, understanding the potential that a comic has in the classroom as an ally for the teacher. The work was carried out through the methodology of bibliographical research having a triple aspect: artistic, historical/sociological and pedagogical, plus artistic experiments to find the best way to develop a story that combines scientific knowledge with elements of action and adventure. Despite the historically negative points that force common sense to have a lower value view in relation to comics and their creators, we understand that a similar fact exists in relation to textbooks, which are the most successful editorial model in the country to the point of attracting the attention of the largest publishing groups on the planet for this country that has little reading culture. The essential difference between these two languages, however, lies in the deep emotional connection that the reader of the first has with its format, different from the relationship with the second model. This reveals a huge potential for success in using comics to improve children’s learning.Este trabajo de conclusión de curso tiene como objetivo elaborar un guión de cómic para trabajar las relaciones étnico-raciales en el aula, tomando como base la historia de Chico Rei, entendiendo el potencial que tiene un cómic en el aula como aliado para el docente. El trabajo se realizó a través de la metodología de la investigación bibliográfica teniendo una triple vertiente: artística, histórico/sociológica y pedagógica, además de experimentos artísticos para encontrar la mejor manera de desarrollar una historia que combine conocimientos científicos con elementos de acción y aventura. A pesar de los puntos históricamente negativos que obligan al sentido común a tener una visión de menor valor en relación con las historietas y sus creadores, entendemos que un hecho similar existe en relación con los libros de texto, que son el modelo editorial de mayor éxito en el país al punto de atraer la atención de los mayores grupos editoriales del planeta para este país que tiene poca cultura lectora. La diferencia esencial entre estos dos lenguajes, sin embargo, radica en la profunda conexión emocional que el lector del primero tiene con su formato, diferente a la relación con el segundo modelo. Esto revela un enorme potencial de éxito en el uso de cómics para mejorar el aprendizaje de los niños.Ce travail de conclusion de cours vise à produire un scénario de bande dessinée pour travailler sur les relations ethnico-raciales en classe, en utilisant comme base l'histoire de Chico Rei, en comprenant le potentiel qu'a une bande dessinée en classe en tant qu'alliée pour l'enseignant. Le travail a été réalisé à travers la méthodologie de recherche bibliographique ayant un triple aspect : artistique, historique/sociologique et pédagogique, ainsi que des expériences artistiques pour trouver la meilleure façon de développer une histoire qui combine la connaissance scientifique avec des éléments d'action et d'aventure. Malgré les points historiquement négatifs qui obligent le bon sens à avoir une vision inférieure de la valeur de la bande dessinée et de ses créateurs, nous comprenons qu'un fait similaire existe en ce qui concerne les manuels scolaires, qui constituent le modèle éditorial le plus réussi du pays au point d'attirer l'attention des plus grands groupes d'édition de la planète pour ce pays peu cultivé en lecture. La différence essentielle entre ces deux langages réside cependant dans le lien émotionnel profond que le lecteur du premier entretient avec son format, différent du rapport avec le second modèle. Cela révèle un énorme potentiel de réussite dans l’utilisation des bandes dessinées pour améliorer l’apprentissage des enfants.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Vitor [UNESP]Mota, Flavio Roberto2024-03-12T11:25:35Z2024-03-12T11:25:35Z2023-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMOTA, Flavio Roberto. A vida de de "Chico Rei" em história em quadrinhos como objeto de ensino das relações etnico-raciais em sala de aula. 2023. 242 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Pedagogia) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/253637porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-03-13T06:07:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253637Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:13:02.006426Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A vida de “Chico Rei” em história em quadrinhos como objeto de ensino das relações etnico-raciais em sala da aula The life of “Chico Rei” in comics as an object for teaching ethnic-racial relations in the classroom La vida de “Chico Rei” en el cómic como objeto de enseñanza de las relaciones étnico-raciales en el aula La vie de « Chico Rei » dans la bande dessinée comme objet d’enseignement des relations ethnico-raciales en classe |
title |
A vida de “Chico Rei” em história em quadrinhos como objeto de ensino das relações etnico-raciais em sala da aula |
spellingShingle |
A vida de “Chico Rei” em história em quadrinhos como objeto de ensino das relações etnico-raciais em sala da aula Mota, Flavio Roberto História em quadrinhos Ensino Questões etnico-raciais Comics Comics Teaching Ethnic-racial issues Bandes dessinées Enseignement questions ethnico-raciales Cómics Docencia Cuestiones étnico-raciales |
title_short |
A vida de “Chico Rei” em história em quadrinhos como objeto de ensino das relações etnico-raciais em sala da aula |
title_full |
A vida de “Chico Rei” em história em quadrinhos como objeto de ensino das relações etnico-raciais em sala da aula |
title_fullStr |
A vida de “Chico Rei” em história em quadrinhos como objeto de ensino das relações etnico-raciais em sala da aula |
title_full_unstemmed |
A vida de “Chico Rei” em história em quadrinhos como objeto de ensino das relações etnico-raciais em sala da aula |
title_sort |
A vida de “Chico Rei” em história em quadrinhos como objeto de ensino das relações etnico-raciais em sala da aula |
author |
Mota, Flavio Roberto |
author_facet |
Mota, Flavio Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Vitor [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Flavio Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História em quadrinhos Ensino Questões etnico-raciais Comics Comics Teaching Ethnic-racial issues Bandes dessinées Enseignement questions ethnico-raciales Cómics Docencia Cuestiones étnico-raciales |
topic |
História em quadrinhos Ensino Questões etnico-raciais Comics Comics Teaching Ethnic-racial issues Bandes dessinées Enseignement questions ethnico-raciales Cómics Docencia Cuestiones étnico-raciales |
description |
Este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de produzir um roteiro de quadrinhos para trabalhar as relações étnico-raciais em sala de aula, tendo a história de Chico Rei como base compreendendo o potencial que uma HQ tem em sala de aula como aliado do professor. O trabalho foi realizado através da metodologia da pesquisa bibliográfica tendo um triplo aspecto: artístico, histórico/sociológico e pedagógico, acrescido de experimentações artísticas para encontrar o melhor caminho para se desenvolver uma história que alie o conhecimento científico com elementos de ação e aventura. Apesar dos pontos historicamente negativos que forçam o senso comum a ter uma visão de menor valor com relação aos quadrinhos e seus fazedores, entendemos que semelhante fato existe em relação ao livro didático, sendo este o modelo editorial mais bem sucedido do país a ponto de atrair a atenção dos maiores grupos editoriais do planeta para esse país que pouca cultura tem de leitura. A diferença essencial entre essas duas linguagens, no entanto, está na profunda ligação afetiva que o leitor da primeira tem com seu formato, diferente da relação existente com o segundo modelo. Isso nos revela um potencial gigantesco de sucesso na utilização dos quadrinhos para melhorar o aprendizado das crianças. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-08 2024-03-12T11:25:35Z 2024-03-12T11:25:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOTA, Flavio Roberto. A vida de de "Chico Rei" em história em quadrinhos como objeto de ensino das relações etnico-raciais em sala de aula. 2023. 242 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Pedagogia) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023. https://hdl.handle.net/11449/253637 |
identifier_str_mv |
MOTA, Flavio Roberto. A vida de de "Chico Rei" em história em quadrinhos como objeto de ensino das relações etnico-raciais em sala de aula. 2023. 242 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Pedagogia) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023. |
url |
https://hdl.handle.net/11449/253637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128774342967296 |