Paradoxos e desafios do ensino superior no Brasil: a experiência dos cursinhos populares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Leandro Silva de [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/88775
Resumo: Concebemos a educação como inscrita em uma ampla e complexa rede de relações sociais, de modo que se faz impossível abordar seu papel social sem ter em conta os desdobramentos observados nas demais esferas que compõem a totalidade da sociedade, tais como a política e a econômica. Considerando particularmente o problema do acesso ao ensino superior pelos jovens pertencentes às classes pobres no Brasil, realizamos uma revisão da recente história das políticas para o ensino superior no país, apontando para o significado sociológico deste histórico. Partimos de uma reflexão teórica com foco em certas concepções sobre a função social do aparato educacional e seu significado no cenário nacional. Apoiamo-nos, particularmente, nas contribuições de Pierre Bourdieu e Antonio Gramsci para nossa incursão nos meandros das disputas que envolvem o acesso à educação no Brasil, com foco no ensino superior. Para tanto, realizamos o cotejo de suas proposições teóricas a fim de aferir limites e contribuições para a melhor compreensão do problema pesquisado. Buscamos, num segundo momento, refletir criticamente sobre as ações dos movimentos sociais denominados cursinhos populares a partir do estudo de caso em um projeto específico, o Cursinho Alternativo Herbert de Souza, situado no bairro Vila União, em Campinas (SP). Com o intuito de ponderar a dinâmica de organização e implementação de estratégias na luta política por acesso ao ensino superior no Brasil, em uma abordagem que discuta cidadania e sociedade civil organizada, a partir da redemocratização do país, em fins dos anos de 1970. Para tanto, combinamos a pesquisa documental, a revisão bibliográfica e entrevistas com membros do movimento social. Consideramos o problema do acesso ao ensino superior a partir da experiência dos cursinhos populares tendo em vista a contextualização do objeto pesquisado a partir...
id UNSP_7ab8e2412882737bb5bc9647e88b79c9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/88775
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Paradoxos e desafios do ensino superior no Brasil: a experiência dos cursinhos popularesEnsino superiorCidadaniaMovimentos sociaisEducação não-formalEducation, HigherConcebemos a educação como inscrita em uma ampla e complexa rede de relações sociais, de modo que se faz impossível abordar seu papel social sem ter em conta os desdobramentos observados nas demais esferas que compõem a totalidade da sociedade, tais como a política e a econômica. Considerando particularmente o problema do acesso ao ensino superior pelos jovens pertencentes às classes pobres no Brasil, realizamos uma revisão da recente história das políticas para o ensino superior no país, apontando para o significado sociológico deste histórico. Partimos de uma reflexão teórica com foco em certas concepções sobre a função social do aparato educacional e seu significado no cenário nacional. Apoiamo-nos, particularmente, nas contribuições de Pierre Bourdieu e Antonio Gramsci para nossa incursão nos meandros das disputas que envolvem o acesso à educação no Brasil, com foco no ensino superior. Para tanto, realizamos o cotejo de suas proposições teóricas a fim de aferir limites e contribuições para a melhor compreensão do problema pesquisado. Buscamos, num segundo momento, refletir criticamente sobre as ações dos movimentos sociais denominados cursinhos populares a partir do estudo de caso em um projeto específico, o Cursinho Alternativo Herbert de Souza, situado no bairro Vila União, em Campinas (SP). Com o intuito de ponderar a dinâmica de organização e implementação de estratégias na luta política por acesso ao ensino superior no Brasil, em uma abordagem que discuta cidadania e sociedade civil organizada, a partir da redemocratização do país, em fins dos anos de 1970. Para tanto, combinamos a pesquisa documental, a revisão bibliográfica e entrevistas com membros do movimento social. Consideramos o problema do acesso ao ensino superior a partir da experiência dos cursinhos populares tendo em vista a contextualização do objeto pesquisado a partir...The goal of this research is to analyze the master plan of the city of Araraquara of the years of 1963 and 2005. Our research hypothesis is that although there is a new political context, the master plan of Araraquara of 2005, did not break up with the technical and specialized character of the past, despite being based on new concepts and democratic practices in the process of public policy formulation. As for the 1963 master plan, we will look at the role of the Urban Studies and Research Centre, CEPEU, FAU-USP, in their elaboration, whose most important figure was Afolayan Mello its founder and former Director, and, in a second moment, the architect and urbanist Gustavo Neves da Rocha Filho, also linked the Afolayan, who conducted the work until its completion. The 2005 master plan will obey the same logic of the previous master plan (1963) where there has been the enhancement of technical and specialized character and the bureaucratic insulation. For carrying out the research, a bibliographical and documentary sources survey was done about the topic; we conducted interviews with leading political, economic and social actors involved in the process of building plans. The survey identified that the city of Araraquara entered the urbanistic conceptions broadcast route drawn up by Afolayan Mello, effectively after the creation of the CEPEU. At that time, in the year 1963, the result was the production of a rigid plan of urban land use regulator, fruit, mainly, of centralizer bureaucratic tecnocratism . The preparation of the new plan Director de Araraquara (2005) broke with the specialized technical and bureaucratic dimension of the past, in spite of being coated with the guise of democratic, participatory and strategic planning. The analyses about the process of formulation of the participative master plan of... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Júnior, Augusto Caccia-Bava [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Leandro Silva de [UNESP]2014-06-11T19:23:37Z2014-06-11T19:23:37Z2013-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis115 p. : il. color.application/pdfOLIVEIRA, Leandro Silva de. Paradoxos e desafios do ensino superior no Brasil: a experiência dos cursinhos populares. 2013. 115 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.http://hdl.handle.net/11449/88775000715979oliveira_ls_me_arafcl.pdf33004030017P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-01T06:14:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/88775Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-01T06:14:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Paradoxos e desafios do ensino superior no Brasil: a experiência dos cursinhos populares
title Paradoxos e desafios do ensino superior no Brasil: a experiência dos cursinhos populares
spellingShingle Paradoxos e desafios do ensino superior no Brasil: a experiência dos cursinhos populares
Oliveira, Leandro Silva de [UNESP]
Ensino superior
Cidadania
Movimentos sociais
Educação não-formal
Education, Higher
title_short Paradoxos e desafios do ensino superior no Brasil: a experiência dos cursinhos populares
title_full Paradoxos e desafios do ensino superior no Brasil: a experiência dos cursinhos populares
title_fullStr Paradoxos e desafios do ensino superior no Brasil: a experiência dos cursinhos populares
title_full_unstemmed Paradoxos e desafios do ensino superior no Brasil: a experiência dos cursinhos populares
title_sort Paradoxos e desafios do ensino superior no Brasil: a experiência dos cursinhos populares
author Oliveira, Leandro Silva de [UNESP]
author_facet Oliveira, Leandro Silva de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Júnior, Augusto Caccia-Bava [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Leandro Silva de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Cidadania
Movimentos sociais
Educação não-formal
Education, Higher
topic Ensino superior
Cidadania
Movimentos sociais
Educação não-formal
Education, Higher
description Concebemos a educação como inscrita em uma ampla e complexa rede de relações sociais, de modo que se faz impossível abordar seu papel social sem ter em conta os desdobramentos observados nas demais esferas que compõem a totalidade da sociedade, tais como a política e a econômica. Considerando particularmente o problema do acesso ao ensino superior pelos jovens pertencentes às classes pobres no Brasil, realizamos uma revisão da recente história das políticas para o ensino superior no país, apontando para o significado sociológico deste histórico. Partimos de uma reflexão teórica com foco em certas concepções sobre a função social do aparato educacional e seu significado no cenário nacional. Apoiamo-nos, particularmente, nas contribuições de Pierre Bourdieu e Antonio Gramsci para nossa incursão nos meandros das disputas que envolvem o acesso à educação no Brasil, com foco no ensino superior. Para tanto, realizamos o cotejo de suas proposições teóricas a fim de aferir limites e contribuições para a melhor compreensão do problema pesquisado. Buscamos, num segundo momento, refletir criticamente sobre as ações dos movimentos sociais denominados cursinhos populares a partir do estudo de caso em um projeto específico, o Cursinho Alternativo Herbert de Souza, situado no bairro Vila União, em Campinas (SP). Com o intuito de ponderar a dinâmica de organização e implementação de estratégias na luta política por acesso ao ensino superior no Brasil, em uma abordagem que discuta cidadania e sociedade civil organizada, a partir da redemocratização do país, em fins dos anos de 1970. Para tanto, combinamos a pesquisa documental, a revisão bibliográfica e entrevistas com membros do movimento social. Consideramos o problema do acesso ao ensino superior a partir da experiência dos cursinhos populares tendo em vista a contextualização do objeto pesquisado a partir...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-28
2014-06-11T19:23:37Z
2014-06-11T19:23:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Leandro Silva de. Paradoxos e desafios do ensino superior no Brasil: a experiência dos cursinhos populares. 2013. 115 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/88775
000715979
oliveira_ls_me_arafcl.pdf
33004030017P7
identifier_str_mv OLIVEIRA, Leandro Silva de. Paradoxos e desafios do ensino superior no Brasil: a experiência dos cursinhos populares. 2013. 115 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
000715979
oliveira_ls_me_arafcl.pdf
33004030017P7
url http://hdl.handle.net/11449/88775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 115 p. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965132151848960