Território contemporâneo em jogo: uma proposta lúdica para o ensino da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Pio de Sousa [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86919
Resumo: Com base no percurso e experiência como professor e pesquisador de Arte, a presente pesquisa trouxe uma reflexão sobre esta prática, procurando compreender as circunstâncias e contextos que me levaram a trabalhar de forma lúdica e criar, fundamentado na Proposta Triangular de ensino da arte, TERRITÓRIO CONTEMPORÂNEO EM JOGO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DA ARTE, objeto/jogo propositor de situações de mediação que busca incitar a construção de conhecimento sobre arte, sobretudo, a arte contemporânea em situações de educação. O trabalho apresenta a formatação do jogo, sua descrição, e alguns relatos de experiências com o mesmo, onde se avalia os resultados desenvolvidos nas seguintes instituições de ensino: Escola Estadual Tarcisio Álvares Lobo, com o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos; Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) com o curso de Licenciatura em Educação Artística e na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), no curso de Pós-Graduação/especialização em Artes Visuais. Pretende-se revelar como TERRITÓRIO CONTEMPORÂNEO EM JOGO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DA ARTE pode ser instrumento mediador de conhecimento, com potencial no processo do Ensino da Arte.
id UNSP_7a9d44d8887f41dd8a230ffa821c558a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86919
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Território contemporâneo em jogo: uma proposta lúdica para o ensino da arteArte - EducaçãoArte - Estudo e ensinoArteArte contemporâneaJogo lúdicoTerritório contemporâneoArt teachingContemporary territoryGameContemporary artCom base no percurso e experiência como professor e pesquisador de Arte, a presente pesquisa trouxe uma reflexão sobre esta prática, procurando compreender as circunstâncias e contextos que me levaram a trabalhar de forma lúdica e criar, fundamentado na Proposta Triangular de ensino da arte, TERRITÓRIO CONTEMPORÂNEO EM JOGO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DA ARTE, objeto/jogo propositor de situações de mediação que busca incitar a construção de conhecimento sobre arte, sobretudo, a arte contemporânea em situações de educação. O trabalho apresenta a formatação do jogo, sua descrição, e alguns relatos de experiências com o mesmo, onde se avalia os resultados desenvolvidos nas seguintes instituições de ensino: Escola Estadual Tarcisio Álvares Lobo, com o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos; Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) com o curso de Licenciatura em Educação Artística e na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), no curso de Pós-Graduação/especialização em Artes Visuais. Pretende-se revelar como TERRITÓRIO CONTEMPORÂNEO EM JOGO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DA ARTE pode ser instrumento mediador de conhecimento, com potencial no processo do Ensino da Arte.Based on my experience and life path as a teacher and Art researcher, this research brings upon a reflection over this practice, trying to comprehend the circunstances and contexts that lead me to work in a ludic way and create, based on the Triangle Proposal of art teaching, the comtemporary territory in a game: a ludic proposal to art teaching, object/game proposer of mediation situations which tries to incite the knowledge consturction about art, mainly, comtemporary art in education situations. The essay presents the game format, its description, and some reports of experiences with it, where the results developed in the following teaching institutions are evaluated : Public School Tarcísio Álvares Lobo, with Elementary School, High School, and Education for Adults and Youngsters, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) with a teacher's credential course in Art Education and in the Santa Cecília University (UNISANTA), in the graduation (Specialization) course in Visual Arts. It is intended to reveal how the contemporary territory in a game: a ludic proposal for the Art teaching might be a mediating instrument of knowledge, with potential in the process of Art teaching.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvao [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santana, Pio de Sousa [UNESP]2014-06-11T19:22:28Z2014-06-11T19:22:28Z2009-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis274 f. : il. + 1 CD-ROMapplication/pdfSANTANA, Pio de Sousa. Território contemporâneo em jogo: uma proposta lúdica para o ensino da arte. 2009. 274 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes de São Paulo, 2009.http://hdl.handle.net/11449/86919000626920santana_ps_me_ia.pdf33004013063P491506590983346330000-0002-9761-8135Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T19:12:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86919Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:12:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Território contemporâneo em jogo: uma proposta lúdica para o ensino da arte
title Território contemporâneo em jogo: uma proposta lúdica para o ensino da arte
spellingShingle Território contemporâneo em jogo: uma proposta lúdica para o ensino da arte
Santana, Pio de Sousa [UNESP]
Arte - Educação
Arte - Estudo e ensino
Arte
Arte contemporânea
Jogo lúdico
Território contemporâneo
Art teaching
Contemporary territory
Game
Contemporary art
title_short Território contemporâneo em jogo: uma proposta lúdica para o ensino da arte
title_full Território contemporâneo em jogo: uma proposta lúdica para o ensino da arte
title_fullStr Território contemporâneo em jogo: uma proposta lúdica para o ensino da arte
title_full_unstemmed Território contemporâneo em jogo: uma proposta lúdica para o ensino da arte
title_sort Território contemporâneo em jogo: uma proposta lúdica para o ensino da arte
author Santana, Pio de Sousa [UNESP]
author_facet Santana, Pio de Sousa [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Rejane Galvao [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Pio de Sousa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Educação
Arte - Estudo e ensino
Arte
Arte contemporânea
Jogo lúdico
Território contemporâneo
Art teaching
Contemporary territory
Game
Contemporary art
topic Arte - Educação
Arte - Estudo e ensino
Arte
Arte contemporânea
Jogo lúdico
Território contemporâneo
Art teaching
Contemporary territory
Game
Contemporary art
description Com base no percurso e experiência como professor e pesquisador de Arte, a presente pesquisa trouxe uma reflexão sobre esta prática, procurando compreender as circunstâncias e contextos que me levaram a trabalhar de forma lúdica e criar, fundamentado na Proposta Triangular de ensino da arte, TERRITÓRIO CONTEMPORÂNEO EM JOGO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DA ARTE, objeto/jogo propositor de situações de mediação que busca incitar a construção de conhecimento sobre arte, sobretudo, a arte contemporânea em situações de educação. O trabalho apresenta a formatação do jogo, sua descrição, e alguns relatos de experiências com o mesmo, onde se avalia os resultados desenvolvidos nas seguintes instituições de ensino: Escola Estadual Tarcisio Álvares Lobo, com o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos; Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) com o curso de Licenciatura em Educação Artística e na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), no curso de Pós-Graduação/especialização em Artes Visuais. Pretende-se revelar como TERRITÓRIO CONTEMPORÂNEO EM JOGO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DA ARTE pode ser instrumento mediador de conhecimento, com potencial no processo do Ensino da Arte.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-09
2014-06-11T19:22:28Z
2014-06-11T19:22:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, Pio de Sousa. Território contemporâneo em jogo: uma proposta lúdica para o ensino da arte. 2009. 274 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes de São Paulo, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/86919
000626920
santana_ps_me_ia.pdf
33004013063P4
9150659098334633
0000-0002-9761-8135
identifier_str_mv SANTANA, Pio de Sousa. Território contemporâneo em jogo: uma proposta lúdica para o ensino da arte. 2009. 274 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes de São Paulo, 2009.
000626920
santana_ps_me_ia.pdf
33004013063P4
9150659098334633
0000-0002-9761-8135
url http://hdl.handle.net/11449/86919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 274 f. : il. + 1 CD-ROM
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546412514738176